(Parte Três) – Asher Intrater
O substantivo composto “anti-Christos” no grego é o termo usado no Novo Testamento para alguém que é o “adversário” de Cristo (Messias), ou alguém que “assume o seu lugar”. No Novo Testamento, em hebraico moderno, os tradutores escolheram a palavra tsorer, baseado na passagem em Ester 3.10 na qual Hamã é descrito como um “inimigo” ou “perturbador” dos judeus. Tsorer também possui a mesma raiz de “tribulação”, descrevendo as tribulações do fim dos tempos (Jr 30.7; Dn 12.1). Hamã é uma figura do Anticristo, que também causará problemas terríveis para os judeus na época da Grande Tribulação (Mt 24.21; Ap 7.14).
Mordecai recusou-se a ajoelhar diante de Hamã. Hamã ficou furioso. Quando percebeu que Mordecai era um judeu, ele quis não apenas matá-lo, mas também exterminar todo o seu povo. Esse é um papel central da figura do anticristo – em síntese, matar todos os judeus! Ester 3.6: “procurou Hamã destruir todos os judeus”. Esse aspecto de genocídio é semelhante às intenções de Faraó, Herodes e Hitler. Será uma marca de identificação clara daquele que será o Anticristo do fim dos tempos.
“Poderia acontecer novamente?” Certamente que sim. Se aconteceu na antiga Pérsia (o Irã de hoje), poderia acontecer hoje também. Alguns anos atrás, eu estava na Jordânia para uma conferência de cristãos árabes e judeus messiânicos. Um dos pastores árabes me disse: “Você sabia que podemos ser mortos por termos vindo a esta conferência?”. Eu respondi: “É porque vocês são cristãos num país muçulmano?” Ele disse: “Não, podemos ser mortos por estarmos falando com você, porque você é um judeu.”
O plano de Hamã era para que “… destruíssem, matassem e aniquilassem de vez a todos os judeus” (Ester 3.13). Isso nos dá uma profunda compreensão a respeito das palavras de Yeshua de que Satanás vem “para roubar, matar e destruir” (João 10.10). Esse ataque não é apenas espiritual nas mentes dos homens, mas também historicamente em tentativas de genocídio do povo judeu.
Quando as nações do mundo se unirem para tentar destruir Israel, a comunidade cristã internacional terá que decidir de que lado vai ficar. Vamos todos assumir uma posição como os Mordecai e Ester dos dias de hoje para interceder contra os planos de Satanás e do Anticristo de destruir Israel, o povo judeu e os cristãos.
O Jejum de Ester
Lembrete: Junte-se a nós para o “Ta’anit Ester” (Jejum de Ester) na quinta-feira do dia 13 de março. Vamos transmitir ao vivo todo o período de 12 horas (das 6h às 18, horário de Israel). Esse tempo será conduzido por diferentes líderes locais e de várias congregações e ministérios em Israel. Este é um momento crítico para o corpo global do Messias jejuar e orar num só coração e propósito assim como fizeram Ester, suas servas e todos os judeus em Susã, pedindo a Deus para trazer salvação ao povo judeu (Ester 4:13-17). Outros focos serão a unidade do corpo, países muçulmanos, avivamentos nas nações…
Tópicos de oração, a programação e os links serão enviados nas próximas semanas.
Café da Manhã dos Homens
Eddie Santoro
Na Congregação Ahavat Yeshua, um dos nossos principais objetivos é o aprofundamento do relacionamento entre os membros do Corpo. Na penúltima sexta-feira pela manhã, 16 homens reuniram-se para um tempo de muita comunhão, comida deliciosa, oração e estudo bíblico. No ambiente de grande pressão de Jerusalém, gastar um tempo de qualidade juntos num grupo pequeno e íntimo permite que irmãos – tanto mais velhos quanto mais jovens – compartilhem e liguem-se uns aos outros num nível muito pessoal. Os relacionamentos que são fortalecidos a partir de momentos como esses são, no fim das contas, a “cola” que mantém o Corpo unido e o capacita a cumprir a soberana vocação que Deus designou para ele.
Esta semana, as irmãs da congregação vão realizar um evento parecido. Por favor, ore pelo desenvolvimento progressivo de relacionamentos saudáveis e profundos entre irmãos e irmãs que fazem parte da nossa congregação. Isso é absolutamente vital se quisermos ser a expressão do seu amor na cidade de Jerusalém.
A Suprema Corte de Israel
O Presidente do “Supremo Tribunal de Justiça” de Israel é Asher Grunis. Em termos bíblicos, a Suprema Corte de Israel tem um papel fundamental para desempenhar a favor da moralidade e da justiça. A Suprema Corte está enfrentando várias questões determinantes agora:
- Hospital Hadassah – disputa e greve entre médicos, profissionais da saúde e administração envolvendo assuntos de orçamento.
- Campanha eleitoral para Prefeito de Nazaré – exigência de novas eleições após evidência de corrupção pelas facções muçulmanas na cidade.
- Campanha eleitoral para Prefeito de Beth Shemesh – exigência de novas eleições após evidência de corrupção pelas facções dos religiosos ultraortodoxos na cidade.
- Igualdade no Alistamento – necessidade de reforma quanto à enorme recusa dos religiosos ultraortodoxos (Haredi) de servir no exército israelense.
- Pinto – Escândalo Arbiv – acusações de corrupção entre o rabino carismático Pinto e o Delegado do Distrito Arbiv.
- Metsger – acusações de corrupção contra o antigo rabino chefe Metsger durante o seu mandato.
- Abuso Sexual – numerosos casos de abuso sexual, imoralidade e prostituição em todos os setores da sociedade israelense.
Vamos orar por Grunis e pela Suprema Corte Israelense, para que sejam um instrumento de verdadeira justiça social e moralidade em Israel. Uma das orações centrais do judaísmo é para restaurar juízes justos. A oração é tirada da promessa profética à cidade de Jerusalém: Isaías 1.26: “Restituir-te-ei os teus juízes, como eram antigamente, os teus conselheiros, como no princípio; depois, te chamarão cidade de justiça, cidade fiel.”
Que haja um sistema judicial reto na Suprema Corte Israelense em Jerusalém e que cause uma reação espiritual em cadeia em favor do Reino de Deus! O restabelecimento de justiça em Jerusalém será um poderoso cumprimento das profecias sobre o fim dos tempos.
Cadastre-se e receba o artigo “Revive Israel” no seu e-mail: