Leitor Impacto

Siga-nos nas redes sociais

A Vida Confiante de George Müller (Parte 5)

Por meio da fé e da oração, George Müller foi capacitado por Deus para construir um orfanato em Bristol, Inglaterra, para cuidar de 300 órfãos. Porém, assim que a casa foi aberta, surgiu uma grande necessidade de cuidar de mais órfãos, o que pressionou Müller a esperar novamente em Deus por recursos financeiros para construir uma segunda casa ainda maior para acolher mais 700 órfãos.

Durante dezenove meses, Müller havia esperado em Deus para lhe enviar recursos financeiros para a construção. Quase diariamente recebia algo em resposta à sua oração. Essas ofertas, em sua maioria, eram muito pequenas diante da quantia necessária para concluir o projeto. No entanto, mostravam que o Senhor estava ouvindo suas orações e lhe davam um incentivo precioso para continuar esperando em Deus. Durante meses, ele havia recebido a convicção interior de que o Senhor, no seu tempo, lhe enviaria valores maiores para a obra e, assim, começou a orar mais intensamente por essas ofertas. Como foi grande sua alegria quando recebeu uma doação feita por vários cristãos totalizando mais de 8 mil libras!

Em resposta, ele escreveu:

Veja quão precioso é esperar em Deus! Quem o faz não se frustrará! A fé e a paciência podem ser provadas por muito tempo e de forma intensa; mas no final certamente será notório que aqueles que honram a Deus serão honrados por ele que não permitirá que sejam envergonhados. A generosidade da doação, ao mesmo tempo que trouxe muito refrigério ao meu espírito, não me surpreendeu minimamente, pois espero grandes coisas de Deus….

Princípios da oração

“Somos ricamente recompensados por esperar em Deus”, disse Müller. “Você percebe a prontidão de seu coração em ouvir as súplicas dos filhos que confiam nele… Mas para ter suas orações atendidas, você precisa fazer seu pedido a Deus fundamentado nos méritos e na honra do Senhor Jesus. Você não deve depender de seu próprio mérito e fidelidade, mas unicamente do Senhor Jesus, como o motivo de Deus aceitar você, suas orações, seu trabalho ou qualquer outra coisa.”

“Para que suas orações sejam atendidas, é também necessário que as coisas que você pede a Deus sejam as que são para a honra dele e para o seu verdadeiro bem. Por último, ainda precisamos continuar orando até que a bênção nos seja concedida.”

“Não basta apenas começar a orar ou orar corretamente; nem é suficiente continuar orando por um tempo, mas devemos pacientemente, com fé, continuar orando até que se obtenha uma resposta e, além disso, não só continuar orando até o fim, mas também crer que Deus nos ouve e que responderá nossas orações. Na maioria das vezes falhamos por não continuar orando até que a bênção seja obtida e em não esperar a bênção. Se esses vários pontos forem encontrados juntos em qualquer indivíduo, seguramente suas orações serão respondidas.”

Em 1852, Müller teve a maior prova de fé dentre as muitas que experimentou. Sua amada e única filha contraiu tifo. Por um tempo pareceu que ela não viveria. Embora, depois da sua esposa, ela fosse seu mais querido tesouro terreno, ele se manteve em paz, pois acreditava que se o Senhor a tomasse, seria o melhor para ela e para a glória de Deus. Aprouve a Deus, depois de muitos dias, restaurar sua saúde.

Depois de pensar num segundo orfanato, Müller decidiu, em vez de construir uma casa maior, construir duas menores na mesma propriedade da primeira construção. Isso permitiria que abrigassem 1.000 crianças nas três construções. E que alegria quando a segunda casa foi inaugurada em 1857!

Houve uma época em que a caldeira usada para aquecer o primeiro orfanato apresentou um vazamento. Era início do inverno e soprava um vento frio do norte. Levaria semanas para que uma nova caldeira fosse instalada e Müller estava preocupado com o bem-estar das crianças e bebês. Ele colocou esse problema diante de Deus e providenciou que operários viessem consertar a caldeira defeituosa. Orou para que o Senhor mudasse o vento do norte para um vento ameno do sul e que desse aos trabalhadores uma capacidade de concluir os reparos rapidamente. O dia chegou e o fogo da caldeira foi apagado para que o trabalho pudesse ser feito. Como já era tarde, os reparadores “decidiram” trabalhar a noite toda para terminar os reparos e “o tempo todo o vento sul soprava tão moderadamente que não havia a menor necessidade de aquecimento”.

O mover do Espírito

Em 1859, houve um mover notável do Espírito Santo entre as meninas órfãs. Sessenta e três de 120 se converteram em um mês. Em outra ocasião, cerca de 200 meninas foram tocadas no coração e a maioria delas se converteu. Em 1872, uma epidemia de varíola tirou a vida de algumas crianças e alguns trabalhadores. Isso iniciou uma obra da graça na qual mais de 700 órfãos creram no Senhor Jesus.

Com o passar dos anos, Deus prosperou tanto Müller que ele nunca mais se viu em apuros financeiros. Como a terceira casa do orfanato foi concluída em 1862, houve pressão para construir mais casas, para que um total de 2 mil crianças pudessem ser acomodadas. Uma quarta e uma quinta casa foram construídas mais tarde, abrigando 2.050 crianças no total. Quando foi difícil conseguir ajudantes para cuidar de todas essas crianças, Müller e sua esposa começaram a orar três vezes ao dia pedindo por ajudantes, em vez de uma única vez ao dia como antigamente. Deus respondeu e os trabalhadores vieram.

Aqueles que vieram visitar as casas ficaram muito impressionados com a limpeza e a ordem e também com a saúde e felicidade das crianças. Isso foi ainda mais notável porque muitas das crianças órfãs vieram de pais que não tinham saúde e morreram novos, sendo que algumas dessas crianças herdaram essas deficiências.

Durante todo esse tempo, Müller não possuía pessoalmente nenhuma propriedade ou renda da qual pudesse depender. Suas necessidades eram supridas por crentes que enviavam ofertas enquanto ele orava e confiava em Deus para trazer o sustento. Embora fosse um homem de fé que passava horas em comunhão com Deus, também era um grande trabalhador e realizava quantidades quase inacreditáveis de trabalho. Foi dito sobre ele: “Ele ora como se Deus fosse fazer tudo, mas trabalha como se o sucesso dependesse do seu empenho”.

Ao longo dos anos, ele foi tão abençoado por Deus que doou quase um milhão de dólares para o trabalho missionário. Por meio das Bíblias e dos folhetos que distribuiu, milhares de almas foram salvas.

Müller atribuiu o notável sucesso do orfanato e de seu ministério em geral ao seu humilde esforço de “fazer a obra do Senhor à maneira do Senhor”, olhando somente para ele para receber orientação e ajuda. Ele provou que o poder de Deus vem por meio da fé e da oração.

– Extraído do livro: The Life Of Trust de George Müller.

Gostou? Compartilhe...

WhatsApp
Telegram
Twitter
Facebook
Imprimir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Em alta

Conteúdos mais populares

Como funciona o programa de leitura da Bíblia inteira em 10 meses

Visão Panorâmica da Bíblia Ouça aqui a apresentação do Projeto: [audio:https://audio.revistaimpacto.com.br/Pregacoes-Harold/Vis%C3%A3oPanor%C3%A2micadaB%C3%ADblia_2015/1%20fev%202015%20Harold%20Apresenta%C3%A7%C3%A3o%20Projeto%20Vis%C3%A3o%20Panor%C3%A2mica%20da%20B%C3%ADblia%202015%20no%20CPP%20Monte%20Mor.mp3] Download 1 – Você se compromete a ler cada dia a porção indicada na

Continue lendo...