“Certamente o Senhor DEUS não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas” Am 3.7
Se você é um cristão, certamente deseja ver a vontade de Deus sendo cumprida na sua vida e no mundo ao seu redor. E isto é o sinal da presença do Espírito Santo no seu interior. Mas quem tem este desejo de ver a vontade de Deus reinando, inevitavelmente, já se perguntou: Como Deus trabalha para alcançar seu propósito? Ou; por qual meio Ele estabelece sua vontade?
Quem sabe a soberania de Deus seja a primeira coisa que pensamos. Sim, é provável que, se você tem uma visão correta de Deus, então sua crença deve incluir o poder de Deus para executar seus decretos, e a este poder damos o nome de soberania. Mas, se nossa resposta é apenas sua soberania, então ficamos com algumas perguntas sem respostas; e a primeira que me vem à mente é: Se Deus pode fazer o que quer (e de fato ele pode), porque ele ainda não o fez?
Outro pensamento que podemos ter sobre como Deus processa seu desígnio, é relacionado com a responsabilidade humana. É possível que argumentemos que, Deus quer algo, mas Ele determinou que aquilo que Ele quer, seja alcançado unicamente por meio do homem. Podemos usar esse argumento para responder o questionamento sobre a soberania de Deus que foi feito acima, mas esta resposta levanta outro problema: Pensar desta maneira, não faria Deus refém da “boa” vontade humana?
Dessa forma penso que, nem a soberania de Deus e tão pouco a responsabilidade humana são repostas para o método de trabalho de Deus. Acredito que a resposta está na relação de Deus com o homem, relação essa que damos o nome de comunhão. É por isso que comecei este texto com a citação do profeta Amós, pois nela vemos qual o caminho adotado por Deus para o seu agir.
– Deus não fará
Amós nos mostra que quem faz ou não faz as coisas é Deus. A ação de Deus ainda é a ação de Deus e não do homem. Ele diz que “Deus não fará”, ou seja, o argumento do profeta nos mostra que no desenvolver do plano de Deus, nós podemos observar as digitais divinas e sua providência.
– Sem revelar
Mas então, vemos um novo elemento na equação que é: a ação de Deus é precedida pela revelação de Deus. Sim, é Deus quem está agindo por detrás de todo o drama da história, mas essa ação não é feita sem um compartilhar prévio com seu amigos.
Dessa forma, podemos unir essas duas peças de informações e concluir que o método de Deus para levar a cabo seu plano, é compartilhar com seus amigos, os quais Amós chama de profetas.
Hoje, como geração destruída pelo mundo, não é difícil confessar que somos extremamente necessitados da ação de Deus em nosso meio – da sua misericórdia, da sua intervenção; ou seja, da realização da sua vontade (boa, perfeita e agradável). E então, será que esta não é uma boa hora de se perguntar: Estou disposto a ser um daqueles que Deus pode compartilhar seu coração?
Baseado em toda a Bíblia, posso dizer com segurança que Deus está a espera de muitos “sins”. Ainda hoje, Deus procura pessoas para serem seus parceiros; você é chamado para ser um destes. Amigos de Deus – há vagas!
Respostas de 2
Maravilhoso o texto!
Angelo essa palavra marcou muito a nossa vida (minha e do Ivo) entedemos o que Deus está falando e espero que possamos fazer parte desse amigos, que contribuem com esse plano tão perfeito de Deus. Conte com minhas orações para que o Senhor continue a te usar como vóz profética para essa geração. um beijo na carol, Deus guarde vcs sempre nessa caminhada.