Leitor Impacto

Siga-nos nas redes sociais

O Poder Dunamis para todos

Asher Intrater

Dunamis” é a palavra grega para “poder” e é encontrada 120 vezes no Novo Testamento. Da mesma raiz, temos as palavras “dinamite” ou “dinâmico”. Eu vejo quatro significados para a palavra:

  1. A força ou o poder de Deus – “Teu é o reino, o poder e a glória” (Mt 6:13).
  2. A força de Deus dentro de nós proveniente do Espírito Santo.
  3. Milagres, curas, libertações.
  4. Todos os tipos de poderes espirituais, bons ou ruins, incluindo armas, política, dinheiro, etc.

Vamos nos concentrar aqui no segundo significado, o poder de Deus dentro de nós.

Lucas 9.1-2
Tendo Jesus convocado os doze, deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demônios, e para efetuarem curas. Também os enviou a pregar o reino de Deus e a curar os enfermos.

Yeshua deu tanto poder (dunamis) quanto autoridade (exousia) a seus 12 discípulos. O poder e a autoridade foram dados sobre todos os demônios e para curar os enfermos.

Autoridade é o direito legal de usar o poder. No exército, os soldados participam de um curso sobre o uso de armas e, no final, recebem uma licença ou autoridade para usá-las. O poder em si está na arma. Os criminosos usam o poder das armas, mas não têm autoridade para fazê-lo. Soldados e policiais, por outro lado, têm tanto o poder quanto a autoridade para usar armas. Em geral, o uso do poder sem autoridade legítima é pecaminoso.

Poder e Autoridade

Yeshua deu a seus discípulos poder e autoridade. A autoridade vem no Nome de Yeshua – não apenas a palavra em si, mas o uso de seu Nome quando nós mesmos nos submetemos à sua autoridade (Lc 7.7-8). O poder Dunamis chega até nós por meio do Espírito Santo. Temos poder e autoridade não apenas para expulsar demônios e curar os enfermos, mas também para declarar o Evangelho. Libertação e cura lidam com as consequências do pecado; o Evangelho trata da causa raiz do pecado.

Não podemos avançar o Reino de Deus sem poder e autoridade; entretanto, buscar poder e autoridade como um fim em si mesmos pode levar na direção errada – rumo ao orgulho e à luxúria. O uso de poder e autoridade no ministério para o ego humano é pecado (Mt 7.21-22).

Às vezes, Deus nos leva a momentos difíceis de provação, a fim de purificar as motivações do nosso coração. Yeshua passou por 40 dias de provações, sendo tentado por Satanás no deserto. Por meio desta provação, ele foi preparado para receber poder. Também precisamos passar por tais provações. Às vezes, o poder que Deus deseja que recebamos é simplesmente a capacidade de dizer “não” ao pecado. À medida que nos alinhamos com a vontade de Deus, a vida dele flui através de nós.

E Quanto a Nós?

Algumas pessoas dizem que o poder e a autoridade de Deus eram apenas para os 12 discípulos, e quem somos nós para recebê-los? No entanto, em Lucas 9, Yeshua começou discipulando seus 12 discípulos, mas em Lucas 10, ele expandiu o grupo para 72. Ele lhes deu autoridade sobre todo tipo de poder maligno.

Lc 10.19
Eis aí vos dei autoridade para pisardes serpentes e escorpiões e sobre todo o poder do inimigo, e nada, absolutamente, vos causará dano.

Quando chegamos ao livro de Atos, Yeshua deixa claro que receber o Espírito Santo e poder é uma dádiva para TODOS os cristãos.

At 1.8
Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra.

Assim, o direito de usar o poder do Espírito Santo passou dos 12 aos 72 e depois para todos nós.

Não basta sermos sinceros e humildes. Precisamos usar o poder e a autoridade de Yeshua contra as forças do mal, que estão constantemente em guerra contra nós. O poder divino de Deus nos protege do pecado e da tentação neste mundo.

1 Pe 1.5
Que sois guardados pelo poder de Deus, mediante a fé, para a salvação preparada para revelar-se no último tempo.

Este é o mesmo poder que ressuscitou Yeshua dentre os mortos (Rm 8.11)! Quando andamos no poder do Espírito Santo, demonstramos a realidade da ressurreição de Yeshua em nossas próprias vidas. É para todos nós hoje.

O Plano de Deus Esclarecido

Neste ensinamento, Asher descreve o plano de Deus para trazer o homem e a criação de volta a si mesmo e ao seu propósito original.

Gostou? Compartilhe...

WhatsApp
Telegram
Twitter
Facebook
Imprimir

4 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Em alta

Conteúdos mais populares

Como funciona o programa de leitura da Bíblia inteira em 10 meses

Visão Panorâmica da Bíblia Ouça aqui a apresentação do Projeto: [audio:https://audio.revistaimpacto.com.br/Pregacoes-Harold/Vis%C3%A3oPanor%C3%A2micadaB%C3%ADblia_2015/1%20fev%202015%20Harold%20Apresenta%C3%A7%C3%A3o%20Projeto%20Vis%C3%A3o%20Panor%C3%A2mica%20da%20B%C3%ADblia%202015%20no%20CPP%20Monte%20Mor.mp3] Download 1 – Você se compromete a ler cada dia a porção indicada na

Continue lendo...