Asher Intrater
A Bíblia fala sobre a Menorá, ou Candelabro, em três níveis: um na Torá, um nos Profetas e um na Nova Aliança. Moisés foi instruído a fazer um candelabro de ouro com 7 braços, e a colocá-lo no Santo Lugar do Tabernáculo (Êxodo 25.31-40). Os sacerdotes tinham o encargo de tomar conta do candelabro, porém não havia nenhum ensinamento claro quanto ao significado espiritual da Menorá.
Esse é o candelabro que foi supostamente rededicado pelos macabeus e celebrado no feriado de Hanukah (ou Chanucá). O candelabro em Hanukah é chamado em hebraico de um Hanukiah. Ele possui 9 luzes (que correspondem a 8 dias, e mais uma para iluminar as outras). NÃO é uma réplica da Menorá que ficava no Tabernáculo, mas ele tem se tornado, de alguma forma, representativo dessa Menorá na tradição religiosa judaica.
No segundo nível, o profeta Zacarias teve uma visão de uma Menorá mística, com duas oliveiras, uma de cada lado. Isso simbolizava o Senhor restaurando Sião e o Templo pelo poder da sua graça e do seu Espírito (Zacarias 4.1-10). Essa visão tornou-se a base para o símbolo e o selo do Estado moderno de Israel.
O terceiro nível encontra-se no livro do Apocalipse, no qual João tem uma visão sobrenatural de Yeshua em seu estado glorificado, em pé no meio de 7 candelabros, representando as 7 igrejas ou congregações da Ásia Menor (Apocalipse 1.12, 20), que simbolizam todos os tipos e correntes que formam a ecclesia internacional.
Assim como o candelabro mosaico encontrou expressão na tradição religiosa judaica, e a visão profética de Zacarias, no sionismo moderno, a visão de João descreve pessoas de toda tribo, língua e nação sendo glorificadas pelo poder de Deus.
Congregação Ahavat Yeshua
Eddie e Jackie Santoro
Na semana passada, tivemos nossa primeira assembleia geral com os membros, e mais de noventa pessoas participaram. Toda a equipe de liderança trabalhou junto para apresentar uma visão clara dos valores fundamentais da nossa congregação, o que significa ser membro, o calendário do próximo ano e um relatório financeiro do ano anterior – com perguntas e respostas após o intervalo para o lanche. A reunião foi muito bem-sucedida.
Continue orando por nossa Congregação. Ela está indo muito bem e é uma expressão vibrante e viva de uma congregação local em Jerusalém nestes últimos dias.
Entrevista no Rádio
Aviram Eldar
Recentemente, Yo-Yakim, um líder messiânico de Arad, e Opher Caradi, um deputado do partido religioso Shas em Beer Sheva [Berseba nos textos bíblicos em português), foram entrevistados juntos numa estação de rádio do Sul de Israel. Numa determinada altura durante a entrevista, Yo-Yakim respondeu que “judeus messiânicos são judeus que acreditam que Yeshua é o Messias”. Nesse momento, Caradi começou a gritar furiosamente contra a fé em Yeshua, e exigiu que a transmissão fosse encerrada. O entrevistador pediu a ele repetidamente que se acalmasse, porém sem muito sucesso. Daquele momento em diante, o entrevistador tornou-se mais favorável a Yo-Yakim devido à sua abordagem gentil e cortês. No fim, Yo-Yakim recebeu mais tempo para defender a sua fé e explicou: “Nós compartilhamos a nossa fé com outras pessoas e damos a elas a chance de tomar a sua própria decisão”.
Ore para que muitos israelenses busquem a verdade a respeito de Yeshua por si mesmos.
Ninguém é Considerado Justo
Roni Rejuwan
A raça humana vive um dilema diante de Deus. Nós seremos julgados por aquilo que fizemos durante nossa vida aqui, no entanto, ninguém pode ser declarado justo diante de Deus por seus próprios méritos. O Rei Davi expressou isso da seguinte forma: “Não entres em juízo com o teu servo, porque à tua vista não há justo nenhum vivente” (Salmo 143.2). Esse verso é uma excelente declaração encontrada nas Escrituras hebraicas da nossa incapacidade de passar pelo julgamento por nossa própria conta.
Ore pela revelação do nosso pecado e da nossa necessidade da graça de Deus por meio de Yeshua.
IMJA
Paul Wilbur
Na primavera passada, tive o privilégio de ser nomeado o novo diretor executivo da Aliança Internacional de Judeus Messiânicos (International Messianic Jewish Alliance – IMJA). A IMJA é um ministério bem estabelecido que possui raízes e frutos em mais de 20 países. Eu sinto que a minha nova missão é fazer com que a IMJA seja uma ferramenta valiosa para auxiliar as alianças nacionais, e para ser uma voz a favor da unidade no grande corpo do Messias. Asher e eu temos uma amizade bem próxima há mais de 30 anos. Recentemente, estivemos com Hanan Lukats, o presidente da Aliança Israelense (Israeli Alliance), na qual Asher também faz parte do conselho administrativo, para discutir possibilidades para uma cooperação mútua no futuro.
Ore para que haja muito fruto tanto na Aliança Israelense quanto na Internacional de Judeus Messiânicos.
Dan & Anja
Recentemente, tivemos o privilégio de participar do casamento de Dan e Anja. Anja tem supervisionado nosso trabalho de tradução no Revive durante os últimos 7 anos e trabalha como nossa coordenadora europeia. Dan tem bacharelado em teologia e é um guia turístico credenciado em Israel. No casamento, compareceram por volta de 75 pessoas que ainda não creem em Jesus, mas que sentiram a alegria, o amor e a presença de Deus durante toda a cerimônia.
Ore para que a luz de Yeshua continue a brilhar por meio de Dan e Anja.