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As duas profecias de Jonas

Por Asher Intrater

Jonas entregou duas profecias principais. A primeira está registrada em 2 Reis 14.25 – para ampliar as fronteiras de Israel. Foi uma mensagem de vitória e poder. Ele parecia estar muito motivado para esse tipo de profecia.

A segunda foi registrada no livro de Jonas para trazer arrependimento e avivamento à nação da Assíria – uma nação gentia, muitas vezes vista como inimiga de Israel. Jonas não queria muito levar essa mensagem. Era contraintuitiva e contrária à sua motivação e orientação. Ele disse “não” ao Senhor.

Ele teve que superar sua própria resistência à mensagem. Quando ele o fez (com a ajuda de um grande peixe), a mensagem trouxe avivamento para toda a nação. A mensagem sobre o arrependimento foi baseada em seu próprio testemunho pessoal de uma experiência milagrosa de “morte e ressurreição”. Essa era uma forma de mensagem pré-evangelho. Ele cumpriu uma imagem de Yeshua (Mateus 12.40).

Uma nação inteira chegou à fé. Este foi um estágio inicial da futura igreja gentia internacional. Foi um predecessor da pregação de Paulo aos gentios e do estabelecimento de igrejas em todo o mundo.

Além disso, a reforma moral na nação da Assíria mudou toda a sociedade. Eles se tornaram a nação mais poderosa do mundo e dominaram a história do Oriente Médio durante todo o século 8 AC. Eles se tornaram um grande poder “de reino” na terra.

Arrependimento, avivamento, testemunho da futura morte e ressurreição de Yeshua, igreja gentia, autoridade do reino, mudança da história… Tudo isso resultou de uma mensagem! As duas mensagens proféticas de Jonas eram paralelas, mas a mensagem para a Assíria teve mais efeito do que a mensagem para Israel. A mensagem que exigia a morte do orgulho e do ego produziu mais do que a de vitória e poder.

As pessoas geralmente são mais motivadas para o tipo de mensagem que se encaixa em nossa ideia de vitória, mas muitas vezes é a mensagem que exige negar a si mesmo e a ambição é a que tem os maiores resultados para o reino de Deus. Até Yeshua teve que orar “Não a minha vontade, mas a Tua…” no Getsêmani antes da crucificação. Em última análise, essa obediência abnegada produziu muito mais frutos do que Seus avivamentos de cura antes da cruz.

Também podemos ver nesses dois tipos de profecias os dois caminhos paralelos de Israel e da Igreja. Os discípulos de Yeshua queriam “restaurar o reino a Israel” (Atos 1.6) no primeiro século. No entanto, Yeshua os enviou aos gentios “até os confins da terra” (Atos 1.8). Talvez eles não quisessem “dar” o reino aos gentios, assim como Jonas não queria.

Graças a Deus, hoje temos a oportunidade de fazer as duas coisas. Servimos à dupla restauração de Israel e da Igreja (Romanos 11). Ambos estão chegando à sua plenitude à medida que nos aproximamos do vindouro reino do Messias na terra.

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