UM MOVIMENTO GLOBAL DE AVIVAMENTO E RESTAURAÇÃO A PARTIR DE JERUSALÉM PARA JUDEIA E SAMARIA, CHEGANDO AOS CONFINS DA TERRA E VOLTANDO NOVAMENTE PARA ISRAEL…
por Ron Cantor
Enquanto a Reforma foi possivelmente a maior e mais impactante virada para a Igreja na história, muitos consideram que toda a eclésia (Igreja) era apóstata até que Martinho Lutero apareceu com um martelo e um prego na Igreja de Whittenburg, onde confrontou os papas e bispos da Igreja Católica com suas 95 teses. Mas havia muitos durante essa época – dentro e fora da estrutura oficial da Igreja – que mostravam as obras do Senhor:
John Wycliff – Ele argumentou que o povo inglês merecia ter a Bíblia em sua língua nativa. E isso foi antes da imprensa, quando obter até mesmo uma cópia em latim, grego ou hebraico não era fácil. O resultado da falta de acesso à palavra de Deus foi que o povo estava totalmente dependente dos bispos para lhes falar o que a Bíblia dizia, e às vezes a Vulgata (tradução latina da Bíblia mais usada) interpretava mal o grego para sustentar a doutrina católica (vide Erasmus abaixo).
“Como Wycliffe assinalou, a instituição eclesiástica tinha interesses consideráveis em não permitir o acesso dos leigos à Bíblia. Eles poderiam descobrir que havia uma enorme discrepância entre os estilos de vida dos bispos e do clero e aqueles recomendados – e praticados – por Cristo e pelos apóstolos”. [1]
Ele se tornou um pária porque era uma ameaça. Se o povo descobrisse os verdadeiros ensinamentos de Jesus e dos apóstolos, ele se voltaria contra os bispos. Wycliff é um perfil de coragem e verdade diante da perseguição. Seu legado é honrado pelo fato de que a Bíblia é traduzida em várias línguas nativas em todo o mundo em seu nome (veja https://www.wycliffe.org).
Erasmus — Era um humanista, o que era algo completamente diferente há 600 anos. Em seu tempo, um humanista era alguém que olhava para trás, para um tempo mais autêntico. Como um crente, ele desafiou o status quo. Ele era contemporâneo e amigo (com discordâncias) de Lutero e ecoava a ideia do sacerdócio dos crentes. [2] “Por que confessar pecados a outro ser humano, pergunta Erasmus, quando você pode confessá-los diretamente a Deus”? [3]
Como Wycliffe, Erasmus falou num momento em que a Igreja proibia ao homem comum ler a Bíblia. “A Escritura pode e deve ser colocada à disposição de todos, para que todos possam retornar ad fontes, para beber das águas frescas e vivas da fé cristã, ao invés das lagoas estagnadas da religião medieval da época”. [4]
Ad fontes significa voltar à fonte. [5] A ideia era que os bispos e papas, que tinham controle sobre a cristandade, haviam partido da fonte – e Erasmo pediu por “um retorno direto aos títulos de propriedade do cristianismo – os escritores da igreja primitiva e, de forma suprema, do Novo Testamento”. [6]
Ele se tornou um pária por também ter sido uma grande ameaça ao status quo da igreja católica e seu monopólio sobre a teologia.
Catarina de Siena— É fácil repudiar Catarina por possivelmente sofrer com delírios. Não seria incomum que alguém que mal comesse tivesse alucinações. Hoje, parece que a cada dois dias alguém afirme ter ido para o céu ou reivindique uma linha direta para a voz de Deus. Enquanto eles lucram com a venda de livros e a notoriedade, Catarina se sacrificou e estava disposta a “mil vezes, se eu tivesse essas vidas…fazer como o Espírito Santo me inspira”. [7]
E ela deu muitos frutos em seus poucos 33 anos. Catarina atraiu muitos seguidores devido não apenas a suas visões, mas também à sua devoção aos pobres e doentes, e seu compromisso com a abnegação de si mesma. [8]
“Em 1370, ela experimentou o que foi chamado de ‘morte mística’ – quatro horas durante as quais seu corpo parecia sem vida, conforme foi elevada à união em êxtase com Deus”. [9] Foi depois dessa experiência que ela se sentiu compelida pelo Espírito a confrontar questões políticas onde houvesse necessidade. Compreenda que, nessa época, a Igreja e o Estado eram frequentemente a mesma entidade, no mínimo muito proximamente alinhados, e outras vezes, inimigos mortais. Os papas controlavam as terras e os povos.
Em 1377, ela teve outra visitação que durou cinco dias. A partir daí, ela escreveu Dialogue, “seu trabalho de coroação”. [10]
“Como crentes, temos grande dificuldade para entender a natureza trinitária de Deus, mesmo que acreditemos nela”. Ela foi capaz de ver os três como um só e se dirigir a Deus dessa forma.
Ó Trindade eterna! Ó Divindade! Essa Divindade, sua natureza divina, deu ao preço do sangue de seu Filho o seu valor. Tu, Trindade eterna, és um mar profundo: quanto mais entro em ti, mais descubro, e quanto mais descubro, mais te procuro… Tu, Trindade eterna, és o artífice; e eu, teu trabalho manual, descobri que estás apaixonado pela beleza do que fizeste, pois fizeste de mim uma nova criação no sangue de teu Filho. Ó abismo! Ó eterna divindade! Ó mar profundo! O que mais você poderia ter me dado do que o dom de seu próprio eu? [11]
Sua maior alegria foi tomar a ceia do Senhor, “na qual ela ‘provou as profundezas da Trindade’ com frequência”. [12] Por um lado, tenho grandes questões sobre como a Igreja Católica usou mal a ceia do Senhor, como uma ferramenta ou uma arma contra os inimigos ao negarem-na; por outro lado, aprecio profundamente o fato de que eles valorizavam muito mais a comunhão naquela época do que a maioria dos crentes de hoje. Foi uma experiência verdadeiramente sagrada.
Catarina era também uma evangelista poderosa, pregando para grandes multidões, “um grande número daqueles que a ouviram, ou mesmo a viram, foram convertidos”. [13] Ela acreditava que os 12 dons de 1 Coríntios eram para todos os crentes, não apenas para a “elite espiritual”. Os bispos que acreditavam no poder do Espírito sentiam que o crente comum não se qualificava para se mover por entre os dons; eles não eram confiáveis. Ela foi um dos primeiros a identificar os 12 dons espirituais, já que a maioria dos místicos antes dela usavam a lista de sete de Isaías 11.
Ela morreu muito jovem. “Não era mais capaz de comer ou mesmo engolir água, ela viveu em Roma até sua morte, em 1380, aos trinta e três anos de idade”. [14] O antigo artista cristão Rich Mullins frequentemente cantava sobre a saudade da próxima vida. Ele morreu muito jovem, assim como Catarina. Há alguns que simplesmente não foram feitos para este mundo.
Bonaventure – “Descreve ter lutado pessoalmente com o Espírito Santo” [15] para experimentá-lo em um nível mais profundo além do intelecto. O conceito da Santíssima Trindade de Ricardo de São Vitor era intrigante. É preciso amar ao próximo para ir além do amor-próprio. Porém dois juntos podem se tornar amor-próprio dos dois, portanto, deve haver um terceiro. [16] Eu vejo isto como um modelo para a vida da igreja. Se uma igreja deixa de alcançar vidas, ela se torna um exemplo de amor-próprio. O verdadeiro amor sempre quer se expandir e trazer mais almas para dentro.
Hildegarda de Bingen — “entenda seu despertar de meia-idade como um evento pessoal de Pentecostes”. [17] Não deveríamos buscar constantemente uma nova experiência de Pentecostes?
Gertrude (de Helfta) descreve o Espírito Santo como ‘mais doce que mel’, [através do qual] todo o poder dos céus é estabelecido. [18]
Essas pessoas eram mais do que apenas exemplos, mas líderes. Elas foram capazes de expandir suas ideias como líderes em monastérios. Hildegarda foi uma lutadora e fundou dois conventos. [19] É claro, quando alguém possui um grande dom espiritual, isso atrai as pessoas. Mas Hildegarda também expressou um caráter piedoso e um profundo amor por suas filhas espirituais. [20]
Os místicos não estavam preocupados com poder ou posição, mas tinham fome de Deus, e isso era atraente para os outros. Eles se tornaram líderes não apenas de monastérios, mas de movimentos.
Lições de cautela com erros e excessos
Uma preocupação seria a prestação de contas. Com quem eles interpretavam suas revelações? Desenvolvemos teologia a partir do estudo da Escritura ou de visitações sobrenaturais em que seres divinos nos explicam as Escrituras?
Fico muito desconfiado quando alguém diz que “Deus lhe disse” o que significa uma passagem. Um profeta muito famoso na América conta como “Deus” lhe disse que a razão pela qual a esposa de Ló olhou para trás foi porque ela era uma intercessora e amava muito o povo. Mais uma vez, essas eram as pessoas que queriam abusar dos convidados de Ló. Em vez disso, Ló ofereceu suas duas filhas virgens. É difícil acreditar que a esposa de Ló fosse uma intercessora (particularmente quando Abraão é o verdadeiro intercessor na história), mas o relato deste homem é como se Deus estivesse literalmente narrando para ele. Portanto, temos que ser muito cautelosos em obter revelações desta maneira.
Outra preocupação seria a estrutura de autoridade. Quando alguém é tão ungido e cheio de dons no Espírito Santo, somos tentados a imaginar que ele não pode fazer nada errado. Assisti a um programa ontem à noite na televisão israelense sobre um rabino carismático que transformou sua congregação em uma seita sexual. Quando uma esposa expressou preocupação com seu marido, o marido respondeu: “o rabino é inocente demais para fazer estas coisas”. Ele explicou que a razão pela qual um rabino pode beijar uma mulher é porque ele vê todos os humanos da mesma forma, e não de uma forma sexual. Mas era uma seita.
Finalmente, embora eu pense que podemos nos basear na busca pela experiência com Deus a partir da vida dos apóstolos (At 2.1-4), devemos sempre nos certificar de que nossa fé se baseia na palavra de Deus e não em nossas experiências. Experiências são maravilhosas, mas a palavra de Deus é a nossa base inabalável da verdade.
Fatores que deram origem à Reforma
Houve muitos fatores que trouxeram a Reforma. Aqui estão alguns dos fatores chave:
- Imoralidade e corrupção entre os papas e bispos. “O Papa Alexandre VI, um membro da família Borgia, talvez lembrado principalmente por seus jantares mortais, conseguiu subornar seu caminho para a vitória na eleição ao papado em 1492, apesar do embaraço de ter várias amantes e ao menos sete filhos ilegítimos conhecidos”. [21] Muitos clérigos foram nomeados não por qualquer piedade que pudessem ter, mas por causa de suas conexões. [22]
- Os leigos se tornaram cada vez mais alfabetizados – como ocorre com os povos de regimes repressivos que obtêm acesso à internet e descobrem a verdadeira história. Eles não gostaram dos benefícios fiscais e as regalias que o clero recebia. As pessoas podiam escrever suas queixas e outros podiam lê-las, ao contrário do que acontecia no passado. [23]
- Não permitir o acesso do cristão comum às escrituras estava se tornando não apenas inaceitável, mas impossível de ser aplicado com a invenção da prensa móvel. [24] Erasmus conseguiu mostrar as discrepâncias entre o texto grego e a Vulgata. Parece que a Igreja procurou fazer parecer que os sacramentos estavam na Bíblia, quando não estavam. [25]
- As prefeituras estavam substituindo o estilo aristocrata de governo. “A visão de mundo medieval era estática. As pessoas eram alocadas em uma posição na sociedade com base em seu nascimento e tradição social”.
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[1] McGrath, Alister E.. Christian History (pp. 125-126). Wiley. Kindle Edition.
[2] The Priesthood of All Believers: princípio doutrinário cardeal das igrejas da Reforma do século 16, tanto luteranas como reformadas, e das igrejas protestantes livres que surgiram das igrejas da Reforma. https://www.britannica.com/
[3] McGrath, 140.
[4] McGrath, 140.
[5] McGrath, 134.
[6] McGrath, 135.
[7] Burgess, Stanley M. The Holy Spirit: Medieval Roman Catholic and Reformation Traditions (Kindle Locations 2019-2020). Baker Publishing Group. Kindle Edition.
[8] Burgess, Kindle Locations 1928-1929
[9] Burgess, Kindle Locations 1930-1938.
[10] Burgess, Kindle Location 1941.
[11] Burgess, Kindle Locations 1968-1975.
[12] Burgess, Kindle Locations 1980-1981.
[13] Burgess, Kindle Locations 2019-2020.
[14] Burgess, Kindle Locations 1945-1946.
[15] Burgess, Stanley M. The Holy Spirit: Medieval Roman Catholic and Reformation Traditions (Kindle Location 1316). Baker Publishing Group. Kindle Edition.
[16] Burgess, (Kindle Locations 1169-1170).
[17] Burgess, (Kindle Locations 1659-1660).
[18] Burgess, (Kindle Locations 1781-1782).
[19] Burgess, (Kindle Location 1566).
[20] Burgess, (Kindle Location 1566).
[21] McGrath, 151-152.
[22] McGrath, 152
[23] McGrath, 152.
[24] McGrath, 153.
[25] McGrath, 142.