28 de janeiro de 2025

Ler é sagrado!

A dança da filha de Herodias

Asher Intrater

As pessoas em nossas congregações adoram dançar. Nas congregações messiânicas, nas igrejas carismáticas, na cultura israelense ou judaica, nos casamentos, durante a adoração e em toda a narrativa bíblica, a dança é vista como uma forma positiva de gozo, criatividade e amor.

O prazer e a beleza da dança são inspirados por Deus. Entretanto, como em todas as atividades belas e prazerosas, há o perigo de se tornar uma tentação para a atividade sensual, o que pode levar ao pecado.

As danças sexualmente provocantes explodiram nas últimas décadas devido ao poder da tecnologia audiovisual nas mídias sociais. Por um lado, filmar a si mesmo e dançar pode ser apenas uma diversão. Por outro, pode levar a uma série de resultados morais e espirituais extremamente perigosos.

Gostaria de resumir esses perigosos resultados em quatro níveis, cada um deles pior do que o anterior, em uma espécie de escada de efeitos colaterais. Esses quatro níveis podem ser ilustrados na história da filha de Herodias, que dançou diante de Herodes Antipas.

[O relato é encontrado nos livros de Mateus 14, Marcos 6 e Lucas 9. O nome da jovem dançarina não é mencionado nas Escrituras, mas sabe-se que é Salomé, a partir dos registros do historiador Flavius Josephus no livro “Antiguidades dos Judeus” (18, 5:4). Ela era a neta de Herodes, o Grande, que reconstruiu o Templo e assassinou as crianças de Belém na época do nascimento de Yeshua, e era enteada de Herodes Antipas, mencionado nos evangelhos. O crime e a intriga estiveram presentes em toda a dinastia herodiana, incluindo o assassinato de familiares próximos, vistos como rivais políticos. Na história em questão, Herodes se casou com a esposa de seu irmão Filipe, Herodias, o que era contra a lei, contra a tradição judaica e contra a moralidade bíblica. Salomé era a filha de Herodias, em seu casamento anterior com Filipe].

O pano de fundo desta história é que João Batista repreendeu publicamente Herodes e Herodias por esse pecado. Herodias ficou furiosa e procurou matá-lo. Salomé dançou em uma festa realizada por Herodes, e ele ficou tão dominado por sua atração sensual que perdeu completamente a cabeça.

Marcos 6.21-26:
E, chegando um dia favorável, em que Herodes no seu aniversário natalício dera um banquete aos seus dignitários, aos oficiais militares e aos principais da Galileia, entrou a filha de Herodias e, dançando, agradou a Herodes e aos seus convivas. Então, disse o rei à jovem: Pede-me o que quiseres, e eu to darei. E jurou-lhe: Se pedires mesmo que seja a metade do meu reino, eu ta darei. Saindo ela, perguntou à sua mãe: Que pedirei? Esta respondeu: A cabeça de João Batista. No mesmo instante, voltando apressadamente para junto do rei, disse: Quero que, sem demora, me dês num prato a cabeça de João Batista. Entristeceu-se profundamente o rei; mas, por causa do juramento e dos que estavam com ele à mesa, não lhe quis negar.

Aqui está uma descrição simples dos quatro níveis de guerra espiritual que acontecem nesta história:

Nível 1: A carnalidade de Salomé

Parece, ao se analisar o relato bíblico, que a filha de Herodias não estava pensando em João Batista ou em qualquer outra questão moral ou “geopolítica”. Ela estava apenas focada em si mesma e em sua dança. Ela podia sentir o quanto era poderosa. Ela amou a atenção que tinha.

A resposta de Herodes foi desproporcional. Mas, ela mostra o efeito deste tipo de sensualidade (minha esposa coloca de uma forma um pouco mais simples: “Como os homens podem ser tão ignorantes? Por que eles não entendem o que está acontecendo?”). Por esta razão, há tanta dança sensual na publicidade e nas mídias sociais. Uma das reações é os homens darem dinheiro de forma irracional.

Neste caso, Herodes diz que dará a esta jovem até a metade de seu reino. Considerando que ele pode ter sido a pessoa mais rica de toda a região Israel-Palestina, essa afirmação é bizarra. A única outra vez que tal declaração fora feita foi pelo rei Assuero (Ester 5.6), que prometeu metade do reino à rainha Ester, depois de ter sido subjugado por sua beleza.

No caso de Salomé e Herodes, o poder foi usado para o mal. No caso de Ester e Assuero, o poder foi usado para o bem.

Enquanto as jovens podem pensar que estão apenas se divertindo, o poder da sensualidade para distorcer os valores morais deve ser levado em conta. Ignorar isso, além de não ser inocente, é imoral.

Nível dois: O crime de Herodias

Quando a filha de Herodias vem até sua mãe, ela lhe diz para pedir a cabeça de João Batista. A filha, em sua excitação por toda a atenção que lhe é dada, acrescenta a exigência de que a cabeça dele lhe seja dada imediatamente em uma bandeja.

O que começou apenas com a sensualidade de Salomé e a estupidez de Herodes, agora subiu para um nível de assassinato. A carnalidade se tornou um crime. Nem toda a carnalidade se torna crime, mas tem o potencial de fazê-lo. O egocentrismo bobo de Salomé se tornou um assassinato sob a influência de sua mãe, que ardia em ódio por João.

Nível Três: O ataque de Jezabel

O que Herodias não entendeu foi que ela também estava sendo usada como uma ferramenta. Havia um espírito demoníaco que a empoderava. Este espírito é frequentemente referido como o “espírito de Jezabel” (Ap 2.20, 1 Rs 21). Ele também é citado como a “Grande Meretriz” (porne megale [no original em grego], Ap 17) ou por muitos outros nomes.

Este espírito combina rebelião, espírito de divisão, falsa espiritualidade, pecado sexual e, finalmente, tem como objetivo desacreditar a autoridade masculina e a autoridade moral profética.

Este terceiro nível não tinha apenas a ver com o desejo de Herodias de pecar e estar disposta a cometer assassinato para dar continuidade a seus atos, mas em deter João. João foi o grande profeta de sua geração. Ele representava a palavra de Deus para o povo. Yeshua se referiu a ele como o maior profeta de todos os tempos.

Nível Quatro: O ataque Satânico

Em última análise, todo o mal é dirigido contra Yeshua, o Messias, o Rei justo e Filho de Deus. O espírito de Jezabel é um espírito maligno de ranking elevado, mas é secundário sob o comando de Satanás. O espírito de Jezabel foi enviado para deter João, o profeta. Satanás veio para deter Yeshua e seus discípulos.

João foi o profeta que introduziu e identificou Yeshua ao mundo. Yeshua representa o Reino de Deus que vem a este mundo. Satanás quer derrubar esse reino. Esta é a verdadeira batalha. O que começa como uma simples carnalidade egocêntrica, acaba como um mal satânico empoderado contra Deus.

Resumo dos quatro níveis:

Os níveis podem ser vistos por quem os está promovendo:

  1. Salomé
  2. Herodias
  3. Espírito de meretriz
  4. Satanás

Os níveis podem ser vistos pelo que está sendo realizado:

  1. Sensualidade
  2. Adultério e assassinato
  3. Desacreditar autoridade profética
  4. Atacar o Reino de Yeshua

Os níveis podem ser vistos por quem estava sendo atacado:

  1. Homens ignorantes
  2. Homens justos
  3. João
  4. Yeshua

Vamos manter uma abordagem equilibrada e criteriosa. Muitas formas de danças são boas, mas algumas são carnais. Nem toda a carnalidade leva ao pecado, mas certamente tem potencial para isto. Nem todo pecado leva à atividade criminosa, mas certamente pode levar a isso. Nem toda dança carnal abre a porta para um ataque espiritual satânico, mas certamente pode abri-la.
Não sejamos ignorantes.

Gostou? Compartilhe com os seus...

WhatsApp
Telegram
Twitter
Facebook
Imprimir

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Em alta

Conteúdos mais populares

Como funciona o programa de leitura da Bíblia inteira em 10 meses

Visão Panorâmica da Bíblia Ouça aqui a apresentação do Projeto: [audio:https://audio.revistaimpacto.com.br/Pregacoes-Harold/Vis%C3%A3oPanor%C3%A2micadaB%C3%ADblia_2015/1%20fev%202015%20Harold%20Apresenta%C3%A7%C3%A3o%20Projeto%20Vis%C3%A3o%20Panor%C3%A2mica%20da%20B%C3%ADblia%202015%20no%20CPP%20Monte%20Mor.mp3] Download 1 – Você se compromete a ler cada dia a porção indicada na

Continue lendo...