30 de dezembro de 2024

Ler é sagrado!

Divino e Davídico

Dívino e Davídico

Asher Intrater

Acreditamos que Yeshua (Jesus) é ao mesmo tempo homem e Deus. Certa vez, estava meditando em Romanos 1, onde Yeshua é descrito como descendente de Davi (verso 3) e Filho de Deus (verso 4). Senti que o Espírito Santo me perguntou qual era mais importante. E respondi: “Ser o Filho de Deus”. Então, o Espírito Santo disse: “Não”. Ao que respondi surpreso: “Que ele é o filho de Davi?!” Senti o Espírito Santo dizer novamente: “Não”. Fiquei perplexo. A solução veio na voz tranquila em meu interior: “Ele é os dois ao mesmo tempo”.

É por ser tanto Deus quanto homem que Yeshua se torna a fonte de nossa salvação. Ele é Deus à imagem do homem e homem à imagem de Deus (Gn 1.27). Ele é o juiz divino que pune nossos pecados e o substituto humano que tira os nossos pecados.

Entre as lideranças messiânicas israelenses nos últimos anos, os dois lados da questão foram debatidos. Havia um pequeno grupo de líderes que negava a divindade de Yeshua e havia outro pequeno grupo que negava sua humanidade. A grande maioria dos pastores e presbíteros se posicionou firmemente a favor de sua natureza dualista.

Nas escrituras do Novo Testamento, há um desenvolvimento na compreensão de quem é Yeshua. Começa com o davídico no evangelho de Mateus e avança para o divino no livro de Apocalipse. Assim, vejo três estágios:

  1. Yeshua como o rei de Israel – Evangelhos sinóticos e Atos
  2. Yeshua como o cabeça da Igreja – Epístolas de Paulo
  3. Yeshua como o anjo de YHVH – escritos de João.

O Novo Testamento começa em Mateus com a genealogia de Yeshua. Esse capítulo é uma ponte que conecta os eventos do evangelho à história bíblica do reino de Israel. A ênfase é que Yeshua é o filho de Davi [nota: por esse motivo, a genealogia é dividida em 14 gerações (versículos 17-18). Em hebraico, não há vogais; portanto, o equivalente a Davi é soletrado “DVD”. Cada letra tem um valor numérico: D é 4; V é 6. O nome de Davi é igual a 4-6-4, totalizando 14. O número 14 enfatiza que Yeshua é filho de Davi].

Deus deu o governo do planeta Terra para Davi (2 Sm 7). Se não entendermos a natureza davídica de Yeshua, perderemos o nosso domínio sobre este planeta, a transformação dos reinos do mundo (Ap 11.15), a restauração do reinado a Israel (At 1.6) e a natureza literal do reino do milênio. É por isso que a conexão com Davi é tão importante.

Com cada estágio da revelação de Yeshua, há uma revelação correspondente de nosso destino nele. A revelação de Yeshua como rei de Israel foi dada a Shimon (Pedro) em Mateus 16. Yeshua diz a Shimon que essa revelação não era humana ou natural, mas celestial e sobrenatural (verso 17). Ao mesmo tempo, Pedro recebe a autoridade espiritual de que tudo o que ele ligasse ou desligasse na Terra seria feito no céu (versos 18-19). Isso se aplica a qualquer pessoa hoje que venha a ter fé na mesma revelação que Shimon Pedro teve.

A revelação de Yeshua como cabeça da Igreja foi dada a Shaul (Paulo) em Efésios 1. Yeshua subiu ao céu acima de todos os principados e potestades (versos 20-21). Shaul diz que esse entendimento foi dado a ele por revelação e ora para que tenhamos a mesma iluminação (versos 17-18). Essa iluminação nos dará o mesmo poder e autoridade que Yeshua tem, tanto neste mundo quanto no mundo vindouro. Estamos assentados com Ele espiritualmente no céu (Ef 2.6-7).

A revelação de Yeshua como rei de Israel foi dada a Shimon (Pedro) e como líder da igreja, a Shaul (Paulo). No entanto, a revelação completa de Yeshua como o anjo de YHVH e a manifestação de Deus em forma humana foi dada a João (Yochanan). A revelação de João também conecta Yeshua à lei de Moisés e aos profetas hebreus.

  1. Ele é a luz e a palavra da criação: João 1 e Gênesis 1
  2. Ele é o Anjo do Senhor, cujo dedo escreveu os Dez Mandamentos: Jo 8.6 e Êx 31.18
  3. Ele é o Deus-homem que apareceu a Abraão: Jo 8.56 e Gn 18
  4. Ele é o Rei glorificado no trono que apareceu para Isaías: Jo 12.41 e Is 6
  5. Ele é o Homem de fogo que apareceu para Daniel: Ap 1.13-15 e Dn 10.5-6
  6. Ele é o Homem no trono sobre os querubins que apareceu para Ezequiel: Ap 3.21; 4.2-7; 5:6-8 e Ez 1.4-12, 26
  7. Ele é o comandante dos exércitos de YHVH que apareceu para Josué: Ap 19.11-14 e Js 5.13-15

O primeiro estágio de nosso destino nos é revelado por Pedro nos evangelhos; o segundo estágio, por Paulo nas epístolas. O último estágio é por meio de João. O livro de Apocalipse é a revelação final (Ap 1.1).

Ao meditarmos sobre a visão de Yeshua no livro de Apocalipse, ocorre uma mudança em nós. Ao compreendermos quem Ele realmente é, também compreendemos quem somos nele. Seus olhos são uma chama de fogo. Ele usa muitas coroas. Está vestido de branco, com uma faixa de ouro no peito e uma espada saindo de Sua boca. Seus cabelos são como lã e Seu rosto é brilhante como o sol.

Quando essa imagem ENTRA em você, ela o torna diferente. Há um novo poder, paixão e pureza. A santidade queima nossa carnalidade e mundanismo. Vemos uma perspectiva celestial do reino. Somos preparados para a Sua vinda. Temos uma nova capacidade de julgar, governar e guerrear. O domínio e a autoridade são transmitidos.

Que possamos ver tanto o aspecto davídico quanto o divino de Yeshua! Que Deus nos conceda a compreensão de quem Yeshua é, como foi revelado a Pedro, Paulo e João! E que sejamos transformados para sermos como Ele.

Gostou? Compartilhe com os seus...

WhatsApp
Telegram
Twitter
Facebook
Imprimir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Em alta

Conteúdos mais populares

Como funciona o programa de leitura da Bíblia inteira em 10 meses

Visão Panorâmica da Bíblia Ouça aqui a apresentação do Projeto: [audio:https://audio.revistaimpacto.com.br/Pregacoes-Harold/Vis%C3%A3oPanor%C3%A2micadaB%C3%ADblia_2015/1%20fev%202015%20Harold%20Apresenta%C3%A7%C3%A3o%20Projeto%20Vis%C3%A3o%20Panor%C3%A2mica%20da%20B%C3%ADblia%202015%20no%20CPP%20Monte%20Mor.mp3] Download 1 – Você se compromete a ler cada dia a porção indicada na

Continue lendo...