por Asher Intrater
O ensinamento fundamental de Yeshua sobre os tempos do fim é encontrado nos três evangelhos sinóticos (Mateus 24, Marcos 13, Lucas 21). Ele resume e interpreta os ensinamentos de todos os Profetas de Israel. Os Apóstolos basearam seus escritos sobre o assunto no que Yeshua ensinou.
Em Mateus 24, Yeshua falou duas vezes (v. 31, 40) sobre um evento sobrenatural no qual os crentes serão elevados ao ar pelos anjos (Arrebatamento). Além disso, as Escrituras falam de um tempo terrível de angústia (Tribulação), no qual:
- O mal será exposto
- Os crentes serão purificados
- Um avivamento milagroso acontecerá
Alguns ensinam que os crentes serão arrebatados pelos anjos antes desse tempo de dificuldade, ou no meio dele. Entretanto, não há versículos que apontem para um arrebatamento “pré” ou “médio” tribulação; todos os versículos descrevem claramente esse evento como ocorrendo “depois.”
Yeshua ensinou que precisamos “perseverar até o fim.” (Mateus 24:13)
Alguns terão que “fugir para os montes.” (verso 16). Não haveria razão para fugir se não estivéssemos lá!
Deus “abreviará aqueles dias por causa dos escolhidos” (verso 22). Ele encurta o tempo do fim por causa dos santos; não os remove antes do fim.
Yeshua alerta os crentes para “não serem enganados” nem “atemorizados” durante esse tempo (versos 4, 5, 25). Isso não faria sentido se não estivéssemos presentes.
O tempo da vinda dos anjos acontecerá claramente “depois da tribulação daqueles dias.” (Mateus 24:29, Marcos 13:24). Somente “então” (verso 30) acontecerão a Segunda Vinda e o Arrebatamento.
Yeshua comparou o evento ao dilúvio de Noé, que ocorreu “no dia” em que Noé entrou na arca, não antes.
Yeshua também o comparou à destruição de Sodoma, que aconteceu “no dia em que Ló saiu.” (Lucas 17:29) – não um momento antes.
Vamos estar preparados e vitoriosos nos tempos do fim!