Harold Walker conta como o sonho de seu pai resultou numa destacada escola de sua cidade – inspirada nos mesmos princípios que ele aplicava em casa.
A Escola Cristã Jundiaí é uma instituição de ensino diferenciado que vai desde o berçário até o ensino médio. Fundada em 1987, conta atualmente com três unidades em Jundiaí, SP, 685 alunos e 117 funcionários. Em conjunto com a Escola Cristã Botucatu (SP) e a Escola Cristã Baixa Grande (BA), que surgiram depois inspiradas por seu exemplo e filosofia de ensino, promove anualmente, em janeiro, na cidade de Poços de Caldas, MG, o Seminário de Educadores Cristãos, para renovar e ampliar a visão de sua equipe de educadores.
A escola nasceu do desejo de um grupo de pais que queria ver seus filhos recebendo influência de professores que se preocupassem não apenas com a formação acadêmica, mas também com a moral e ética, reforçando os mesmos princípios cristãos que eram priorizados na família. Para tornar esse sonho em realidade, o grupo precisou investir recursos financeiros, tempo e muito trabalho.
Na verdade, a semente dessa visão havia começado bem antes, na década de 1950, quando o jovem professor americano, John Walker, percebeu um princípio fundamental para a educação e para a própria formação de uma família cristã saudável: a importância da palavra “não”.
A convicção de que o uso do elemento negativo é necessário para a formação do ser humano, partindo do fato de ser um princípio divino (é a palavra que começa quase todos os Dez Mandamentos), veio a ter efeitos revolucionários na vida de John Walker e de todos os seus seis filhos.
“Quando me casei e comecei a formar uma família, tive um grande desejo de que meus filhos fossem criados já conhecendo o verdadeiro alvo da vida, sem ter de sofrer por 25 anos até encontrá-lo, como eu”, disse John. “Minha esposa e eu decidimos ler a Bíblia e orar com os filhos todos os dias. Conversávamos constantemente com eles, desafiando-os a dar sua vida, não para alcançar o céu, mas para ajudar a estabelecer o reino de Deus na Terra; não para buscar autorrealização, mas uma vida de serviço.”
Em 1964, John Walker veio com sua esposa, Ruth, e os seis filhos para o Brasil, pois não queria que seus filhos fossem influenciados pelos valores materialistas e egocêntricos da sociedade americana. Morou por muitos anos na cidade de Rubiataba, no interior de Goiás. Lá, em 1982, deu início, numa humilde casa alugada, à primeira Escola Cristã.
Seu objetivo ali era desenvolver a mesma filosofia que aplicara com tanto êxito na criação dos filhos – disciplina para a formação do caráter e empenho máximo para alcançar excelência no aprendizado acadêmico.
“Para criar uma família corretamente, creio que há três áreas que devem ser coordenadas: o lar, a igreja e a escola”, escreveu. “Se trabalharmos com nossos filhos no lar e na igreja com uma orientação, e na escola eles receberem outra, contraditória, teremos confusão. O que fazemos no lar e na igreja pode ser desconstruído na escola.”
Em 1986, com quase todos os filhos e a filha casados com brasileiros, John Walker mudou-se para Jundiaí. Sem nenhuma pretensão de começar uma escola naquela cidade, a pedido de vários casais deu um curso de três meses sobre os princípios que aplicara na criação dos filhos, posteriormente transformado num livro: Sete Princípios para a Formação da Família Cristã. Os casais que participaram ficaram tão impressionados que decidiram arregaçar as mangas e começar uma escola a partir do zero. Assim, em 1987, nasceu a Escola Cristã Jundiaí.
Hoje, após 27 anos, a Escola Cristã Jundiaí cresceu, mas seu propósito continua o mesmo: informar a mente e formar o caráter!
Os princípios sobre os quais a Escola Cristã Jundiaí foi fundada:
- A escola deve servir a toda a comunidade, não apenas os membros da igreja. Do contrário, ela se transformaria em uma seita.
- O ensino religioso é de responsabilidade do lar e da igreja. A escola baseia seus ensinos e sua metodologia em princípios básicos e valores cristãos encontrados na Bíblia, mas não doutrina nem catequiza os alunos. Tem a prioridade de desenvolver a prática do amor, da honestidade, da diligência, do respeito e da lealdade, não de transmitir fórmulas ou conceitos religiosos.
- Escola e lar trabalham juntos na formação do caráter das crianças, enfatizando os valores de disciplina e excelência, a partir da convicção de que existe uma ordem moral objetiva no universo – o que é negado pela psicologia moderna e pela filosofia humanista predominantes hoje.
- A formação do caráter é feita por meio de um diálogo constante e apaixonado, cujos participantes são diretores, professores, pais e alunos, e cujo tema é a busca e a prática dos valores cristãos.
- Ao mesmo tempo em que enfatiza a necessidade da disciplina e da repetição para formar habilidades básicas, como leitura, escrita e domínio da tabuada, a escola trabalha também com o desenvolvimento da capacidade criativa de resolução de problemas, do questionamento de opiniões, do pensamento lúcido e coerente e do diálogo estimulante e construtivo.
- O hábito de leitura e o amor aos livros devem ser estimulados para treinar a mente das crianças, aumentar seu vocabulário, alargar seu horizonte e tirar seus olhos das cenas degradantes da nossa cultura decadente.
- Encorajamento e desafio são ferramentas para desenvolver ao máximo a capacidade intelectual de cada criança.
- Aos alunos, deve ser dada uma visão equilibrada e geral da história do mundo, para que, como membros da comunidade mundial, eles possam entender de onde nossa civilização veio e para onde está prosseguindo.
- Na transmissão de uma cosmovisão cristã do mundo, é essencial que sejam apresentados às crianças os dois lados de cada questão. Por exemplo, no estudo da Ciência, além da Teoria da Evolução, o Criacionismo é apresentado como uma alternativa viável e compatível com a Ciência Moderna.
- A escola procura não dar espaço excessivo a muitas comemorações da sociedade contemporânea, para não roubar foco e energia das atividades mais importantes do currículo.
TIPOS DE ESCOLA | Home-Schooling
(Educação domiciliar) |
Ed. Cristã por princípios | Educação Escola Cristã | Escola Confessional | Escola Particular | Escola Pública Municipal | Escola Pública Estadual |
CARACTERÍSTICAS | Tipo de ensino realizado em casa, pelos pais ou professores particulares, sem a necessidade de matricular a criança numa instituição de ensino regular. Esta opção ocorre quando há insatisfação com as instituições regulares, seja pela qualidade do ensino, seja quando a família quer preservar a educação dos filhos nos princípios morais e religiosos.
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Rosalie J. Slater definiu e estruturou essa abordagem como sendo um método cristão histórico de raciocínio bíblico, em que cada assunto do currículo escolar é baseado em verdades bíblicas. Aplicam-se quatro passos: pesquisar, raciocinar, relacionar e registrar, desenvolvendo o raciocínio com padrões cristãos. | Tem por objetivo informar a mente e formar o caráter. Considera como inimigos não apenas o humanismo ateísta e materialista, mas também a religiosidade, que substitui excelência moral por rituais e discursos religiosos. Procura dar uma cosmovisão cristã e, ao mesmo tempo, ensinar as teorias contrárias. | Escola vinculada ou pertencente a instituições religiosas, cristãs ou não. Baseiam seus princípios, objetivos e atuação em uma religião específica, com liberdade para ensinar suas doutrinas. Atualmente, a maioria é apenas patrocinada por uma determinada denominação, mas não evidenciam sua cosmovisão em sua rotina pedagógica.
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Instituição de ensino privada, cujo projeto político pedagógico pode variar conforme suas ênfases filosóficas. Normalmente, são escolas que aderem a sistemas de ensino já existentes e apenas especificam sua visão filosófica na metodologia de ensino. Visam ao lucro de seus mantenedores. | Mantida pelo município, às vezes apresenta resultados melhores que as estaduais por ter um acompanhamento mais próximo da administração pública. A qualidade depende muito da formação e habilidade dos diretores pedagógicos, do programa de escolha e qualificação dos professores e do acompanhamento dos pais.
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Mantida pelo estado. Por lei, assim como a municipal, esta escola deve ser laica, ou seja, sem ênfase ou vínculo com qualquer religião. Atualmente se apresenta frágil, com poucos resultados satisfatórios na formação de seus alunos. A qualidade varia muito, dependendo do desempenho dos diretores pedagógicos. |
EXEMPLOS | Comum em países como EUA, Áustria, Bélgica, Canadá, Austrália, França, Noruega, Portugal, Rússia, Itália e Nova Zelândia. | AECEP – Associação de Escolas Cristãs de Educação por Princípios | Escola Cristã Jundiaí, Escola Cristã Botucatu e Escola Cristã Baixa Grande. | ACSI – Associação Internacional de Escolas Cristãs, PUC, Unimep, Mackensie, Batistas, Adventistas e outros. | Unip, Objetivo, Anglo, Anhanguera, Bandeirantes e outros |