30 de outubro de 2025

Ler é sagrado!

Deus Ama Você

Wesley L. Duewel (1916–2016)

Deus tem planos pessoais para você desde a eternidade. Desde antes de você ou de seus pais terem nascido, desde antes de Cristo ter nascido, Deus tem planos para você – mesmo antes que houvesse uma terra e o universo. Bilhões de pessoas já viveram e morreram, e a população mundial cresce rapidamente. Deus conhece os detalhes de cada uma dessas vidas, mas ele também tem um plano e um propósito especiais para você. Não teríamos como saber dessa verdade se Deus não tivesse deixado tudo muito claro em sua Palavra.

Que bendita realidade! A natureza de Deus é o perfeito amor.  Existe amor perfeito, infinito e constante na bendita Trindade. Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo encontram sua maior alegria e sua maior comunhão juntos. As três pessoas da Trindade são capazes de se entregar infinitamente um ao outro e de sentir a infinita reação de amor do outro. Entre eles não existe satisfação ou alegria mais profunda nem mais sagrada do que a comunhão que têm um com o outro.

Além disso, de forma constante e maravilhosa, Deus é capaz de derramar seu perfeito amor sobre as miríades de seus santos anjos, que a cada momento e continuamente realizam com alegria a perfeita vontade de Deus. Dia e noite eles o cultuam em amorosa adoração. A maravilhosa pessoa de Deus é motivo de contínua meditação e júbilo daqueles seres celestiais. Para eles, seu trabalho é um constante e bendito privilégio. Eles o adoram em amor; têm prazer em agradá-lo e promovem incessante e santa satisfação para o amoroso coração de Deus.

Assim sendo, como é possível que Deus também encontre alegria ou satisfação em nos amar? Alguém poderia pensar que seu amor por nós fosse um grande desperdício. Até a expressão máxima do nosso amor parece ser tão apática e imprestável em comparação com o amor que ele já desfruta na Trindade e entre os anjos que nosso amor deve sempre parecer fraco, imperfeito e pequeno. Embora Deus sempre se lembre de nós, às vezes nós nos esquecemos dele. Seu amor por nós e sua fome por nosso amor nunca se alteram, enquanto nosso amor por ele sempre esfria.

Tantas vezes, nós o negligenciamos por pequenas coisas deste mundo e abandonamos nosso primeiro amor por ele com tal rapidez que ele deve ficar frustrado conosco com muita frequência. Quanto mais ele derrama de seu infinito amor sobre nós, mais decepcionantes devem parecer para ele nossas medíocres reações. A extensão de seu desejo por nós corresponde inversamente à lamentável falta de nosso desejo e amor por ele! Ah, meus irmãos, como explicar o amor de Deus por nós?

Certamente você nunca pôde explicar nem mesmo o assombroso fato de que Deus toma conhecimento de sua existência! Mas isso não é tudo. Ele ama você. Ele o ama com o mesmo infinito amor com o qual ama seu Filho e com o qual o Filho corresponde ao seu amor. Como isso é possível? Podemos crer que isso é verdade? Devemos! Preste atenção às palavras de Jesus: “Como o Pai me amou, assim também eu vos amei…” (Jo 15.9). “[Tu]… os amaste, assim como me amaste” (17.23). “…para que o amor com que me amaste esteja neles, e eu também neles esteja” (v. 26).

Deus Pai ama com o mesmo infinito, perfeito, constante e eterno amor com que ama o Filho. Deus Pai amou o Filho antes da criação do mundo (Jo 17.24) e Deus amou você desde antes da criação do mundo. “Muito antes que ele estabelecesse os fundamentos da terra, ele já pensava em nós e nos escolheu como alvo do seu amor, para nos fazer completos e santos por meio desse amor” (Ef 1.4, A Mensagem).

Deus tem o mesmo terno interesse e a mesma perfeita preocupação em todos os detalhes de sua vida que ele teve com a vida terrena de Jesus. O Pai se deleita com cada uma de suas orações, com cada um de seus pensamentos amorosos e com cada lembrança dele, assim como ele se deleita com cada reação amorosa de Jesus Cristo ao infinito amor do Pai. O profundo anseio de Deus Pai por você é o mesmo ardente amor que ele sente por seu único Filho.

Meus irmãos e irmãs em Cristo, prostrem-se em reverência diante deste santo mistério. Deus o ama como ele ama seu único Filho. Como podemos ser tão descuidados e tão indiferentes em nosso amor para com ele? Deus o ama em todos os momentos, dia e noite, esteja você acordado ou dormindo, esteja orando ou trabalhando, quando você está bem e quando está enfermo, quando o serve com alegria e mesmo quando o está decepcionando.

Muitas vezes você falhou com ele, mas ele jamais deixou de amá-lo. Muitas vezes você se esqueceu dele, mas nunca, nem por um momento, ele se esqueceu de você. Você já o entristeceu, mas ele não o amou menos por isso. O amor de Deus por você apenas se tornou mais dolorosamente intenso. Você nunca esteve separado do amor de Deus, mesmo em seus momentos de maior solidão. Cada vez que você começa a elevar seu coração em oração, o coração do Pai se emociona por você ter se voltado novamente para ele, e o maravilhoso e infinito coração de Deus se estende em sua direção com um amor perfeito e ardente.

Tenho certeza de que você nunca se deu conta do quanto Deus o ama. Seria totalmente impossível para qualquer pessoa absorvê-lo plenamente. O amor de Deus por você é extremamente pessoal, infinito, admirável e obsequioso. Ele anseia por você. Ele formula planos para você. Ele se preocupa com você. Ele se alegra com você. Ele espera por você. Ele vai adiante de você. Ele o segue. Ele o cerca. Ele é maravilhoso demais para ser descrito por seres humanos. Tudo o que eu posso lhe dizer é que Deus o ama – Deus, Deus! Pense nisso! Pause agora em reverente admiração e perplexidade. DEUS ama você!

Agora descanse nessa confiança maravilhosa! Venha e compartilhe com ele todos os desejos do seu coração. Ele é seu Pai – e ele o ama. Ele está apenas esperando ouvir sua voz em oração. Por que você deveria se preocupar sendo que Deus o ama sem limites? Que seu coração cante de alegria. Mas pare e pense – esse é um chamado solene para que você corresponda a ele em amor para o restante de sua vida. Falando em sussurros eu lhe asseguro: Deus ama você. Prostre-se diante dele, portanto, adore-o, ame-o e obedeça-o. Meu irmão, minha irmã: DEUS ama você!

Pai, ajude-me a corresponder a seu amor em todo o tempo.

– Extraído de God’s Power Is For You [O Poder de Deus é para você] de Wesley L. Duewel.  Copyright © 1997.  Usado com a permissão de Duewel Literature Trust, Inc., Greenwood, IN, EUA.

Gostou? Compartilhe com os seus...

WhatsApp
Telegram
Twitter
Facebook
Imprimir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Em alta

Conteúdos mais populares

Como funciona o programa de leitura da Bíblia inteira em 10 meses

Visão Panorâmica da Bíblia Ouça aqui a apresentação do Projeto: [audio:https://audio.revistaimpacto.com.br/Pregacoes-Harold/Vis%C3%A3oPanor%C3%A2micadaB%C3%ADblia_2015/1%20fev%202015%20Harold%20Apresenta%C3%A7%C3%A3o%20Projeto%20Vis%C3%A3o%20Panor%C3%A2mica%20da%20B%C3%ADblia%202015%20no%20CPP%20Monte%20Mor.mp3] Download 1 – Você se compromete a ler cada dia a porção indicada na

Continue lendo...