Por: E. Reinschmidt
“Lavrai para vós outros campo novo e não semeeis entre espinhos” (Jr 4.3).
“Quem sai andando e chorando, enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo os seus feixes” (Sl 126.6).
No campo de colheita espiritual, o trabalho de lavrar ou arar a terra é feito por meio de oração. A semeadura é “o ministério da Palavra”: pregação, ensino, evangelização. Seguindo o exemplo do Agricultor celestial, os primeiros trabalhadores na seara do Senhor já começaram dizendo: “Quanto a nós, nos consagraremos à oração e ao ministério da palavra” (At 6.4).
Observe a ordem: primeiro, oração. A oração tem a mesma relação ao ministério da Palavra que arar a terra tem com o processo de semear numa fazenda ou num jardim.
A casa de Deus, antes uma “casa de oração”, agora é uma casa de pregação, de ensino e de educação religiosa. Porém, sem oração para lavrar a terra ociosa (o coração egoísta e pecaminoso das pessoas), é inútil lançar a semente, porque a Palavra não pode lavrar a terra sem oração. Um agricultor espera lavrar a terra simplesmente por jogar nela a semente? Evidente que não. Entretanto, nós como obreiros preguiçosos, achamos que é possível!
Mais uma vez, repito: oração faz para a pregação o que a aração da terra faz para o processo de plantio. Quando pregamos, ensinamos e evangelizamos com lábios frios, sem oração, a “boa semente” se perde, em grande parte. Lembre-se que a semente que “caiu à beira do caminho” (na terra dura, sem arar) foi arrebatada pelo maligno (Mt 13.4,19). Orar é difícil, às vezes. Mas pregar a Palavra para uma congregação de pessoas indiferentes, com coração duro, é muito mais difícil!
Quando há muita oração antes do ministério da Palavra, a pregação é fácil e nem é preciso insistir muito, relativamente. Numa determinada vila no sul da Índia, um chefe e seu povo resistiram a um missionário e à sua pregação durante 20 anos. Finalmente, o missionário e seus ajudantes separaram um período de dez dias de oração. Pediram a alguns amigos para fazerem parte também. Logo após esse tempo de oração, o missionário foi mais uma vez àquela vila, e o chefe aceitou Jesus, juntamente com várias outras pessoas. Puderam começar uma igreja ali.
Às vezes, orar é mais difícil do que pregar, assim como arar a terra é mais difícil do que plantar grãos. Para arar, leva muito mais tempo do que para plantar. Para preparar algumas áreas para o plantio, leva vários dias de muito trabalho, enquanto as mesmas áreas podem ser semeadas em apenas uma hora.
O mesmo ocorre em relação “à oração e ao ministério da palavra”. Um litro de sementes plantadas em terra arada produzirá uma colheita maior do que um saco de sementes lançadas em terra dura. É assim também no Reino. O Espírito Santo, em resposta à oração daqueles que permitem que ele ore por meio deles, prepara corações para receber a Palavra. O coração de quem foi despertado pela oração de alguém receberá a Palavra “com alegria” (At 2.41).
Respostas de 6
A paz esteja contigo! Muito bom estudo, explicado em poucas palavras, porém, bem completo. Obrigado, e que DEUS nosso SENHOR continue dando a voce sabedoria para nos deixar estudos como esse! A paz do MESTRE esteja contigo.
Glória a Deus pela sua vida..
Acreditei quando Deus me disse quando me converti que a seara seria grande por meio da minha vida!!
Serei um homem de oraçãoo
Por Jesus para glória de Deus Pai
Amem, muito bom esse estudo.
GRATIDÃO!
Uau!!!! Alto nível de explicação, claro e objetivo.
Amei!!! Deus abençoe.
Deus falou comigo!!!