Leitor Impacto

Siga-nos nas redes sociais

Balaão e o 7 de outubro

Por Ariel Blumenthal

Quem teria imaginado que são paralelos?

No meio da Torá (Números 22-24), Deus está lidando com os pecados de Seu povo enquanto os leva a possuir a terra. Então, de repente, há um “corte” estendido para o que está acontecendo entre as nações gentias que estão testemunhando as conquistas israelitas dentro e ao redor de Canaã. O rei de Moabe fica alarmado e pede ajuda para derrotar Israel de qualquer maneira possível, neste caso pedindo a Balaão que amaldiçoe Israel.

O gentio Balaão é um profeta de YHVH (!) desde a Mesopotâmia. Deus não permitirá que ele amaldiçoe Israel. Deus parece deixar de lado os muitos pecados de Israel e só permite que o profeta fale bênçãos sobre Israel. Como medida extra, Deus fala pela boca de um jumento para garantir que Balaão seja fiel ao seu chamado para abençoar.

A história de Balaão pode ser lida como uma parábola de nossa situação hoje:

  • é o mesmo povo/nação de Israel hoje como naquela época; novamente, hoje Israel está conquistando e se tornando soberano na terra de “Canaã”;
  • naquela época, o rei de Moabe era o líder gentio maligno que se rebelou contra Deus ao desejar ferir e destruir o povo judeu (Salmo 2); um paralelo hoje são os grupos gentios empenhados em destruir o povo judeu, especialmente o Hamas, o Hezbollah e o Irã;
  • o profético Balaão espelha a igreja eclésia internacional, cheia do espírito de Deus, mas lutando com suas próprias tentações; e tendo recebido uma ordem divina para abençoar Israel (Romanos 9-11).

Abençoar ou amaldiçoar

Desde 7 de outubro a situação em Israel e em todo o mundo está forçando as pessoas a ficarem em uma situação difícil. Muito parecido com Balaão e seu jumento: podemos ver Yeshua, o capitão dos exércitos do céu, parado diante de nós com Sua espada desembainhada, enquanto Ele estava na frente de Balaão e como Ele estava na frente de Josué (Números 22.31; Josué 5.13-15)? Estamos escolhendo ver o plano de Deus para Israel e as nações do “lugar alto” das profecias das Escrituras? Ou estamos permitindo que as notícias e nosso interesse pessoal ou nacional influenciem a forma como vemos as coisas?

Balaão começou bem, no Espírito, mas acabou permitindo que sua ganância carnal e interesse próprio o levassem a “se vender” quando se tratava de Israel e do plano final de Deus (Apocalipse 2.14, 2 Pedro 2.14, Judas 1.11). Vamos nos certificar de que não sigamos o mesmo caminho.

Lembre-se:

  • Deus não é homem para mentir;
  • quando Deus abençoou Israel, não foi para depois revogar a bênção;
  • Ele vê o fim desde o início;
  • Seu propósito, em última análise, traz bênção e restauração para a humanidade.

Deus não é homem, para que minta; nem filho de homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele prometido, não o fará? Ou, tendo falado, não o cumprirá? Eis que para abençoar recebi ordem; ele abençoou, não o posso revogar.” (Números 23.18-20 NVI)

Gostou? Compartilhe...

WhatsApp
Telegram
Twitter
Facebook
Imprimir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Em alta

Conteúdos mais populares

Como funciona o programa de leitura da Bíblia inteira em 10 meses

Visão Panorâmica da Bíblia Ouça aqui a apresentação do Projeto: [audio:https://audio.revistaimpacto.com.br/Pregacoes-Harold/Vis%C3%A3oPanor%C3%A2micadaB%C3%ADblia_2015/1%20fev%202015%20Harold%20Apresenta%C3%A7%C3%A3o%20Projeto%20Vis%C3%A3o%20Panor%C3%A2mica%20da%20B%C3%ADblia%202015%20no%20CPP%20Monte%20Mor.mp3] Download 1 – Você se compromete a ler cada dia a porção indicada na

Continue lendo...