Por Asher Intrater
Por três vezes no Livro do Apocalipse (3.12; 21.1; 21.10) é encontrada a frase “Nova Jerusalém descendo do céu de Deus”. Isso corresponde ao conceito judaico tradicional de duas Jerusaléns, uma acima e outra abaixo. A descida da Jerusalém celestial para se juntar à Jerusalém terrena representa o estágio final do reino de Deus, a harmonia final entre o céu e a terra, e a restauração completa do Jardim do Éden.
Compare a visão de Jerusalém descendo com a oração do Senhor: “Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu” (Mateus 6.11). O desejo pelo reino vindouro é o coração de toda intercessão e ministério. Quão importante é ver a conexão entre a oração pelo reino vindouro e o cumprimento final dessa oração em Jerusalém descendo – Jerusalém descendo é o reino vindouro!
Três estágios
O reino de Deus vem em três estágios de tempo: a era presente, o milênio e, então, a nova Terra. Em nossa era, o Reino vem para dentro de nós (Lucas 17.21); é expresso em justiça, paz e alegria no Espírito Santo (Romanos 14.17); é evidenciado por milagres de cura e libertação (Mateus 12.28).
No final desta era, Yeshua (Jesus) retornará como um rei vitorioso para estabelecer Seu trono em Jerusalém. Esse estágio do reino deve durar 1.000 anos. Se formos orar para que o Reino venha, estamos essencialmente orando para que o rei desse Reino venha. Não há reino sem o rei. Portanto, a grande oração da Igreja “Vem, Senhor Yeshua” (Apocalipse 22.20) é a extensão lógica da oração “Venha o Teu reino”.
[Nota: Ver a conexão com Jerusalém também mostra o paralelo entre a oração da Igreja “Vem Senhor Jesus” com a oração de Israel “Bendito o que vem” (Mateus 23.39). Elas são, na verdade, a mesma oração. No final das contas, Israel e a Igreja trabalharão em conjunto para convidar o Rei Messias a retornar e estabelecer Seu reino na Terra.]
Depois do milênio, como depois do dilúvio de Noé, teremos uma nova Terra. Essa nova Terra será unida à Jerusalém do alto na restauração do paraíso, como antes da queda de Adão.
Esses três estágios podem ser vistos nos três desejos do coração para a oração:
- Agora – Teu Reino vem
- A seguir – Vem, Senhor Yeshua
- Finalmente – Nova Jerusalém descendo
As três partes – a vinda do reino, a vinda de Yeshua e a vinda de Jerusalém – estão essencialmente ligadas uma à outra. Todas as três envolvem um elemento do reino de Deus “vindo” a este mundo do alto. Todas envolvem tirar a vontade de Deus do céu e “baixar” nesta Terra (em nossa vida pessoal também: queremos orar para que a vontade e o Espírito de Deus sejam “baixados” em nossos corações diariamente.)
Agora temos o Espírito do Reino. Em seguida, temos o Rei do Reino. Finalmente, teremos a comunidade e as condições do Reino. Enquanto o reino é agora um espírito dentro de nós, em última análise, será uma sociedade ao nosso redor. O reino progride de um espírito puro interiormente para uma sociedade perfeita exteriormente.
Uma Cidade a Ser Estabelecida
A fé de Abraão envolvia uma esperança de longo prazo por uma cidade cujo arquiteto é Deus (Hebreus 11.10). Essa cidade é a Jerusalém celestial que descerá para a terra prometida a Abraão, onde ele andou como estrangeiro, esperando por sua herança e o estabelecimento daquela “cidade” que viria. Davi chamou aquela cidade de “cidade do grande rei”, “bela” e “uma alegria para toda a terra” (Salmo 48.1-2). Yerushalayim, o nome hebraico para Jerusalém, significa “a cidade da paz, perfeição ou completude”.
A semente de Abraão e Davi, o Messias, seria o prefeito daquela cidade, o governante daquela sociedade perfeita onde o homem e Deus habitariam em harmonia. É a esse rei messiânico que somos chamados a obedecer; é Seu Espírito que devemos receber e pelo estabelecimento de Sua cidade nesta Terra é que devemos trabalhar. Nele, todas as coisas, tanto no céu quanto na terra, serão reunidas em uma só, na plenitude da dispensação dos tempos (Efésios 1.10). Quem? Yeshua. Onde? Yerushalayim. Quando? No fim.