Por Asher Intrater
Você já notou a palavra “jardim” em Jo 18.1? – “Tendo Jesus dito estas palavras, saiu juntamente com seus discípulos para o outro lado do vale do Cedrom, onde havia um jardim; e aí entrou com eles.”
Mas que jardim era este? – O Jardim do Getsêmani.
E quais “palavras” Yeshua tinha acabado de dizer? – A oração de João 17.
Yeshua orou para que seus discípulos fossem unidos, glorificados e protegidos neste mundo, já que ele estava partindo para retornar ao céu.
Yeshua fez esta magnífica oração por seus discípulos, presumidamente no Monte Sião, e então cruzou o vale do Cedrom para fazer a oração em que suou sangue no Getsêmani. O intervalo entre as duas orações foi de aproximadamente uma hora. E há uma conexão espiritual entre elas.
A oração do Getsêmani, “[…] não seja como eu quero, e sim como tu queres […]” – Mt 26.39, foi uma resposta à oração de João 17. Ele se dedicou à obediência, mesmo até a morte na cruz e a descida ao inferno, para que sua oração por seus discípulos fosse cumprida.
Esta noite bastante intensa incluiu:
- Chegada ao cenáculo no Monte Sião
- Comer a Páscoa juntos
- Selar a aliança da Ceia do Senhor
- Fazer a oração de João 17
- Cruzar o Cedrom
- Entrar no jardim do Getsêmani
- Fazer a oração “não seja feita a minha vontade”
- Ser preso
- Ser levado perante o Sumo Sacerdote
- Ser levado perante Pilatos
Então resumimos isso para:
- Páscoa
- Ceia do Senhor
- João 17
- Getsêmani
- Crucificação
Yeshua foi crucificado para cumprir todas as coisas gloriosas pelas quais orou por seus discípulos em João 17. No Getsêmani ele orou para estar disposto a se sacrificar a fim de cumprir a oração de João 17. Sua oração por nosso glorioso destino exigiu Sua oração por dedicação total, o que O levou a ser crucificado por nós.
Imediatamente após esta oração, os soldados vieram prendê-lo. Ele estava tão cheio de santidade e poder que, quando lhes disse: “sou Eu”, os soldados recuaram e caíram sobre a terra (Jo 18.6).
Quando oramos junto com Yeshua as orações de João 17 e do Getsêmani, em dedicação e amor, grande poder será liberado também para o reino de Deus.