Por Asher Intrater
A justiça é uma questão muito importante tanto na sociedade humana quanto aos olhos de Deus. Há a justiça eterna de Deus e há a justiça social nos assuntos humanos.
A justiça tem duas metades: punir os ímpios e absolver os justos. Essa é a definição de justiça: punir o errado e recompensar o certo.
Deuteronômio 25.1
כִּֽי־יִהְיֶ֥ה רִיב֙ בֵּ֣ין אֲנָשִׁ֔ים וְנִגְּשׁ֥וּ אֶל־הַמִּשְׁפָּ֖ט וּשְׁפָט֑וּם וְהִצְדִּ֨יקוּ֙ אֶת־הַצַּדִּ֔יק וְהִרְשִׁ֖יעוּ אֶת־הָרָשָֽׁע
Em havendo contenda entre alguns, e vierem a juízo, os juízes os julgarão, justificando ao justo e condenando ao culpado.
Como saber quem está certo e quem está errado? A Regra de Ouro da Justiça é que é preciso ouvir e entender os dois lados antes de se chegar a uma conclusão. Isso é válido em todo tipo de disputa, incluindo divisões conjugais, divisões de igrejas, alegações sexuais do clero, pontos de vista políticos, debates teológicos, acusações criminais, etc.
João 7.51
Acaso, a nossa lei julga um homem, sem primeiro ouvi-lo e saber o que ele fez?
Provérbios 18.17
צַדִּ֣יק הָרִאשׁ֣וֹן בְּרִיב֑וֹ וּבָֽא־רֵ֝עֵ֗הוּ וַחֲקָרֽוֹ׃
O que começa o pleito parece justo, até que vem o outro e o examina.
Não basta apenas ouvir os dois lados; é preciso ouvir os dois lados em seu próprio contexto. Se o lado A for ouvido no contexto da apresentação do lado B na mídia, ela será inclinada. O mesmo é verdade ao contrário. O lado B não será compreendido se ouvido no contexto da apresentação do lado A.
O lado A deve ser ouvido em seu próprio contexto. O lado B deve ser ouvido em seu próprio contexto. Isso é especialmente verdadeiro hoje no aumento do poder da mídia. A mídia se tornou mais forte do que a própria mensagem. O contexto da apresentação da mídia é mais forte do que o conteúdo do que originalmente deveria ser dito.
Por exemplo, em Israel hoje, se alguém quiser entender a posição de Netanyahu, deve ver as notícias no canal 14; se alguém quiser entender a posição da oposição, deve ver os canais 11,12 ou 13. Caso contrário, o ponto de vista é inclinado.
A apresentação tornou-se mais forte do que os fatos. O significado pretendido de qualquer mensagem pode ser distorcido quando tirado do contexto. Isso é particularmente verdadeiro hoje em fóruns de mídia social. E pode se tornar ainda mais com o avanço da IA.
Este princípio é essencial: antes de chegar a uma conclusão, você deve ouvir o lado A em seu próprio fórum de mídia e ouvir o lado B em seu próprio fórum de mídia. A Bíblia diz que uma mensagem é como uma maçã de ouro, enquanto a mídia é um cenário de prata (Provérbios 25.11). Ouvir um clipe do lado A apresentado na mídia do lado B pode ser muito enganoso.
Lembro-me de um caso em que algumas pessoas estavam me acusando de falso ensino e arrogância. Eles apresentaram um clipe diante de mim de algo que eu havia dito em uma mensagem. Eu respondi: “Isso é terrível. Como eu poderia ter dito uma coisa dessas? Este é um erro monstruoso da minha parte.”
Fiquei tão perturbado que pedi que exibissem uma gravação mais longa, começando um ou dois minutos antes. Quando ouvi toda a declaração no contexto, gritei: “Aleluia. Sim, foi exatamente isso que eu quis dizer.”
Quando ouvi até minha própria voz em um clipe ensinando algo que foi apresentado como incorreto, fiquei convencido do erro. Mas quando ouvi em um contexto mais amplo, significava exatamente o oposto do que parecia estar no clipe. O contexto pode mudar a percepção do significado – mesmo que sejam suas próprias palavras.
A retidão é a tensão dinâmica entre justiça e misericórdia.
Por exemplo, quando José descobriu que Miriã (Maria) estava grávida durante o período de noivado, ele teve um dilema. Se considerasse apenas a lei, ela teria que ser morta pelo pecado (Deuteronômio 22.23-24). Ele teria que, ao menos, se divorciar dela. Mas, em sua misericórdia por ela, ele queria fazê-lo secretamente para não causar vergonha pública.
Mateus 1.19
Mas José, seu esposo, sendo justo e não a querendo infamar, resolveu deixá-la secretamente.
Só depois que ele tomou essa posição é que lhe foi mostrado que a gravidez era um milagre de Deus e que Miriam não precisava ser punida.
O equilíbrio entre misericórdia e justiça é muito importante. É possível errar em ambos os lados. Se há misericórdia justa sem justiça, então a graça se torna um encobrimento para o mundanismo, a carnalidade, a covardia e o autoengano.
Gálatas 5.13
Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade; porém não useis da liberdade para dar ocasião à carne; sede, antes, servos uns dos outros, pelo amor.
A tradição rabínica judaica diz que se você for misericordioso com pessoas cruéis, acabará sendo cruel com os misericordiosos.
Por outro lado, se houver apenas justiça, então a fé se torna um motivo para condenar os outros, para o esforço próprio, orgulho e dureza de coração.
João 3.17
Porquanto Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.
A fusão perfeita de justiça e misericórdia é encontrada na cruz. Yeshua pagou o terrível preço da punição por nosso pecado e, ao mesmo tempo, nos ofereceu perdão.
Esta invenção genial de Deus chama-se “expiação”: o Messias tomou sobre si o nosso castigo para preservar a justiça e proclamou-nos o perdão pela graça. Somente Deus poderia ter a ideia de que ele seria o castigo substituto para nós. Incrível!