26 de abril de 2025

Ler é sagrado!

O Sangue do Cordeiro

por Asher Intrater

A Páscoa é a hora de nos lembrarmos do sangue do Cordeiro. A Torá está cheia de imagens de sangue. Desde o primeiro animal morto pelo manto de Adão e Eva, o justo Abel, a circuncisão de Abraão, o manto de José, a aliança do Sinai, os sacrifícios do Templo, o Dia da Expiação, etc.

Todas essas imagens gráficas foram projetadas para gravar na consciência coletiva e na imaginação do povo de Israel a importância da expiação pelo sangue. O sangue é mencionado quase 300 vezes no Tanakh (AT) e 100 vezes na Nova Aliança. Na crucificação de Yeshua, vemos o cumprimento desses símbolos.

João 19:34
Um dos soldados lhe abriu o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água.

A água e o sangue eram físicos; no entanto, a água também representa o espírito de Yeshua e o sangue, Sua alma. Em termos bíblicos, a alma está dentro do sangue.

Levítico 17:11
Porque a vida da carne está no sangue. Eu vo-lo tenho dado sobre o altar, para fazer expiação pela vossa alma, porquanto é o sangue que fará expiação em virtude da vida.

A maioria das traduções deste versículo está incorreta. Leia novamente. É por causa da alma que o sangue faz expiação. A regra da expiação é “substituição igual” ou “substituição”. Sua alma (pura) é dada no lugar de nossa alma (pecaminosa). A alma dentro do sangue faz expiação por nossas almas. Alma substitui alma.

Êxodo 21:23-25
Alma por alma, olho por olho, dente por dente, mão por mão… ferimento por ferimento.

A palavra aqui para ferimento é a mesma que ferida ou corte [sem o dagesh] em Isaías 53:5 – Por Sua ferida fomos sarados. Sua ferida substitui a nossa ferida e somos curados. Sua alma substitui nossa alma e somos expiados. O sangue é o portador da alma. Quando dizemos que o sangue faz expiação, queremos dizer a alma.

Os soldados que estavam ao lado da cruz de Yeshua podem ter tido um pouco de sangue respingado sobre eles, mas se eles não entendessem e acreditassem no significado espiritual, o sangue físico não teria afetado sua salvação. Yeshua não apenas “sangrou” na cruz, mas também derramou Sua alma.

Isaías 53:12

Derramou a sua alma na morte.

Enquanto Yeshua estava sangrando, Sua alma estava sendo esvaziada de Seu corpo. Sua alma faz expiação por nossas almas. Católicos, protestantes e judeus bebem vinho como símbolo de santificação em quase todas as cerimônias. O vinho representa o sangue, que representa a alma. O elemento-chave não é o vinho ou o sangue, mas a alma de Yeshua.

Essa revelação é pessoal, dolorosa, emocional, embaraçosa, chocante, íntima, nauseante, vertiginosa, repugnante, desafiadora e confrontadora. É inconcebível, insuportável; quase inacreditável. Ousamos meditar em uma coisa tão terrível como a alma do Filho de Deus vazando de Seu corpo, apenas para nos salvar?

Em 1977, comecei a crer em Yeshua. Na época, eu trabalhava como arborista e escalador de árvores. Em vez de entregar meu coração a Yeshua, voltei-me para os interesses mundanos. Naquela época, sofri um acidente com uma motosserra ao podar uma grande árvore. Eu vi meu sangue jorrando no ar de uma grande altura enquanto eu estava amarrado na árvore por cordas. Foi uma experiência de quase morte. Olhando para trás, posso ver semelhanças com a cruz e a mão soberana de Deus. Minha alma havia sido chamuscada. Durante o período de recuperação, comecei a renunciar ao mundo e reconsiderar Yeshua. Em 1978 fui salvo.

A palavra “derramada” em Isaías 53:12 é a mesma no hebraico moderno que “infusão”, como uma transfusão de sangue em um hospital. A expiação é um cancelamento legal da punição e uma transformação vital da alma. A alma de Yeshua é “injetada” (por assim dizer) em nosso ser como uma transfusão de sangue.

Sua alma toca a nossa e nos muda totalmente. Essa transformação da alma começa como uma experiência de novo nascimento e continua como um processo de santificação.

Durante a época da Páscoa, as leituras tradicionais semanais da Torá são encontradas em Levítico. Assim, há uma associação nas mentes dos judeus religiosos entre os sacrifícios do Templo e o cordeiro pascal.

O sangue do cordeiro nas ombreiras das portas é um símbolo e um sinal (Êxodo 12:13). O cordeiro de Deus é Yeshua (João 1:29, 36); o sangue saiu do seu lado quando ele foi perfurado (João 19:34); As ombreiras de madeira representam a madeira da cruz.

Há poder no sangue do cordeiro. Qual é o segredo de seu poder espiritual?

Apocalipse 1:5
Ele nos amou e nos libertou dos nossos pecados em seu próprio sangue.

Você está lutando contra o pecado? Algum mau comportamento está mantendo você em cativeiro? O sangue de Yeshua o libertou desse cativeiro. Seu sangue é a prova de que você é amado. Meditar no sangue de Yeshua quebrará o poder do pecado sobre sua vida.

Apocalipse 5:9
Com o Teu sangue os comprou para Deus.

Você sente que ninguém se importa com você? Seu valor é determinado por quanto alguém pagará por você. Yeshua comprou você ao preço de seu próprio sangue. Isso é o quanto ele quer você. Isso é o quanto você vale aos olhos dele. Seu senso de inutilidade se foi para sempre.

Apocalipse 7:14
Lavaram as suas vestiduras e as alvejaram no sangue do Cordeiro.

Você se sente culpado, envergonhado e impuro? O sangue de Yeshua “lava suas vestes” e “as torna brancas”. Somente o sangue de Yeshua pode atingir sua consciência e libertá-lo da culpa (Hebreus 9:14; 10:22).

Você está ferido no lugar mais profundo do seu coração? Nada externo ou superficial pode alcançá-lo. O sangue de Yeshua vem do lugar mais profundo do coração dEle para tocá-lo no lugar mais profundo de seu coração. Esse poder espiritual cura você profundamente.

Gostou? Compartilhe com os seus...

WhatsApp
Telegram
Twitter
Facebook
Imprimir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Em alta

Conteúdos mais populares

Como funciona o programa de leitura da Bíblia inteira em 10 meses

Visão Panorâmica da Bíblia Ouça aqui a apresentação do Projeto: [audio:https://audio.revistaimpacto.com.br/Pregacoes-Harold/Vis%C3%A3oPanor%C3%A2micadaB%C3%ADblia_2015/1%20fev%202015%20Harold%20Apresenta%C3%A7%C3%A3o%20Projeto%20Vis%C3%A3o%20Panor%C3%A2mica%20da%20B%C3%ADblia%202015%20no%20CPP%20Monte%20Mor.mp3] Download 1 – Você se compromete a ler cada dia a porção indicada na

Continue lendo...