28 de agosto de 2025

Ler é sagrado!

Cabeça da Igreja – Rei de Israel

Por Asher Intrater

Yeshua (Jesus) é a figura central no plano de Deus e em todas as Escrituras. Ele é o primeiro e o último (Apocalipse 1:8, 17); o mesmo ontem, hoje e eternamente (Hebreus 13:8). Ele cumpre muitos papéis. Como o Cristo-Messias, Ele é tanto o Cabeça da Igreja quanto o Rei de Israel.

Ele é chamado de Rei de Israel quando entra triunfante em Jerusalém:

João 12:12-13 – No dia seguinte, a numerosa multidão que viera à festa, tendo ouvido que Jesus estava de caminho para Jerusalém, tomou ramos de palmeiras e saiu ao seu encontro, clamando: Hosana! Bendito o que vem em nome do Senhor e que é Rei de Israel!

Sua declaração foi um tipo de inauguração; eles estavam tentando instalá-lo como rei, mas não era a hora certa. Yeshua é chamado de Cabeça da Igreja pelo espírito de revelação na oração de Paulo (Saulo), o Apóstolo:

Efésios 1:20-22 – o qual exerceu ele em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos e fazendo-o sentar à sua direita nos lugares celestiais, acima de todo principado, e potestade, e poder, e domínio… E pôs todas as coisas debaixo dos seus pés e, para ser o cabeça sobre todas as coisas.

A igreja (ecclesia, em grego) é vista aqui como um instrumento do governo de Deus. É um grupo de pessoas que governam e reinam com Yeshua. Deus exerce autoridade sobre o mundo por meio desse corpo de pessoas, das quais Yeshua é o líder; a eclésia é Seu corpo governante.

Como Yeshua recebeu essa posição? Por ascensão. Ele não apenas ressuscitou dos mortos, mas continuou subindo acima de todos os poderes espirituais até o lugar mais alto no céu. Pela crucificação recebemos expiação; pela descida de Yeshua ao inferno, recebemos libertação do inferno; por Sua ressurreição, recebemos a vida eterna; por Sua ascensão, recebemos autoridade espiritual para governar e reinar.

A eclésia foi criada pela ascensão de Yeshua como um corpo governante. Portanto, a igreja internacional é essencialmente “voltada para a ascensão”.

Como Yeshua recebeu Sua posição como Rei de Israel? Por encarnação (e circuncisão).

Mateus 1:1 – A genealogia de Yeshua, o Messias, filho de Davi, filho de Abraão…

As escrituras da Nova Aliança começam com o nascimento de Yeshua da linhagem de Abraão e Davi. A autoridade para governar o reino de Deus na terra foi dada por aliança a Yeshua por meio de Davi, de Judá, de Abraão. Yeshua não apenas nasceu neste planeta, mas também foi circuncidado quando chegou aqui (Lucas 2:21). Ele nasceu de uma mulher para ser o chefe de uma nova raça humana (Gênesis 3:15, 1 Coríntios 15:45). Ele nasceu da semente de Davi para se sentar no trono de Davi e governar o reino de Deus na terra (Lucas 1:32). A encarnação transferiu para Yeshua a autoridade de Adão da criação; a circuncisão transferiu a autoridade de Abraão por aliança.

O reino de Israel tem mais uma atitude de “possuir a terra”, enquanto a igreja é mais voltada para “subir ao céu”. Um está se movendo para cima da terra em direção ao céu, o outro para baixo, movendo-se do céu para a terra. Yeshua é o cabeça da Igreja por ascensão e rei de Israel por encarnação. Ambos os ofícios são paralelos. Yeshua não é esquizofrênico. Ele é ao mesmo tempo cabeça da Igreja e rei de Israel. Os dois títulos um dia se tornarão um (Zacarias 14:9, Efésios 1:10).

Ambos os papéis exigem um compromisso com um grupo de pessoas. Sua posição como cabeça da Igreja exige um pacto de compromisso com todas as pessoas da eclésia internacional. A posição de um pai em uma família exige compromisso com os filhos da família. Assim como um pai não pode ser pai sozinho, Yeshua não pode ser o cabeça da Igreja sozinho. Ele está conectado essencialmente a esse grupo de pessoas. Ele se definiu por eles.

Da mesma forma, como rei de Israel, Yeshua se comprometeu com esta nação. Ele Se define por meio desse grupo de pessoas. Não há Yeshua sem a Igreja e não há Yeshua sem Israel.

O duplo papel de Yeshua como chefe da Igreja e rei de Israel exige um compromisso de aliança entre esses dois grupos. A reconciliação e a cooperação entre Israel e a Igreja representam uma grande restauração profética no reino de Deus em nossos dias. Por meio de Yeshua, Israel e a Igreja são “forçados”, ou melhor, “destinados” a uma parceria.

A Igreja está sendo enxertada em Israel (Romanos 11:17) e Israel está se movendo em direção à salvação nacional (Romanos 11:26). O remanescente judaico messiânico faz parte de ambos e, portanto, desempenha um papel essencial como ponte entre os dois. Os dois se tornarão um só corpo (Ezequiel 37:17-22, Efésios 2:12-16).

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