Kim Butts
Algum tempo atrás, passei por uma temporada pessoalmente difícil e desanimadora, devido a algumas questões urgentes e muito sérias em nossa família. Tenho certeza de que você já passou por lutas assim. E, se você é como eu, conhece o peso quase esmagador da tentação de “consertar” tudo na vida das pessoas que ama e que ameaça arruinar a paz, a alegria e o contentamento diante das circunstâncias.
Um dia, quando abri meu coração para uma querida amiga, ela me mostrou o Salmo 40 e me encorajou a passar um tempo ali, com Deus. Que presente incrível! Vou me concentrar apenas nos três primeiros versículos. Há tanta riqueza e tesouros a serem extraídos nessa passagem! Permita-me compartilhar com você algumas orações incrivelmente restauradoras que encontramos nesses versículos:
“Esperei com paciência pelo SENHOR …” (Sl 40.1).
A Oração da Espera: Pai, ajude-me a esperar com paciência pelo Senhor; a experimentar sua doce e confortante presença em meio ao caos, à confusão e à dor. Confio no Senhor como a reposta para as questões da vida de cada um dos meus entes queridos – qualquer que seja o problema, enfermidade, situação, relacionamento ou transtorno. Somente o Senhor pode corrigir, restaurar e curar. Conceda-me a habilidade de lançar os meus fardos aos pés da Cruz, para que eu possa ver o Senhor agir com clareza e precisão, fazendo o que eu não consigo com minha força humana. Ajude-me a confiar plenamente no Senhor a vida, mente e coração das pessoas que amo, para que o Senhor realize plenamente sua obra por dentro, ao redor e por meio deles. Mostre-me como abandonar meu orgulho e a necessidade que tenho de “consertar coisas” ou de “socorrer” alguém. Conceda-me o desejo de me aquietar para que o Senhor tenha liberdade de agir.
A resposta de Deus à oração de espera
“… ele se inclinou para mim e ouviu meu clamor” (Sl 40.1).
Minha oração: Que incrível que o Senhor, Deus do universo, tenha literalmente se inclinado para mim e ouvido meu clamor! Como é grato o meu coração e quanto devo significar para o Senhor, a ponto de ter dado ouvidos ao meu desesperado pedido de socorro. Em meio à minha angústia, o Senhor se preocupa tanto comigo – muito mais do que eu jamais poderia imaginar. Obrigado, Abba Pai, por se inclinar e ministrar ao meu espírito quebrado. Obrigado, pois eu sei que o Senhor sempre me ouve e escuta quando invoco seu santo nome.
“Tirou-me de um poço de destruição, de um lamaçal …” (Sl 40.2).
Minha oração: Amoroso Jesus, o Senhor não apenas me ouviu quando clamei por socorro, mas o Senhor me tirou do poço – do estado de desespero, de abatimento, de dúvida e depressão em que eu me encontrava. Enquanto eu afundava no lamaçal, o Senhor me encheu de esperança e permitiu que eu visse a luz numa das mais sombrias fases e circunstâncias da minha vida. Meu coração se encheu de gratidão por ter sido literalmente retirado do lamaçal que me soterrava. Eu estava abatido, mas não destruído (2 Co 4.9), pois o Senhor derrotou o inimigo em meu favor.
“… colocou meus pés sobre uma rocha, firmou meus passos” (Sl 40.2).
Minha oração: Deus de abundante graça, o Senhor me tirou do poço e, gentilmente, me firmou os pés em terra firme, para que eu pudesse andar sem cambalear. O Senhor sabia que eu precisava de um alicerce firme – um lugar seguro para aprender a caminhar com segurança e poder dançar com alegria novamente. O Senhor me ajudou a encontrar o equilíbrio quando eu estava pendurado à beira do abismo. Eu tinha muito medo de cair, pois a pressão era grande e a tempestade, violenta. Mas o Senhor me estendeu a mão em meio ao caos e, graciosamente, resgatou meus pensamentos da tentação de ceder ao desespero e me firmou de tal forma que não era mais atingido pelos insultos e mentiras do inimigo da minha alma. O Senhor me estabeleceu na Rocha que é Cristo Jesus!
“Pôs na minha boca um cântico novo, um hino ao nosso Deus…” (Sl 40.3).
Minha oração: Espírito Santo, minha alegria estava literalmente definhando, até que o Senhor me resgatou e encheu minha boca com novos louvores ao Deus da Glória! O Senhor renovou minha esperança, me deu paz e vida e, em meio às dificuldades das minhas circunstâncias, me lembrou de manter os olhos fixos somente na sua Pessoa. O Senhor me ajudou a saber me alegrar em todo o tempo, mesmo quando a vida parece brutalmente injusta – especialmente com as pessoas que mais amo e com quem mais me preocupo. Por favor, continue a me ensinar novos cânticos a cada momento, pois adorar ao Rei dos reis é meu maior desejo. Ajude-me a manter o foco na sua Palavra, pois nela está embutida a espada que derrota o inimigo. Que eu possa entoar-lhe suas próprias palavras em gratidão por tudo o que o Senhor fez para me resgatar de minhas ações e pensamentos destrutivos.
“Bendito seja o teu glorioso nome, que está exaltado sobre toda bênção e louvor. Tu somente és SENHOR. Tu fizeste o céu e o céu dos céus, com todos os seus elementos, a terra e tudo quanto nela existe, os mares e tudo quanto neles há, e tu dás vida a todos os seres, e os exércitos do céu te adoram” (Ne 9.5-6).
Deus fez todas essas coisas PORTANTO…
“Muitos verão isso, temerão e confiarão no SENHOR” (Sl 40.3).
Quando outros virem como Deus me permitiu caminhar pelas minhas circunstâncias em vitória, ficarão admirados com o que meu Todo-Poderoso e incrível Deus pode fazer. As pessoas querem confiar em um Deus que possa fazer o que ele já fez, o que tem feito e continuará a fazer por mim quando eu clamo a ele. Em 1 Tessalonicenses 5.16-18, lemos: “Alegrai-vos sempre. Orai sem cessar. Sede gratos por todas as coisas, pois essa é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco”. Essa passagem não diz que devemos nos alegrar pelas circunstâncias difíceis e dolorosas, diz que devemos nos alegrar, orar e agradecer nas circunstâncias.
Como fazer isso? Se no desespero dos momentos mais profundos e sombrios derramamos nosso coração a Deus em oração, precisamos crer que ele irá se inclinar para nos ouvir, irá nos tirar do fundo do poço e novamente nos firmar em terra firme para podermos andar em louvor de vitória, para que muitos vejam a bondade e o poder de Deus e confiem no Senhor.
Deus usará as circunstâncias mais devastadoras em sua vida para trazer glória a si mesmo através de você! Suas orações do fundo do poço podem ser exatamente o que resgatará outros do poço em que se encontrarem. Firme seus pés nos momentos de sofrimento e espere “com paciência pelo Senhor”. Ele está esperando que você reconheça sua presença em meio a suas tribulações. Creia que ele vai se inclinar e ouvir o seu clamor, a fim de estender-lhe sua mão e mostrar sua fidelidade. E depois… não mantenha esse resgate em segredo! Ofereça ao Senhor o louvor e a glória: “Muitos verão isso, temerão e confiarão no SENHOR”.