Por: Conselho Editorial
Como expressa o lema na capa, nossa missão é ajudar as pessoas a refletirem, com abertura, sobre os temas abordados. Talvez alguém nunca tenha pensado seriamente sobre determinado assunto. Ou, possivelmente, já tenha uma posição assumida, mas que seja mais resultado da opinião de outras pessoas do que de reflexão e pesquisa próprias. Nosso papel é cutucar, estimular e dar subsídios para que essa reflexão ocorra.
Praticamente todos os temas que apresentamos oferecem debate e polêmica, alguns em maior, outros em menor grau de intensidade. Poucos, porém, chegam perto, nesse quesito, do tema desta edição. Por isso mesmo, durante muito tempo, fomos adiando o assunto devido ao grau de dificuldade para tratá-lo adequadamente e à grande possibilidade de não conseguirmos comunicar a verdadeira essência do assunto.
Chegou a hora, porém, e está aí o resultado. Não somos autoridades teológicas, portanto não estamos apresentando nenhuma resposta pronta. Pedimos somente que o leitor leia tudo, do começo ao fim, antes de tirar conclusões ou passar julgamentos. Não tente classificar os respectivos autores em “a favor” ou “contra”. Nosso objetivo é mostrar uma percepção mais ampla, uma nova atitude no estudo da maravilhosa e infalível Palavra de Deus.
Se, porventura, você achar que este tema não lhe interessa (“nem sou casado, por que vou ler a respeito de divórcio?”, ou “estou muito bem casado, por que devo me preocupar com isso?”), lembre-se do seguinte: (1) o assunto de casamento, com todas as implicações do divórcio e novo casamento, faz parte de um tema central na Bíblia; faz bem a todos nós entendermos mais sobre isso, do ponto de vista de Deus; e (2) o foco principal que queremos dar a esse tema é a atitude que devemos ter na interpretação dos textos pertinentes, atitude que deve ser aplicada igualmente a todos os demais assuntos polêmicos das Escrituras.
Comentários, sugestões e contribuições dos leitores sobre os temas apresentados são sempre bem-vindos.
Que Deus nos ajude, e que o Espírito Santo nos conduza à Verdade em pessoa!