Não estou satisfeito! Você está? Há uma profunda inquietação em meu espírito e, quanto mais oro, mais ela aumenta. Já li a Bíblia inteira muitas vezes. Se o número de reuniões em que a gente participasse produzisse santidade, eu já teria incontáveis auréolas. Fui batizado nas águas e no Espírito. Jejuei muitas vezes e preguei em inúmeros lugares e ocasiões. Já senti o mover de Deus e presenciei momentos maravilhosos com ele. Mas continuo insatisfeito.
Sou grato por tudo que Deus tem feito em minha vida e igreja. Me alegro ao ver novos dons surgindo, novas pessoas sendo batizadas, novos projetos missionários sendo executados e novos jovens sendo vocacionados por Deus. Apesar disso, porém, sinto que mal tocamos na superfície daquilo que Deus quer nos revelar como igreja. Tudo o que temos experimentado é nada em comparação com o poder e a glória que ele quer derramar sobre a terra nestes últimos dias. PRECISAMOS IR ALÉM!
Uma coisa que me incomoda é sentir a passividade da maior parte da igreja no mundo ocidental, nos países onde há liberdade e prosperidade material. Não me conformo em ver que o povo de Deus só fica desesperado quando sofre calamidades ou perseguição. Onde está a pregação da palavra profética que vai nos acordar do sono e levar a um profundo senso de urgência e temor de Deus?
Mas, junto com esse inconformismo, tenho um crescente sentimento de impotência e de descrença em qualquer coisa que possa ser feita pelo homem. Parece uma tremenda contradição – ao invés de a insatisfação gerar culpa ou compulsão para fazer algo para resolver a situação, me vejo desejoso de aquietar-me cada vez mais.
Esses dois sentimentos fortes e aparentemente antagônicos podem e devem conviver dentro de nós o tempo todo – inconformismo e quietude. Estamos entrando no tempo do cumprimento da Festa do Dia da Expiação e a Palavra nos diz que devemos “afligir a alma” e não fazer “nenhuma obra servil”. Caso alguém desobedecesse qualquer dessas duas ordenanças, deveria “ser extirpada do seu povo” (Lv 23.26-32).
A primeira reação de alguém que está profundamente insatisfeito é procurar uma saída, fazer alguma coisa que remova esse sentimento ou, pelo menos, o alivie. Mas a sede por Deus não pode ser saciada com nada a não ser o próprio Deus. Quanto mais quietos ficarmos, mais possibilidade teremos de discernir os sinais da sua aproximação.
Temos dois tipos de problemas em relação à presença de Deus – as coisas que fazemos que o entristecem e o afastam de nós, e as coisas que deixamos de fazer que poderiam atraí-lo e sensibilizá-lo. Só poderemos discernir essas coisas se estivermos muito quietos, sem agitação interior, esperando somente por ele, por algum sinal de sua parte, por algum sussurro divino.
Fome e sede são sensações bem desagradáveis e geralmente procuramos evitá-las. Jesus, porém, diz: “Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos. Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados” (Mt 5.4,6).
Que Deus nos ajude a fugir do anestesiamento de nossa geração, do materialismo e da satisfação dos desejos da carne! Que ele também nos ajude a fugir da religiosidade e do ativismo “espiritual”! Que sejamos pessoas fissuradas por ele, que não se contentem com o nível de comunhão que atingiram, mas que se esqueçam “das coisas que atrás ficam”, e avancem para o “prêmio da vocação celestial de Deus em Cristo Jesus” (Fp 3.13,14)!
Respostas de 15
Aqui vc descreveu o que eu sinto, mas o que vários irmãos têm falado nesses dias Harold. Deus está nos levando mesmo a aquietar para percebermos os sinais e o seu agir no meio da sua igreja. Sinto que Ele está já no caminho para colher mirra no jardim, está às portas de colocar sua mão pela fresta da porta da sua amada, para desperta-la do seu sono…CT 5…
Está chegando a hora, que ela será exposta e humilhada pelos guardas, mas ela não desistirá de sair à procura do seu amado, e Ele será dela e ela Dele, “Estou vindo, sim, sem demora” Ap 22:20
Glória à Deus, por vozes proféticas como a sua querido irmão Harold, que clamam no deserto de nossa geração dizendo: “Preparai o camiho do Senhor!…que Deus continue te abençoando e te usando como um canal de benção.Abçs!
Querido irmão
Creio que esse é o estado de muitos, pelo menos, os irmãos com quem tenho compartilhado me dizem a mesma coisa. Essa inquietação tem me produzido temor de me mover e fazer algo por mim mesma.Não me sinto com liberdade ou impulsionada a ir em qualquer direção. Simplesmente porque não devo ficar parada. E, por vezes, pergunto ao Senhor se já me aposentei…Se é a vida corrida que tem me parado…Mas eu continuo orando e perguntando e no meu coração parece dizer …espera, vai acontecer. A Paz do Senhor.
Pr Haroldo, meu amado irmão. Falta-nos a honestidade necessária para reconhecermos o estado de total pobreza espiritual dos nossos dias. Como diz o nosso ex:presidente: nunca na história desse país percebeu-se tanta aberração praticada em nome do Evangelho. Ouso dizer que o remédio poderia ser o arrependimento confessado pelas lideranças evangélicas com poder de mídia em cadeia nacional no horário nobre, por induzir o povo ao erro doutrinário. Parabéns pela honestidade e por ser um dos que remam contra a maré.
Pr Hélio
È a realidade e poucos “querem” ver.Mas a força Humana tambem é tendencial;Quantas inumeras vezes vou a reunioes e nem ambiente “propicio” é ACHADO!!! Meu DEUS. Nestes ultimos dias (Quinzena) de Janeiro 2013 fiquei pensando muito na Verdade do Salmos 73… que venham sobre Nós os “ATE QUE”!!!E possamos ORAR,SENSIBILIZAR,PERCEBER…e prestar atençao desta maravilhosa quietude. Nos versos 25 ao final Asafe rasga o coraçao. SENHOR,faça isto conosco!!!
Ps:Que O ETERNO PAI te sustente sr. Harold
Meu Deus!É maravilhoso poder ver nossos sentimentos nessas palavras, as vezes me dá vontade de comer gafanhoto e mel, é desesperador viver uma vida à margem da normalidade.A sensação que fica é a mesma do homem do antigo testamento que rasga as vestes, se prostra em terra e logo depois, mãos a obra.
Mas infelizmente acho que não é assim que as coisas funcionam. Porem fica aqui também o clamor de um jovem; Senhor leva-me além!!!
Ficarei no meu posto de sentinela e tomarei posição sobre a muralha ; aguardarei para ver o que o Senhor me dirá e que reposta terei à minha queixa. Hc 2.1
As vezes eu me pergunto se nós não somos a causa desse marasmo:são mtos enganos aos quais temos estado sujeitos e muitos momentos omissos. Muitas e muitas vezes temos tido oportunidade de denunciar as mentiras, as falsas palavras proféticas, mas por comodismo ou para manter a nossa imagem de santo temos deixado de fazê-lo, na verdade o que nos impulsiona é a vaidade e o amor próprio, e por esse motivo o ESPÍRITO SANTO está aguardando o nosso real quebrantamento; enquanto isso, vivemos tempos de angústia e dissabores somados a uma profunda frieza espiritual; certamente o objetivo disso é encararmos a dura realidade de termos construído com madeira e palha, que venha o FOGO DO SENHOR para que toda a nossa obra enquanto igreja possa ser purificada…
Este artigo veio de encontro as inquietações do meu coração. Sinto que o Eterno está nos despertando para que possamos ir além. Que o Senhor continue usando você como voz profética nesta nação. Shalom!
Gloria a Deus, porque não estou só neste sentimento, sensação, pensamento. Quando Jesus disse que muitos serão chamados e poucos escolhidos, será isso? Este é o principio do fim, a frieza de muitos e os falsos profetas.
Deus abençoe sua vida irmão Herold.
Aquilo que não sei,outro membro do Corpo sabe;o que não posso ver,o outro membro do Corpo vê;o que não posso fazer,outro membro do Corpo pode (1Co 12:17-22).
Se recusarmos a ajuda dos outros membros,estaremos recusando a ajuda de Cristo;mais cedo ou mais tarde todos os cristãos individualistas secarão(1Co 12:12).
Querido Harold é sempre prazeiroso ler e ouvir o que vc fala, sempre tenho o coração tocado, como agora ao ler esta publicação. Tenho desejado arduamente alcançar intimidade com Deus, peço todos os dias que Ele me faça realmente fissurada por Ele e pelas coisas do reino. Que Deus em sua magnitude continue o abençoando e permitindo que vc nos abençoe.
Estamos sentindo este desejo, de ter um mover de Deus maior em nossas vidas. Felizmente estamos sentindo sede e fome da justiça em nosso viver diário. O Espírito Santo tem preparado a Noiva, para as Bodas do Cordeiro, este sim será o casamento esperado, almejado, a maior núpcia do século. Quanto mais oramos, mais precisamos, pois os dias são maus e precisamos ter azeite para nós e para os que virão, pois o mundo aguarda ansiosamente a manifestação dos filhos de Deus.
Amem! Uma palavra para agora, que essa quietude possamos buscar. Não é fácil ouvir o Senhor. Mas é extremamente necessário que sua voz ecoe sobre nós em despertamento e discernimento. Me edificou.
Essa mensagem é uma reflexão importante para nossas vidas
Bom dia.
Agradecemos muito o seu contato, suas observações.
Deus o abençoe!