Por Asher Intrater
A Bíblia fala da Menorah, ou Candelabro, em três níveis: um na Torá, um nos Profetas e um na Nova Aliança. Moisés foi ordenado a construir um candelabro dourado de 7 braços e colocá-lo no Lugar Santo do Tabernáculo (Êxodo 25.31-40). Os sacerdotes eram obrigados a cuidar do candelabro, mas não havia um ensinamento claro sobre o significado espiritual da Menorah.
Este é o candelabro que supostamente foi rededicado pelos Macabeus e celebrado no feriado do Hanukkah. O candelabro do Hanukkah é chamado, em hebraico, de Hanukiah. Ele tem 9 luzes (para 8 dias e 1 para acender as outras). Ele NÃO é uma réplica da Menorah do Tabernáculo, mas tornou-se, de certa forma, representativo dessa Menorah na tradição religiosa judaica.
No segundo nível, o profeta Zacarias teve uma visão de uma Menorah mística, com duas oliveiras, uma de cada lado. Isso simbolizava o Senhor restaurando Sião e o Templo pelo poder de Sua graça e espírito (Zacarias 4.1-10). Essa visão tornou-se a base para o símbolo e para o selo do moderno Estado de Israel.
O terceiro nível está no livro do Apocalipse, no qual João tem uma visão sobrenatural de Yeshua em forma glorificada, de pé no meio de 7 candelabros, representando as 7 igrejas ou congregações da Ásia Menor (Apocalipse 1.12, 20), que simbolizam todos os tipos e correntes que compõem a ecclesia internacional.
Assim como o candelabro mosaico encontrou expressão na tradição religiosa judaica, a visão profética de Zacarias encontrou expressão no sionismo moderno, e a visão de João retrata pessoas de todas as tribos, línguas e nações sendo glorificadas pelo poder de Deus.