Por Asher Intrater
Há uma grande controvérsia no corpo do Messias em todo o mundo a respeito do lugar do povo judeu e da terra de Israel. No entanto, a questão não é inerentemente a política ou identidade racial, mas a própria natureza do reino de Deus.
- Redenção do Planeta Terra
O propósito final de Deus é que os seres humanos deixem este planeta e vivam para sempre em um corpo não ressuscitado no céu (“paraíso”)? Ou é restaurar todas as coisas (At 3.21), ressuscitar os mortos em novos corpos que podem viver tanto no céu quanto na terra (1 Co 15, Jo 20, Lc 24) e unir o céu e a terra (Ef 1.10)? Se pudermos concordar com o segundo ponto de vista “restauracionista”, então há um propósito importante para a terra renovada e criada (Rm 8.21). Deve haver um caminho para uma “reivindicação baseada em aliança” de reintegração de posse e restauração para redimir o que foi perdido na queda de Adão.
A aliança abraâmica é o veículo para Deus reivindicar a propriedade legal de todo o planeta. A aliança abraâmica não é apenas retomar a posse da terra de Canaã para a tribo de um homem, mas começar a partir daí para retomar a posse de todo o planeta (Rm 4.13). Assim, se você não acredita na posse de terras abraâmicas-israelenses, não pode acreditar em uma reintegração de posse total do planeta Terra. Se não houver validade contínua para a aliança da terra de Israel, então você está simplesmente concordando em entregar permanentemente o planeta Terra ao domínio de Satanás.
- Segunda Vinda Literal
A segunda vinda de Yeshua é realmente física e literal? Ele desce para firmar Seus pés no Monte das Oliveiras? (Zc 14.4) Se Ele deve vir ao Monte das Oliveiras, então há um propósito para a terra de Israel. Se Ele deve vir, então deve haver judeus vivendo aqui que creiam nEle e que O receberão de volta com gritos de “Baruch Haba B’shem Adonai (Mt 23.39)”.
Então, deve haver:
- Aliança de posse da terra de Israel
- Reagrupamento do povo judeu na terra
- Avivamento de fé entre o povo judeu em Israel
- Boas-vindas a Yeshua em seu retorno.
Se não houver terra, então não há retorno literal de Yeshua, porque não há um lugar aliançado para o qual Ele retornar.
- Reino Messiânico Milenar
Haverá um verdadeiro reino milenar na terra com Yeshua reinando a partir de Jerusalém? Se assim for, então deve haver um propósito e uma reivindicação em aliança contínuos para Jerusalém e Israel. Se não houvesse aliança com Israel, então não poderia haver um reino centrado em Jerusalém na terra. E se não, por que não paramos de orar: “Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu” (Mt 6.10)?
Portanto, se não houver uma aliança contínua com Israel, não haverá propósito para o planeta Terra, nenhuma segunda vinda literal e nenhum reino milenar. Essas são as questões críticas por trás da controvérsia da “terra de Israel”. As promessas da aliança para a terra de Israel e o povo judeu são os veículos bíblicos de Deus para retomar o planeta Terra, convidar Yeshua de volta à Terra e trazer o reino milenar.
Guerra Espiritual
E um último pensamento: por que os cristãos deveriam estar confusos sobre esse assunto? Parece que a Jihad Islâmica, as Nações Unidas e a esquerda radical não estão confusas. Todos eles fazem tudo o que podem para impedir Israel e o remanescente messiânico aqui. O que é óbvio para eles no negativo deve ser óbvio para nós no positivo.
Clique aqui e leia os artigos da Revista Impacto “DEUS QUER MORAR NA TERRA”.