Em Memória
Nossos corações estão despedaçados diante do assassinato dos três adolescentes, Ayal, Gilad e Naftali, nas mãos dos terroristas do Hamas. Durante as últimas três semanas, tanto religiosos quanto seculares estavam unidos num clamor de oração através de leituras públicas do livro de Salmos. A meditação nas Escrituras a seguir foi escrita em memória deles, e da esperança messiânica do nosso povo.
Baruch Haba
Asher Intrater
Há uma frase curta em Salmo 118.26 que tem adquirido uma grande importância tanto no mundo judaico como no mundo cristão. Em hebraico, a frase é : ברוך הבא , baruch haba, “Bendito o que vem…”
Yeshua e seus discípulos mencionam “Baruch haba” duas vezes: uma na sua entrada em Jerusalém (Mateus 21.9), e outra no final de sua longa repreensão aos líderes religiosos (Mateus 23.39).
Na entrada de Yeshua em Jerusalém, ele montou num jumento em cumprimento à profecia de Zacarias 9.9. Seus discípulos encheram as ruas enquanto ele entrava sobre o jumento. Essa declaração era um convite que não foi aceito na época – para que ele tomasse o seu lugar como o Rei Messias em Jerusalém.
Mateus 21.9: “E as multidões, tanto as que o precediam como as que o seguiam, clamavam: Hosana ao Filho de Davi! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana nas maiores alturas!”
A segunda ocorrência de “Baruch Haba” foi na profecia de Yeshua sobre a destruição que viria sobre Jerusalém e sua futura reconstrução. Aqui, Yeshua repreendeu os fariseus por rejeitá-lo, e também prometeu que voltaria quando o povo clamasse: “Baruch Haba”.
Mateus 23.37-39: “Jerusalém, Jerusalém … Eis que a vossa casa vos ficará deserta; … já não me vereis, até que venhais a dizer: Bendito o que vem em nome do Senhor!”
Entre os judeus modernos, essa frase ficou famosa nos anos 1990 pelos Lubavitcher Hassidim que proclamavam que seu rabino, Menachem Schneerson, era o Messias. Ele faleceu em junho de 1994 (há 20 anos, no mês passado). Os seus seguidores continuam a encher Jerusalém e Israel de cartazes com a sua foto e o título: Bendito o que vem, Rei Messias.
Eles interpretam o Salmo 118 como se referindo ao Messias, assim como é entendido nos evangelhos (exceto, é claro, pela troca do “candidato” deles pelo Messias verdadeiro).
Os judeus religiosos leem os Salmos durante as festas bíblicas sagradas. Em Israel, os Salmos também são lidos em voz alta durante os momentos de crise e necessidades especiais. Logo, pode-se imaginar facilmente uma leitura pública do Salmo 118 numa futura crise nacional.
Na versão de Mateus, Yeshua cita outro verso do Salmo 118 durante a sua entrada em Jerusalém: “A pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a principal pedra, angular” (Mateus 21.42). O Salmo 118 exige que aquele que fosse recebido em Jerusalém como messias deveria primeiro se tornar uma “pedra” rejeitada pelos “construtores” (líderes religiosos e políticos). Primeiro rejeitado – depois recebido.
A entrada de Yeshua em Jerusalém foi apenas um cumprimento parcial. Haverá outro dia no qual ele entrará em Jerusalém novamente. É provável que isso aconteça numa época de crise nacional num dia de festa bíblica sagrada, com uma leitura pública dos Salmos, clamando “Baruch Haba”.
Notícias da Casa Netanel
Rachel e Gilad Netanel
Recentemente, recebemos alguns amigos para um jantar de Shabbat. Dentre eles, uma amiga (H., professora de música) convidou-nos para um festival de música que ela estava realizando em sua escola. Apreciamos o festival e conhecemos os pais dela lá. Pouco tempo depois, nós os visitamos novamente durante o Shavuot.
O pai dela nos perguntou: ”Como os judeus messiânicos oram e o que fazem?” Expliquei que somos judeus que estão retornando para as raízes do judaísmo na Tanakh (Bíblia Hebraica). ”E quanto aos mitzvot (mandamentos) e o Shabbat?” Respondi que cumprimos os mandamentos de acordo com a Tenach, como descrito pelo profeta Jeremias (31.31, 33): “firmarei nova aliança com a casa de Israel e com a casa de Judá… as minhas leis [Torá], também no coração lhas inscreverei.”
O irmão dela (que já tinha sido aluno numa Yeshiva [espécie de seminário] ortodoxa) perguntou: “Como vocês chegaram à conclusão de que Yeshua é o Messias?” Nesse ponto, ele começou a gravar a nossa conversa enquanto eu mostrava as profecias na Bíblia. Nossa conversa continuou por três horas. Por favor, continue a orar por nós à medida que compartilhamos o evangelho com nossos irmãos israelenses.
Ataques de Lésbicas em Yad Hashmonah
Ayellet Ronen, secretário executivo
Dois anos atrás, nosso kibbutz (comunidade) sofreu um abalo depois de sermos processados por lésbicas, pelo fato de não termos permitido que realizassem um “casamento” em nossa propriedade. Recentemente, nosso apelo foi negado na instância superior e, desde então, uma nova onda de ataques, sem precedentes, tem sido feita contra nós por e-mail, internet, Ynet, Mako e redes sociais.
Outras lésbicas estão exigindo realizar eventos aqui, o que, na verdade, pode nos forçar a fechar nossas instalações e despedir os funcionários. Temos sentido que Deus pode estar nos chamando para redefinir mais claramente nosso estabelecimento como uma organização religiosa, o que mudaria o status legal a respeito dos eventos lésbicos. Estávamos hesitantes quanto a isso no passado, porque queríamos permanecer abertos para o público em geral e estar livres da necessidade de arrecadar recursos como uma organização sem fins lucrativos.
Uma observação interessante é que temos sido contatados por organizações religiosas judaicas ortodoxas que, embora se oponham à nossa fé em Yeshua, querem nos apoiar contra os ataques das lésbicas. Um rabino me disse: “Eles estão atacando vocês agora, mas sabemos que somos os próximos na fila; então queremos apoiá-los”.
Sobre Muçulmanos Radicais
Neste vídeo curto, Brigitte Gabriel responde à pergunta de uma aluna de faculdade muçulmana sobre os “muçulmanos moderados”. Brigitte declara que, apesar de 80% dos muçulmanos não serem radicais, os 20% restantes, que são radicais, são mais que suficientes para matar e massacrar. A maioria pacífica é irrelevante! Para assistir em inglês:
http://www.mrctv.org/videos/heritage-foundation-panelist-radical-islam
CADASTRE-SE E RECEBA O REVIVE ISRAEL IMEDIATAMENTE EM SEU E-MAIL:
Respostas de 6
Excelentes informações. Parabéns, site confiável e instrutivo. Shalom.
Informações bem precisas. Site confiável e informativo. Oportunamente vos solicito informações quanto a aquisição da Tenach. Shalom
Assim como os montes estão em volta de Jerusalém, assim o Senhor está em volta do seu povo, e os inimigos de Israel serão envergonhados. Haja paz em Jerusalém. Amo esse povo.
Amo Israel
Sofia Faria Cruz
Os acontecimentos de Israel são o nosso sinal.
Shalom
Preciso saber como se escreve corretamente “bendito é aquele que vem em nome do Senhor”
Em pesquisa achei:
Baruk tava bshen Adonai
Baruch haha b’shem Adonai
Baruch haba bshen Adonai
Estou confuso!
Can I help me?