Nomes Hebraicos
Por causa da separação histórica entre o judaísmo e o cristianismo, a coerência no plano bíblico tem sido perdida com frequência. Uma das formas de começar a compreender a coerência é simplesmente identificar as raízes hebraicas dos nomes de alguns personagens do Novo Testamento.
O nome de Jesus é Yeshua, ישוע. Yeshua é uma forma abreviada de Josué ou Yehoshua יהושוע em hebraico, que significa “YHVH salva”. O nome Yeshua deveria nos conectar com:
- O nome de YHVH
- O nome de Josué, o conquistador
- A palavra para salvação.
Outro exemplo é o nome da mãe de Yeshua, que no hebraico não é Maria, mas Miriã, מרים. Miriã foi a primeira profetisa, líder de adoração e dança, e irmã de Moisés. Este nome era atribuído a muitas meninas judias.
Ana, a profetisa e mulher de oração em Lucas 2, ou Hannah em hebraico, recebeu o nome em homenagem a Ana חנה, mulher de oração, mãe de Samuel. O nome de Simão Pedro era Shimeon שמעון, como o segundo filho de Jacó [Simeão]. O nome Emanuel é formado pela junção de três palavras: עם com, אנו nós, אל Deus [Deus conosco]. E Cristo é Messias, Mashiach, משיח, que significa o ungido e, especialmente, profeta, sacerdote e rei.
Zebulom e Zebedeu
Poderíamos compartilhar centenas de associações entre palavras e nomes, algumas óbvias, outras nem tanto. Aqui está uma que você pode não ter se dado conta. Nos evangelhos, dois dos três principais discípulos eram os irmãos filhos de Zebedeu: João (Yokhanan) e Tiago (Jacó, Yaakob). Estes nomes estão ligados à tribo, oriunda do filho de Jacó com Lia, Zebulom. A palavra “Zebed” significa dote ou dádiva.
Deus me deu (zebed) um excelente dote (zebed); agora morará comigo meu marido, porque lhe tenho dado seis filhos. E chamou-lhe Zebulom. Gênesis 30.20
Zebedeu e Zebulom possuem basicamente a mesma raiz semântica no hebraico. De certo modo, os dois discípulos de Yeshua poderiam ter sido chamados de filhos de Zebulom.
A tribo de Zebulom vivia na região do mar da Galileia. A família Zebedeu também morava lá. Yeshua começou seu ministério na região de Zebulom com os filhos de Zebulom-Zebedeu. Assim, cumpriu-se a promessa de Deus: Mt 4.13-15 – deixando Nazaré, foi habitar em Cafarnaum, cidade marítima, nos confins de Zebulom e Naftali; para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta Isaías: “a terra de Zebulom, e a terra de Naftali; mas nos últimos tempos fará glorioso o caminho do mar, além do Jordão, a Galileia dos gentios” (Is 9.1).
O nome Zebed, Zaved ou Zavadya aparece muitas vezes nas Escrituras. Por exemplo, na lista de nomes no capítulo 10 do livro de Esdras, o nome aparece 6 vezes.
A Fidelidade de Deus
O objetivo aqui NÃO é exagerar no significado das palavras e letras (como infelizmente muitas pessoas fazem), mas enfatizar a fidelidade de Deus com suas alianças, com suas promessas e com seus amigos. Jesus veio a Zebedeu em Zebulom para cumprir a promessa de Deus a Isaías, o que demonstrou sua fidelidade para Lia e Jacó por mais de mil anos!!!
Se Deus foi fiel a eles, ele será fiel a nós. Ele foi, é, e sempre será fiel. Vamos resumir esta introdução do reino de Deus:
- O plano de Deus é eterno
- As Escrituras são coerentes
- Yeshua é o centro do reino
- O reino se desenvolve em etapas
- O reino inclui o céu e a terra
- Precisamos das perspectivas tanto hebraicas, quanto as gregas
- Deus é fiel a suas alianças.
Compartilhando Demais
Patty Juster acabou sobrecarregando as pessoas com muita informação. Como devemos compartilhar detalhes pessoais e íntimos, e com quem é adequado compartilhar?
Respostas de 2
Muchas gracias. ?Como puedo iniciar sesion?
Registraremos tu correo electrónico y lo recibirás semanalmente.
Dios te bendiga.