Deus e o Governo.
A Bíblia tem muito a dizer sobre autoridade e governos, especialmente no livro de Daniel.
- Admitir a soberania – Deus está sobre todos os governos deste mundo em todos os tempos (Daniel 4.17).
- Submeter-se à Autoridade – Respeite todas as autoridades; submeta-se às autoridades governamentais dentro de sua esfera; obedeça à autoridade dentro do limite de não ceder ao pecado (Romanos 13.1-4).
- Pedir pelos líderes – Ore por todos aqueles que têm autoridade, a fim de impactar a retidão e a justiça na sociedade e convidar o reino de Deus a seguir em frente (1 Timóteo 2. 1-4).
- Influenciar o governo – Ore pelos líderes governamentais para que seus corações possam ser influenciados e transformados pelo Senhor para seguirem na direção certa (Provérbios 21.1).
- Remover/Substituir – Depois de orar, espere que Deus, em Seu tempo, remova/substitua aqueles que endurecem seus corações e se recusam a governar corretamente (Daniel 2.21).
- Elevar a Ekklesia – Somos convidados a um nível mais alto em nossa compreensão de governo a partir da posição elevada de Yeshua, que está acima de todas as coisas, em preparação para governar e reinar com Ele em Seu retorno. (Efésios 1.21-22).
Avivamento – Remanescente – Retorno
por Asher Intrater
Nossas prioridades bíblicas para o fim dos tempos podem ser resumidas nestas três palavras: Avivamento, Remanescente e Retorno.
Por “Avivamento” queremos dizer um grande derramamento do Espírito Santo em todo o mundo:
Atos 2.17 (Joel 2.28) – E acontecerá nos últimos dias que derramarei do meu Espírito sobre toda a carne […]
Por “Remanescente” queremos dizer a restauração da comunidade de crentes judeus messiânicos em Yeshua (Jesus) dentro da nação de Israel.
Joel 2.32 – […] porque, no monte Sião e em Jerusalém, estarão os que forem salvos, […] aqueles que o Senhor chamar.
Romanos 11.5 – Assim, pois, também agora, no tempo de hoje, sobrevive um remanescente segundo a eleição da graça.
O avivamento do primeiro século ocorreu SOMENTE entre o remanescente de Israel. O avivamento do século final ocorrerá TANTO em Israel quanto em todo o mundo. O derramamento do fim dos tempos pode ser visto como a conclusão do avivamento que começou no Pentecostes de 33 d.C.
Por “Retorno” queremos dizer a Segunda Vinda de Yeshua. Assim como o Primeiro Pentecostes ocorreu logo após a Primeira Vinda, o Segundo Pentecostes acontecerá logo antes da Segunda Vinda.
Atos 2.20 – […] antes da vinda do grande e terrível dia do Senhor.
O avivamento mundial está necessariamente ligado ao remanescente judaico messiânico em Israel. Por quê? – Porque, na Segunda Vinda, Yeshua retorna a Jerusalém.
O padrão “Avivamento-Remanescente-Retorno” pode ser encontrado em Atos 1, bem como em Atos 2:
Atos 1.6,8 – Será este o tempo em que restaures o reino a Israel? […] recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra.
Se fizermos o que Yeshua nos disse na Grande Comissão, o Grande Avivamento será o resultado. Esse avivamento está conectado ao Remanescente Messiânico em Israel. Não apenas a nação política de Israel será restaurada, mas também o reino espiritual. Esse reino espiritual vem dos crentes judeus messiânicos dentro de Israel.
A Grande Comissão (versículo 8) e a Restauração de Israel (versículo 6) levam à Segunda Vinda (versículo 11):
Atos 1.11 – Esse Jesus que dentre vós foi assunto ao céu virá do modo como o vistes subir.
Yeshua ascendeu ao céu do Monte das Oliveiras. Ele retornará do céu para o Monte das Oliveiras (Zacarias 14.4). A mesma cidade em que Yeshua foi crucificado em Sua primeira vinda é onde Ele será coroado em Sua segunda vinda.
A conexão Avivamento – Remanescente – Retorno é vista também no livro de Apocalipse. O derramamento e a colheita mundiais são descritos como:
Apocalipse 7.9 – uma grande multidão que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas […]
O Remanescente Messiânico é descrito como:
Apocalipse 7.4 – […] cento e quarenta e quatro mil selados de todas as tribos dos filhos de Israel.
A grande multidão e o remanescente selado finalmente inauguram a Segunda Vinda:
Apocalipse 19.11 – Vi o céu aberto e eis um cavalo branco, e o que estava assentado sobre ele […]
O padrão Avivamento – Remanescente – Retorno é visto em muitas outras seções das escrituras – incluindo Romanos 11, Efésios 2, Isaías 40-66, Ester, Rute – e é um resumo do plano de Deus para Israel e a Igreja no Reino do Messias.
Isso também é o que chamamos de “pré-requisito duplo” para a Segunda Vinda. O evangelho do reino deve ser compartilhado em todas as nações antes que o fim venha (Mateus 24.14). E não veremos o retorno de Yeshua até que o povo judeu em Jerusalém O receba de volta com gritos de “Bendito seja Aquele que vem (Mateus 23.39)”.
Esse padrão bíblico não é apenas uma questão de interpretação correta, mas de estratégia prática para o ministério. Não é apenas teologia; é a nossa metodologia. Por um lado, buscamos compartilhar o evangelho, fazer discípulos e plantar congregações nativas aqui em Israel. Por outro lado, oramos pelas nações, procuramos equipar a Igreja e enviamos crentes israelenses como emissários do reino em todo o mundo (Isaías 2.2-4; 42.6; 49.6).
Ao longo dos anos, muitos de nós, judeus messiânicos, pregamos apenas uma mensagem “remanescente” sem preocupação com o avivamento mundial. Muitos cristãos cheios do Espírito tiveram uma visão para o “avivamento” mundial, mas não da importância do remanescente de Israel. No entanto, os dois estão ligados um ao outro pelo retorno de Yeshua.
Creio que Deus não permitirá que os cristãos “proféticos-apostólicos” “pulem” o remanescente messiânico em Israel. Nem acredito que Deus permitirá que a comunidade judaica messiânica evite nosso compromisso com o avivamento mundial. Ele está nos enxertando uns nos outros para a glória do reino de Seu Filho a ser estabelecido na terra (Zacarias 14.9, Efésios 1.10).