Por Hannah Tekle
Congregação e Ajuda Humanitária Tendas de Misericórdia
Kiryat Yam, Israel
Em 2007, foi realizado o primeiro acampamento Reshet*. Nascido de uma visão compartilhada entre Tendas de Misericórdia e a Igreja Beltway, em Abilene, Texas, foi a versão piloto do que se tornaria um evento pilar na vida de nossos filhos. Naquele ano, Katya Morrison, de abençoada lembrança, e o Pastor Randy Turner iniciaram uma amizade e parceria que logo se transformou em uma máquina de acampamento finamente lubrificada – anualmente alojando, alimentando, ensinando, divertindo, amando e orando por crianças durante toda a última semana de julho. Muitos desafios diferentes foram enfrentados pelo caminho e superados com paciência, generosidade, determinação, criatividade, trabalho em equipe e, o mais importante, a Graça de Deus!
Gerações de crianças e conselheiros de nossa rede de congregações e centenas de voluntários texanos passaram pelas “águas” do acampamento anual de crianças do Reshet. Todo verão, as crianças esperam impacientemente pela chegada do acampamento. Durante treze anos o acampamento aconteceu como um relógio em todos os verões, exceto em 2014, quando foguetes voavam próximos de nosso local de eventos, perto de Tel Aviv, e tivemos que realizar o acampamento de um dia em nosso edifício congregacional na Galileia. Apesar da decepção das crianças com a alteração do plano, Deus trouxe redenção e bênção naquele ano, pois tivemos o privilégio de hospedar crianças do sul do país cujas casas estavam sob ataque de foguetes.
Durante o lockdown do Covid em 2020, o acampamento foi algo a ser acrescentado em prantos à crescente lista de atividades canceladas. Em 2021, começamos a planejar e ingenuamente pensamos que poderia acontecer. Não aconteceu. Nossos filhos ficaram devastados e lamentaram mais um ano da falta do acampamento. Durante todo o ano, as crianças ficaram perguntando: “Teremos acampamento em 2022?”
Pela graça de Deus, o Reshet 2022 se tornou o segundo acampamento piloto – o primeiro Reshet pós-Corona.
Depois de dois anos sem acampamento, não decidimos apenas FAZER um acampamento; nós decidimos FAZEEEEEER um acampamento. Além das congregações da rede e uma ou duas congregações locais de nossa área, também convidamos congregações irmãs de Jerusalém e Tel Aviv para enviar suas crianças. Mesmo com um punhado de cancelamentos de última hora por COVID, ainda estávamos lotados com 75 crianças.
Durante toda a semana conversamos, cantamos, fizemos atividades enquanto tocamos a canção temática do acampamento “Heroes of the Faith” – estilo super-herói, memorizando e interiorizando a escritura temática: “Em todas estas coisas [problemas, dificuldades, perseguição, fome, nudez e espada], porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou” (Romanos 8.37).
Em inglês, talvez a conexão precise de um pouco de explicação, mas em hebraico a conexão é clara: “herói” e “superar” estão na mesma família de palavras ‘gibor’ e ‘mitgaber’. Posso testemunhar pessoalmente que o tema foi liderado pelo Espírito Santo, relevante e poderoso para todos nós que fomos abençoados ao passar a semana juntos: crianças, conselheiros, equipe e voluntários.
(*Reshet significa “rede” ou “rede de contatos” em hebraico).