O tema desta edição da revista Impacto forma um complemento direto para o tema da edição anterior. Depois de falar sobre Preparar a Próxima Geração, nosso assunto agora é Ir Além.
Deus tem um grande plano que depende de muitas gerações para ser consumado. A tarefa de cada geração é dar continuidade à etapa do projeto que já estava em andamento e deixar tudo preparado para que a geração seguinte possa dar sequência ao plano. Se isso sempre acontecesse, o plano divino, com certeza, já estaria bem mais adiantado.
Infelizmente, muitas gerações, ao invés de dar continuidade à obra da geração anterior, retrocederam, desperdiçando a herança acumulada pelos pais e dificultando o progresso dos filhos.
O sonho de Deus é muito maior do que a capacidade de qualquer geração individual. Tanto é assim que ele geralmente nem revela seu plano completo para uma pessoa, grupo ou movimento. Seria além da compreensão deles e causaria muita dificuldade na execução de sua responsabilidade específica. Por outro lado, a revelação de Deus quase sempre vai além daquilo que é possível realizar dentro do escopo de uma vida ou geração. Isso é essencial para gerar o impulso contínuo de avançar, de nunca se contentar com a situação presente, de sentir o encargo de passar a visão para os mais jovens.
Ir além é aprender com os pais e anciãos, é valorizar tudo o que Deus já mostrou e restaurou. Mas é também desenvolver um relacionamento vivo e dinâmico com o Senhor, é não se contentar com o que já se alcançou, é ter sede de muito mais, é buscar tudo o que Deus já prometeu, é desejar ardentemente oferecer frutos agradáveis para satisfazer plenamente o coração do Pai.
Se estamos chegando bem perto da volta de Jesus, como tudo indica, a situação à nossa volta vai ficar cada vez mais hostil e desfavorável para quem deseja fazer a vontade de Deus. Ir além não será algo opcional, reservado para quem é mais intenso ou espiritual; será uma necessidade para nossa sobrevivência, para nossa chama não se extinguir!
Precisamos ir além da geração passada e além daquilo que nós mesmos já alcançamos. Precisamos fazer todo o possível para preparar nossos filhos naturais e espirituais para irem muito além de nós. Se não o fizermos, não estaremos preparados para a volta de Jesus. Além disso, se a nossa geração e a próxima não fizerem isso, Jesus não poderá voltar!
A Redação