Leitor Impacto

Siga-nos nas redes sociais

Antes da Fundação do Mundo

Asher Intrater

Muitas vezes, na vida, muitas coisas parecem dar errado. As coisas parecem acontecer por acaso. Na verdade, parece que as circunstâncias da nossa vida estão fora de controle. Por causa disso, muitas pessoas pensam não haver plano ou propósito na vida. Elas pensam que tudo acontece por uma combinação de tempo e acaso. Tudo é um acaso.

Alguns até pensam que os seres humanos evoluíram através do tempo e do acaso até o nosso estado atual. Mesmo como crentes, às vezes podemos nos sentir confusos na correria dos eventos do dia a dia e esquecer que pertencemos a um Deus soberano que está no controle. Por sete vezes no Novo Testamento lemos que Deus havia preparado ou planejado algo antes da fundação do mundo. Quando vemos essas sete declarações juntas, podemos ser encorajados de que a vida não está apenas acontecendo para nós, mas, sim, que Deus tem e sempre teve um plano.

1. Sabedoria Secreta

Sempre que Yeshua falava, Ele falava em parábolas. Parábolas são histórias simbólicas que precisam ser interpretadas. Yeshua disse que Ele falava dessa forma para que pessoas com corações orgulhosos ou duros não pudessem entender. Mt 13.35 (Sl 78.2) — Abrirei em parábolas a minha boca; publicarei coisas ocultas desde a criação (do mundo). Deus sempre teve um plano. Parece secreto para nós, porque não o vemos ou porque nos tornamos espiritualmente cegos. Deus nunca fica confuso. Nós só ficamos confusos quando não vemos qual é o seu plano. Mas existe um plano. O plano está sempre lá e disponível para qualquer um em que esteja disposto a se voltar para o Senhor.

2. Mundo Perfeito

Deus está no processo de construir uma sociedade perfeita e criar um mundo perfeito. Ele chama essa sociedade perfeita de Seu “reino”. O projeto arquitetônico e o planejamento urbano desse mundo perfeito foram plenamente concluídos em cada detalhe antes mesmo de Deus começar a criação. Mt 25.34 —Vinde, benditos de meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo.  Mesmo na construção moderna, um empreiteiro nunca martelaria o primeiro prego ou cavaria a primeira vala até que as plantas do edifício já estivessem em suas mãos. Quando chegamos a Gênesis 1, onde “No princípio, criou Deus […]”, Deus já havia terminado todos os detalhes de seu plano.

3. Amor do Pai

A regra principal desse mundo perfeito que está por vir é o amor. O exemplo fundamental do amor é o amor que o Pai tinha por Yeshua. Jo 17.24 — Pai, a minha vontade é que onde eu estou, estejam também comigo os que me deste […], porque me amaste antes da fundação do mundo. O amor do Pai é o padrão para todos os nossos relacionamentos. Somos convidados a entrar nessa rede de relacionamentos amorosos, confiantes e íntimos que foi iniciada por Deus em Yeshua antes mesmo de Adão e Eva serem criados. É um pouco como quando as crianças nascem em uma família na qual o padrão de amor já foi definido pelo pai e pela mãe antes de a criança nascer.

4. Destino Escolhido

Muitas pessoas tentam descobrir o que querem fazer na vida. Então gastam muito tempo, dinheiro e energia para fazer esse plano acontecer. Como crentes, não tentamos “inventar” um propósito na vida. Entendemos que Deus tem um plano perfeito para cada um de nós e que esse plano foi preparado e predestinado para nós. Ef 1.4 — Assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor. Deus o escolheu antes de você escolhê-lo. Seu plano não está contaminado, mas é perfeitamente puro e santo. Esse plano para sua vida foi pré-escrito e pré-programado na pessoa de Yeshua. O código genético espiritual do plano para sua vida é encontrado nele.

5. Sangue do Messias

Todos falharam em viver de acordo com o mundo perfeito, o amor e o plano perfeito que Deus projetou para nós. Deus sabia que isso aconteceria, por isso preparou o remédio antes que a doença acontecesse. A doença é o pecado. E o remédio é o sangue de Yeshua. 1 Pe 1.18-20 — Não foi mediante coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados […] mas pelo precioso sangue […] o sangue de Cristo, conhecido, com efeito, antes da fundação do mundo. Nós falhamos. Nossa situação, sem Deus, seria desesperadora. Mas Ele nos redimiu e nos trouxe de volta ao seu propósito original. Trata-se do poder do sangue de Yeshua que purifica e restaura tudo. O testemunho de seu sangue e sua pessoa foi estabelecido desde o início. O Messias não veio depois de Adão, mas antes de Adão. O sangue de Yeshua não veio depois do pecado, mas antes do pecado. Esse nível mais alto de pureza e poder foi estabelecido como um padrão antes que o mundo fosse criado.

6. O Cordeiro Que Foi Morto

Nesse mesmo pensamento, a crucificação de Yeshua foi planejada e determinada antes da criação. O amor de Deus não é apenas perfeito, é também sacrificial. É perfeitamente sacrificial. O padrão de que Yeshua estava disposto a dar sua vida por nós foi estabelecido antes do mundo começar. Ap 13.8 — […] no Livro da Vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo. Logicamente, a crucificação tinha que acontecer. Um criador amoroso faz uma criatura amorosa. Uma criatura amorosa tem livre-arbítrio. O livre-arbítrio permite a possibilidade do pecado. O pecado leva à morte. A morte só pode ser curada pela ressurreição. A ressurreição só pode acontecer a alguém que morreu. A crucificação e ressurreição de Yeshua foram pré-planejadas antes da criação.

7. Salvação e Condenação Eternas

Se há recompensa eterna, também há punição eterna. Deus tem um sistema de justiça perfeito, completo e eterno. Os documentos, arquivos e registros do sistema judicial no céu são perfeitamente guardados. Ap 17.8 — A besta que viste […] está para emergir do abismo e caminha para a destruição. E aqueles que habitam sobre a terra, cujos nomes não foram escritos no Livro da Vida desde a fundação do mundo, se admirarão. Deus é soberano sobre o céu e o inferno. Ele é um juiz santo e um Senhor soberano. Ele está no controle. Ele conhece o coração de cada um de nós. O passado eterno e o futuro eterno são aterrorizantes e reconfortantes.

Gostou? Compartilhe...

WhatsApp
Telegram
Twitter
Facebook
Imprimir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Em alta

Conteúdos mais populares

Como funciona o programa de leitura da Bíblia inteira em 10 meses

Visão Panorâmica da Bíblia Ouça aqui a apresentação do Projeto: [audio:https://audio.revistaimpacto.com.br/Pregacoes-Harold/Vis%C3%A3oPanor%C3%A2micadaB%C3%ADblia_2015/1%20fev%202015%20Harold%20Apresenta%C3%A7%C3%A3o%20Projeto%20Vis%C3%A3o%20Panor%C3%A2mica%20da%20B%C3%ADblia%202015%20no%20CPP%20Monte%20Mor.mp3] Download 1 – Você se compromete a ler cada dia a porção indicada na

Continue lendo...