Asher Intrater
Às vezes, as pessoas me perguntam sobre a pronúncia correta de YHVH יהוה , o nome de Deus nas Escrituras hebraicas desde o tempo de Moisés. Mas antes de dar minha resposta, preciso dizer: não vale a pena discutir opiniões contrárias sobre isso porque:
- Ninguém sabe ao certo como esse nome era pronunciado.
- Não há nenhuma exigência na Nova Aliança para uma pronúncia específica.
- A comunidade apostólica do primeiro século afirmou que o único nome com o qual temos de nos preocupar é Yeshua (At 4.12; Fp 2.9).
- O nome de Yeshua substituiu YHVH nos títulos de Senhor, Adonai ou “Kyrios” (Filipenses 2.9).
- O nome Yeshua (ישוע) é uma forma reduzida de Yehoshua (יהושע), que contém a primeira parte (יהו ou Yeho) da pronúncia Yehovah de YHVH. Em outras palavras, YHVH está contido dentro do nome Yeshua.
Não estou defendendo que os membros da fé em Israel comecem a usar uma pronúncia específica, porque:
- A reação social e religiosa contrária a isso vinda da comunidade ortodoxa em Israel não seria necessariamente compensada pelo proveito que viria da tentativa de pronunciá-lo corretamente.
- Ao pronunciar alguma forma de YeHoVaH no hebraico, não fica claro o que se está dizendo, pois soa como variações do verbo “ser”.
- Contudo, qualquer um tem o direito de pronunciá-lo contanto que não seja “em vão” (Êx 20.7).
- Colocar uma ênfase exagerada na pronúncia muitas vezes tem levado a tendências cultistas ou elitistas entre os grupos que possuem essa prática.
Tendo dito tudo isso, parece que a pronúncia correta teria sido YeHoVaH (ou YeHoWah se o Vav de fato era pronunciado nos tempos antigos com o som de W, conforme muitos estudiosos acreditam).
A razão mais óbvia para isso é que nos mais de 100 usos de nomes com a mesma raiz e a mesma estrutura silábica no hebraico, TODOS, sem exceção, usam a estrutura vocálica E-O-A. Os nomes são os seguintes: Yehoyariv, Yehonadav, Yehoram, Yehoshevaat, Yehoshaphat, Yehosheva, Yehoshua, Yehozabad, Yehotsadak, Yehoahaz, Yehoaddan, Yehoada, Yehoyakim, Yehoyachin.
Na Idade Média, a tradição rabínica abandonou todos os esforços para pronunciar YHVH ao substitui-lo pela palavra “adonai” (senhor). Qualquer referência às mudanças dos escribas daquela época seria irrelevante, uma vez que este é o texto bíblico completo que temos disponível.
A segunda razão está relacionada ao significado espiritual. O nome YHVH está ligado ao verbo “ser”. Isso pode ser visto no encontro de Moisés com a sarça ardente em Êxodo 3 e em mais de uma dúzia de referências a “Eu sou” como YHVH nos capítulos de 41 a 48 de Isaías.
No verbo “ser” em hebraico, a vogal ‘e’ representa o futuro, a vogal ‘o’, o presente, e a vogal ‘a’, o passado. Logo, o significado espiritual do nome YHVH é o Deus eterno, que era, é e há de vir. O significado do nome YHVH é estudado mais amplamente no meu livro, “Quem Almoçou com Abraão?”.
Sinergia Geracional
Nesta mensagem, Cody Archer aborda a diferença entre o modelo da Velha e da Nova Aliança quanto à transferência de liderança para a próxima geração, e ressalta que estamos num momento em que líderes seniores precisam ajudar a conectar seus líderes mais jovens com líderes nas nações e vice versa!
Legendas disponíveis em espanhol, português, italiano e dinamarquês. Para assistir, clique AQUI!
Conheça a Equipe: Shani
Esta semana, conheça o membro da equipe Revive Israel, Shani Ben Arii.
Legendas disponíveis em coreano, japonês, italiano, francês e dinamarquês. Para assistir, clique AQUI!
O Golpe Fracassado na Turquia e Como Devemos Orar
Michael Kerem
Esta última tentativa de golpe veio num momento significativo, logo após um acordo de reconciliação entre Israel e a Turquia, um pedido de desculpas da Turquia à Rússia por ter derrubado um avião de caça russo e a reaproximação do país com o Egito. Até parecia que forças mais racionais estavam conduzindo a política externa turca e a retórica populista estava sendo trocada por relações diplomáticas práticas com seus vizinhos. Como resultado do golpe, seria lógico concluir que o partido do governo poderia usar a situação para aumentar sua posição de poder e restringir seus oponentes. O debate na Turquia tem sido sobre democracia. O problema é que cada lado possui sua própria definição do que isso significa.
Entender o papel crítico da Turquia no passado do Oriente Médio é importante. Nós o encorajamos a aprender mais sobre a história dessa nação à medida que ora pelo futuro dela.
*Ore para que o corpo do Messias na Turquia continue com a liberdade de reunião e de praticar a sua fé sem censura ou intimidação.
*Ore pelas autoridades: aqueles que ocupam posições políticas, sociais e de segurança, para que usem seu poder e influência para proteger todos os cidadãos da Turquia e para ajudar o país a atravessar esse momento difícil.
Respostas de 2
Devemos orar para que as pessoas tenham o discernimento dado por DEUS, o todo-poderoso e seu filho mediador, Jesus Cristo, para a escolha nas eleições vindoura de políticos comprometidos com a ORDEM E PROGRESSO, sem corrupção, que, sejam AGENTES PÚBLICOS, como a Bíblia relata, que, estão representando DEUS, no Planeta terra enquanto vem o seu reino ou governo; sejamos sábios na hora do voto, porque o país precisa de desenvolvimento para gerar empregos, trabalhos, serviços, e a não se transforme em um povo cultural e reconhecedor do CRIADOR, DEUS, que, nos fez para sermos pacíficos e evolutivos tecnológico e espiritualmente conhecedor. Shalom, Paz
Um nome para ser conhecido e adorado, entendido pelo verbo ser, EU SOU O QUE SOU, o ETERNO; já que não sabemos sua pronúncia, devemos saber o nome de seu filho, YESHUA, tirado do original hebraico, e JESUS no nosso idioma, quem está implícito o nome do DEUS, pai. Paz. Shalom