Asher Intrater
Em Gênesis, nos capítulos de 12 a 22, a expressão “Lech Lecha” aparece duas vezes, uma no início e outra no final. “Lech Lecha” é um jogo de palavras que pode significar tanto “vai-te” quanto “vai, vai”. Ela é usada para enfatizar o sacrifício pessoal de ir a algum lugar como obediência a Deus.
No primeiro caso, Abraão, o primeiro “crente” (o pai da fé), recebe sua primeira incumbência, que consistia em levar a sua casa e a sua família para a terra de Canaã.
Gênesis 12.1: “Sai [vai-te] da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei.”
Esse mandato para possuir a terra foi dado desde a criação de Adão e Eva, quando Deus ordenou que fossem fecundos e se multiplicassem, e sujeitassem o planeta que ele havia criado. A jornada de Abraão até Canaã marca o início da restauração do mandato original de domínio.
No segundo caso, Deus diz a Abraão para sacrificar seu único filho amado sobre o Monte Moriá. Esse é o maior sacrifício que alguém poderia fazer.
Gênesis 22.2: “Toma teu filho, teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá; oferece-o ali em holocausto, sobre um dos montes, que eu te mostrarei.”
Esses dois eventos possuem uma importância extraordinária por toda a Escritura. Eles estabelecem os dois fundamentos principais para todo o plano de Deus. São paralelos, contudo distintos.
Quando Abraão ofereceu seu filho como sacrifício, as bases de aliança quanto à expiação por sacrifício foram lançadas. Era um precedente legal para Deus oferecer o seu Filho como sacrifício pelo nosso pecado. Por meio de Yeshua, todos os pecados da humanidade são perdoados, a partir daqueles cometidos no início da humanidade por Adão e Eva.
Quando Adão e Eva pecaram, eles também cederam sua autoridade sobre o planeta
Terra a Satanás. Portanto, Yeshua terá de voltar para tomar de Satanás o controle sobre a Terra e devolvê-lo ao homem sob o governo de Deus.
Da mesma forma como o ato de Isaque ser amarrado lançou as bases de aliança para o sacrifício de Yeshua, o de Abraão possuir a terra pela fé estabelece uma reivindicação para que Yeshua volte e reconquiste todo o planeta. Assim como Abraão, Yeshua também possui dois “Lech lecha’s” – um pelo perdão dos pecados e outro pela retomada do planeta Terra.
A História Inteira
Mati Shoshani
O Instituto de Justiça de Jerusalém (JIJ), em cooperação com os Estúdios Epipheo, está desenvolvendo uma série de 4 vídeos curtos, chamados: “The Whole Story Project” (“O Projeto da História Inteira”), explicando questões complexas a respeito de Israel, que geralmente são mal interpretadas pela mídia internacional. Por muitos anos, o JIJ tem pesquisado e publicado relatórios sobre o tema de direitos humanos no Oriente Médio. Parte dessa pesquisa foi condensada nesses vídeos curtos, projetados para educar a comunidade internacional a respeito dos assuntos envolvendo Israel e a Autoridade Palestina.
Essas ferramentas de vídeo vão lidar com algumas das questões mais difíceis sobre Israel:
- Explicar a Cerca (ou Muro) de Segurança Israelense
- O racismo na ONU: Exigindo de árabes e judeus padrões diferentes de Direitos Humanos
- Dólares Ocidentais sendo doados para a Autoridade Palestina
- O Direito de Retorno vs. O Direito de Assimilação para os refugiados palestinos
Os fundos arrecadados irão diretamente para a produção dos vídeos mencionados. Para visualização e explicação (em inglês), acesse:
http://www.youtube.com/watch?v=j7Mupoo1At8
http://www.youtube.com/watch?v=GdtGOY8T5XE
http://igg.me/at/thewholestoryproject/x/4758766
Egito
Netanyahu solicitou aos EUA, na semana passada, que não negasse fundos ao Egito, já que o novo governo está fazendo o possível para reconstruir instituições civis e sociais, e para recuperar a nação após o dano causado pelos extremistas islâmicos. Nesse caso, os militares, liderados pelo General Sisi, agiram em favor do povo para derrubar a Irmandade Muçulmana do governo anterior. Essa foi a ação mais “democrática” que poderia ter acontecido, porém ela tem sido mal interpretada pelo Ocidente, que não percebe que uma proteção verdadeira de liberdades religiosas e educacionais é mais importante para uma democracia do que uma única eleição. Ore por uma verdadeira reforma na sociedade egípcia.
Bet Shemesh
Bet Shemesh está localizado a 25 km ao sudoeste de Jerusalém. Na última década, dezenas de milhares de judeus ultraortodoxos se mudaram para essa cidade, e agora estão tentando impor restrições religiosas muito rígidas (e um tanto extremistas). Na recente eleição para prefeito, o candidato ultraortodoxo foi eleito em meio a acusações de votação forjada. Manifestações e tensões têm surgido. Ore para que a justiça prevaleça.
Em Honra e Memória
Nossa querida irmã, Katya Morrison, partiu para estar com o Senhor na quinta-feira passada, dia 31 de outubro. O funeral dela em Haifa contou com a presença de judeus messiânicos de todo o Israel. Ela serviu na liderança de congregações messiânicas como a Rosh Pina, Baltimore, EUA, e a Ohalei Rachamim em Krayot, Israel, por mais de 30 anos. Agradecemos a Deus por essa pioneira e “mãe” na fé que agora começa a desfrutar da sua recompensa celestial.
Outra querida irmã, Pamela Stead, foi estar com o Senhor no dia 10 de outubro. Pamela foi uma das primeiras intercessoras e guerreiras fiéis de oração pelo Mandato de Israel no IHOP, na cidade do Kansas, muitas vezes hospedando visitantes de Israel, e sempre tomando posição ao nosso lado em amor. Estou certo de que ela também está recebendo a sua recompensa de “muito bem, serva fiel”.