Por Asher Intrater
Algumas pessoas perguntam: “Se eu leio a Bíblia e oro, por que tenho que me filiar a uma igreja local?” Bem, para receber o perdão dos pecados (salvação), não é preciso se juntar a uma congregação. No entanto, existem muitas razões pelas quais se deve. Aqui estão alguns:
- Intenção de Yeshua – logo após a declaração de fé de Simon Kefa (Pedro), Yeshua respondeu dizendo: “Sobre esta pedra edificarei a minha Kehila (ecclesia, igreja)” (Mateus 16.18). Como alguém pode dizer que está comprometido em seguir Yeshua, mas não cooperar com a intenção de Yeshua de construir Sua igreja?
- Guerra Espiritual – na mesma passagem, Yeshua diz que “as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mateus 16.18). Dentro de uma comunidade piedosa de fé, deve haver autoridade espiritual para nos proteger dos ataques do diabo. Se alguém não faz parte de uma comunidade de fé piedosa, ele é desnecessariamente exposto a ataques demoníacos
- Resposta ao Evangelho – Na primeira mensagem de Pedro, ele encorajou o povo a se arrepender, ser imerso na água e receber o Espírito Santo (Atos 2.38). Aqueles que foram salvos imediatamente se juntaram à comunidade de fé – “foram acrescentados a eles” (Atos 2.41 e 47).
A resposta dessas pessoas ao evangelho foi um profundo compromisso com o Senhor e Sua comunidade na terra (Atos 2.42-47; 4.32-35).
- Oração Unida – Pedro foi preso e colocado na prisão, mas foi libertado sobrenaturalmente por intervenção angelical direta (Atos 12.3). Uma das razões para esse milagre foi
“na época em que Pedro estava na prisão, a igreja orou fortemente por ele a Deus” (Atos 12.5).
A oração unida é mais forte do que a oração individual. A oração unida acontece dentro da comunidade de fé (Mateus 18.19).
- Responsabilidade Moral – Como seguidores de Yeshua, devemos viver de acordo com princípios de fidelidade e integridade. Quando pecamos, nossos irmãos e irmãs devem nos ajudar por meio de conselhos e confrontos. Isso deve acontecer dentro da congregação (Mateus 18.15-19). Se não houver compromisso com uma comunidade de fé, não há estrutura de relacionamentos para responsabilizar uns aos outros moralmente.
- Presbíteros em todas as cidades – Ao longo das viagens e ministério de Paulo (Saulo), vemos um padrão recorrente: oração, pregação evangelística, reunião dos novos crentes em uma congregação, nomeação de presbíteros.
“Em cada igreja eles constituíam presbíteros […]” (Atos 14.23).
Em todos os lugares e cidades, os crentes se juntavam a uma comunidade com líderes com autoridade espiritual. Não há outro padrão nas Escrituras.
- Epístolas Paulinas – É irônico que alguns justifiquem não ingressar em uma congregação citando versículos das epístolas de Paulo. No entanto, a maioria das epístolas de Paulo – Romanos, Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses – foram dirigidas às igrejas locais. Devemos ler as epístolas como membros de uma congregação local.
- Dons do Espírito – Outros se referem a serem guiados pessoal e independentemente pelo Espírito Santo. Certamente, o Espírito Santo conduz cada um de nós individualmente. No entanto, a explicação primária dos dons do Espírito Santo é encontrada em I Coríntios 12-14. Lá descobrimos que TODOS os dons são SEMPRE para fortalecer uma congregação local de fé (1 Coríntios 12.4, 14, 26, 14.4, 5, 12, 26).
- Epístolas de Yeshua – Paulo não apenas escreveu cartas para congregações locais, mas também Yeshua! Em Apocalipse 2-3, encontramos as epístolas de Yeshua a 7 igrejas diferentes. Obviamente, era Sua expectativa que TODOS os Seus seguidores fossem membros de congregações locais.
- Eclésia Universal – Uma congregação local é uma célula ou parte do corpo do Corpo maior do Messias. Dessa forma, participamos da liderança de Yeshua (Efésios 1.22), exibindo a sabedoria de Deus (Efésios 3.10), recebendo a glória de Deus (Efésios 3.21), revelando o mistério da “noiva” (Efésios 5.25) e mantendo a coluna da verdade no mundo (1 Timóteo 3.15).
Uma congregação de igreja local pode se reunir em seu próprio prédio, ou na casa de alguém, ou secretamente no meio de uma floresta! Mas os princípios básicos não mudam. Que todos possamos encontrar um bom “lar de família” como parte de uma comunidade local de fé em Yeshua.