Leitor Impacto

Siga-nos nas redes sociais

Ensinando as Crianças a Amar a Deus e ao Próximo

Kim Butts

“O principal [dos mandamentos] é: Ouve, ó Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor! Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força. O segundo é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes (Mc 12.29-31).

Vivemos numa cultura perigosa e numa época especialmente assustadora. Ao nosso redor, o Senhor e sua Palavra vêm sendo continuamente desacreditados pela sociedade em que vivemos. Muitos lares cristãos estão sucumbindo à sedução de nossa cultura. Se perguntarmos às crianças quais são as coisas que mais importam, pode ser que nos assustemos com suas respostas. Pais, o Senhor nos encarregou de educar nossos filhos, e embora muitos de nós estejamos nos esforçando para trilhar o caminho estreito, Satanás vem alargando-o continuamente, transformando-o numa enorme autoestrada cheia de distrações e propósitos malignos.

Será que seus filhos estão preparados para enfrentar o que está por vir? Eles amam o Senhor com todo o coração, com toda a alma, com toda a mente e com toda a força? Seus filhos falam e agem de maneiras que honram a Deus? Eles são respeitosos? Amam os outros como amam a si mesmos? Os atos de serviço, doação e compaixão fazem parte da vida deles à medida que o Espírito Santo vai manifestando seu fruto neles e por meio deles? Eles separam (ou estão aprendendo a separar) um tempo para o Senhor em oração todos os dias? Estão estudando a sua Palavra, memorizando-a e meditando nela? Têm um desejo ardente de ver este mundo perdido ser alcançado para Cristo?

O mundo está sendo dominado pelas trevas, e Satanás está determinado a destruir o maior número possível de pessoas, especialmente as crianças. Quando as tribulações deste mundo querem nos oprimir, às vezes nos parece que manter um lar que honre a Cristo de forma coerente é algo que está além de nossa frágil capacidade. Entretanto, o Senhor a quem servimos está vivo, e o seu amor por nós está acima de qualquer mal que o inimigo tenha planejado para nós ou para nossos filhos. Deus é capaz de agir quando não o somos, por isso devemos renovar nossa determinação de nos ajoelhar em oração em favor de nossos filhos e fortalecer nossa determinação de formar uma geração piedosa.

Vejamos, a partir da perspectiva dos dois mandamentos mais importantes, algumas maneiras práticas de manter nosso lar voltado para Cristo enquanto o mundo se volta para Satanás.

Amarás o Senhor teu Deus

Ensine seus filhos a amar a Deus utilizando os quatro primeiros Mandamentos.

Primeiro Mandamento: “Não terás outros deuses diante de mim” (Êx 20.3). Ensine a seus filhos que há apenas um ÚNICO DEUS! Ajude-os a compreender que o único caminho verdadeiro para Deus é através de Jesus Cristo. O mundo adora muitos deuses, mas somente Deus é a Verdade. Reserve tempo para reunir toda a família e juntos adorarem a Deus todos os dias. Leiam os Salmos, cantem juntos e orem! Só ele é digno de nosso louvor!

Segundo Mandamento: “Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu sou o Senhor, teu Deus, Deus zeloso (…)” (Êx 20.4,5). Fale sobre as coisas que podem se tornar ídolos em sua casa, ocupando ou consumindo nosso tempo e pensamentos: televisão, videogames, computadores etc. Qualquer coisa que se torne mais importante para nós do que Deus é um ídolo. Se vocês têm ídolos em suas vidas, decidam o que deverão fazer.

Terceiro Mandamento: “Não tomarás o nome do Senhor, teu Deus, em vão, porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão” (Êx 20.7). Seja diligente com a linguagem que seus filhos usam. Ensine-os a se lembrarem de honrar o nome do Senhor em todas as circunstâncias, pois o seu nome é santo. Declarem juntos: “Tributai ao Senhor a glória devida ao seu nome, adorai o Senhor na beleza da santidade” (Sl 29.2).

Quarto Mandamento: “Lembra-te do dia de sábado, para o santificar” (Êx 20.8). Ensine seus filhos a ter um dia de descanso em que possam apreciar a companhia da família e passar tempo em adoração e oração juntos. Deus honrará seus esforços para observar esse dia de descanso, como ele ordenou.

Ame seu próximo como a si mesmo

Amar os outros é uma consequência natural de nosso amor pelo Senhor. E a forma de demonstramos amor por outras pessoas é seguindo os próximos seis mandamentos.

Quinto Mandamento: “Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor, teu Deus, te dá” (Êx 20.12). Pais, isso tem importância crucial! Se seus filhos não os honram nem os respeitam, como poderiam honrar Deus ou outras pessoas? Lembrem-se de que a insensatez está ligada ao coração da criança (Pv 22.15). Devemos ensiná-las a falar e agir de maneira respeitosa. Não permita que o desrespeito floresça em seu lar, pois se ele vier a criar raízes, se espalhará! Leiam juntos, em família, todo o Livro de Provérbios, porque nele há conselhos de grande sabedoria para as crianças, pais e mães, assim como há sabedoria em todos os mandamentos.

Sexto Mandamento: “Não matarás” (Êx 20.13). Ensine aos seus filhos a importância de TODOS os seres vivos, desde o momento da concepção.

Sétimo Mandamento: “Não adulterarás” (Êx 20.14). Ensine aos seus filhos a importância de amar e ser fiel ao cônjuge e a viver uma vida de pureza sexual antes do casamento.

Oitavo Mandamento: “Não roubarás” (Êx 20.15). Nossa sociedade encoraja a ideia de que não há problema em fazer nada de errado, desde que você não seja pego. Ensine aos seus filhos que nunca é certo fazer o que é errado. Apropriar-se do que não lhe pertence é claramente contrário ao mandamento de Deus.

Nono Mandamento: “Não dirás falso testemunho contra o teu próximo” (Êx 20.16). As crianças devem aprender desde cedo que a verdade honra Deus. Nunca devemos dizer ou fazer qualquer coisa que não seja uma expressão fiel da verdade e da honestidade. Se nos contaminarmos com o que é falso, não seremos dignos de confiança aos olhos dos outros. Ensine aos seus filhos que para poderem amar verdadeiramente o próximo como Deus ordena, tudo aquilo que dizem e fazem deve ser sempre verdadeiro.

Décimo Mandamento: “Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma que pertença ao teu próximo” (Êx 20.17). A chave para obedecermos a essa ordem é aprendermos a nos contentar com o que temos em vez de querer o que os outros têm. Ensine seus filhos a exercerem o contentamento (leia o testemunho de Paulo em Filipenses 4.11-13) em todas as circunstâncias, dando você mesmo um bom exemplo disso em seu lar.

É interessante notar que cada um desses seis mandamentos é mencionado na Bíblia sete ou oito vezes. Não há dúvida de que o Senhor deseja nossa obediência nessas áreas! Por isso devemos ser diligentes em ensiná-los aos nossos filhos. Devemos falar deles quando estivermos sentados em casa e quando estivermos caminhando pela rua; quando nos deitarmos e quando nos levantarmos (Dt 6.4-9).

“Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; ora, os seus mandamentos não são penosos” (1 Jo 5.3).

Gostou? Compartilhe...

WhatsApp
Telegram
Twitter
Facebook
Imprimir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Em alta

Conteúdos mais populares

Como funciona o programa de leitura da Bíblia inteira em 10 meses

Visão Panorâmica da Bíblia Ouça aqui a apresentação do Projeto: [audio:https://audio.revistaimpacto.com.br/Pregacoes-Harold/Vis%C3%A3oPanor%C3%A2micadaB%C3%ADblia_2015/1%20fev%202015%20Harold%20Apresenta%C3%A7%C3%A3o%20Projeto%20Vis%C3%A3o%20Panor%C3%A2mica%20da%20B%C3%ADblia%202015%20no%20CPP%20Monte%20Mor.mp3] Download 1 – Você se compromete a ler cada dia a porção indicada na

Continue lendo...