Por Asher Intrater
Se alguém abotoa a camisa e começa com o botão correto, todos os outros acabam no lugar certo. Se alguém começar com o botão errado, no final, todos os botões estarão no lugar errado. Então, qual é o “primeiro botão” da Bíblia?
Toda a Bíblia começa com Gênesis 1, no qual Deus cria o universo físico. Isso é bom; e com O Homem no Jardim do Éden, é muito bom. Os últimos capítulos da Bíblia (Apocalipse 21-21) descrevem um novo céu e uma nova terra.
Se não vermos a criação física como boa, então interpretaremos o fim da Bíblia como uma desconstrução do que Deus criou. Se realmente tivermos o primeiro capítulo ou o “botão” correto, então entendemos o fim da Bíblia como uma restauração de todas as coisas (Atos 3.21), uma regeneração (Mateus 19.28), uma ressurreição da natureza (Romanos 8.21) e uma renovação dos “céus e da terra”, como nos dias de Noé (2 Pedro 3.5-13).
A Bíblia termina com Deus e o Homem desfrutando da comunhão no céu e na terra renovados, com tudo no plano de Deus para o céu e a terra se unindo no Messias Yeshua (Efésios 1.10, Colossenses 1.20).
E quanto ao “primeiro botão” do Novo Testamento? Mateus 1 descreve a genealogia de Yeshua, enfatizando sua descendência do rei Davi. Deus prometeu a Davi que seu trono duraria para sempre (2 Samuel 7.13, 16; Salmo 89.3-4) e aumentaria por toda a terra (Isaías 9.7; 49.6; Lucas 1.32-33).
Se perdermos o primeiro botão do Novo Testamento, que descreve Yeshua como o Filho de Davi, então Yeshua nunca cumprirá Seu destino como Rei dos Judeus (João 18.37); nunca herdará as nações (Salmo 2.8); nunca trará paz à terra (Lucas 2.14); e nunca restaurará o reino a Israel (Atos 1.6).
A Bíblia tem um plano consistente e coerente do começo ao fim. Vamos acertar todos os botões, do primeiro ao último. Todos eles se encaixam em Yeshua (Jesus), que é o Filho de Deus e o Filho de Davi (Romanos 1.3-4), o alfa e o ômega, o primeiro e o último (Apocalipse 1.8).