Atualização de emergência sobre os drusos sírios e pedido de oração
Por Asher Intrater
Os drusos são uma comunidade étnico-religiosa independente de 1,5 milhão. Mais de 1.000 anos atrás, eles romperam com o islamismo xiita sob seu líder Muhammed al Darazi. Eles vivem no triângulo geográfico entre Israel, Síria e Líbano.
Os drusos sírios estão clamando a Israel para protegê-los do novo regime sírio sob Ahmad Shara’a (Al-Juliani). A situação saiu do controle há alguns dias com gangues jihadistas invadindo a região drusa síria de Suweida. De acordo com relatos drusos, mais de mil pessoas foram massacradas!
Estas não são baixas colaterais em uma guerra declarada e legítima, mas uma guerra de terror planejada no estilo ISIS. Os horrores incluem execuções públicas, jogar crianças de telhados e humilhação religiosa – tudo projetado para intimidar a população drusa à submissão.
Dois mil jovens drusos israelenses romperam a fronteira israelense com a Síria caminhando a pé em direção às áreas de conflito para ajudar seus parentes.
Israel sente a responsabilidade moral de proteger os parentes sírios de nossos cidadãos drusos. Lançamos um ataque de precisão, principalmente como um aviso ao regime sírio. Alguns tanques sírios que se aproximavam da área drusa foram atingidos, assim como o palácio do governo em Damasco e o prédio do Ministério da Defesa no centro de Damasco.
Em resposta, o presidente de fato da Síria, Ahmad Shara’a (Al-Juliani), publicou uma declaração condenando Israel, mas, ao mesmo tempo, retirou essas gangues militantes da área de Suweida por enquanto. Este pode ser o melhor resultado que se pode esperar neste momento.
Os fóruns diplomáticos e de mídia ocidentais foram rápidos em condenar Israel por agressão. Parece escandalosamente irônico quando você considera o seguinte:
- Gangues terroristas sob a cobertura do novo regime começam a massacrar os drusos sírios.
- Os drusos em Israel, Líbano e Síria clamam a Israel para salvá-los da matança.
- Israel lança um ataque breve, mas direcionado, para deter a agressão.
- Há uma retirada imediata das gangues e o fim do massacre.
- Fontes ocidentais condenam Israel por agressão (!).
Se fôssemos procurar um ângulo otimista, este poderia ser o melhor impasse temporário para um acordo de longo prazo. Israel deve ser visto como aliado dos drusos. Os drusos seriam protegidos. A Síria poderia concordar em não prejudicar os drusos e, assim, chegar a um acordo negociado com Israel.
Se os países vizinhos virem Israel como uma forte potência militar, pode haver uma relação tensa, mas pacífica, em toda a área.
O conflito atual pode ser visto como um teste para o novo regime sírio. Eles vão conter as gangues militantes em seu meio ou apoiá-las? Israel não tem escolha a não ser a opção de “paz pela força”.
Por favor, ore:
- Por proteção para as comunidades minoritárias na Síria, Líbano e Iraque, particularmente os drusos, curdos e cristãos.
- Pelo novo regime sírio, para conter as gangues jihadistas e escolher o caminho de um governo moderno e cumpridor da lei.
- Pelo relacionamento correto e lealdade a Israel por parte dos drusos, curdos e cristãos.
- Pela liberdade de expressão religiosa em todas as nações árabes, particularmente para os cristãos que vivem lá.
- Por acordos de paz e segurança em todo o Oriente Médio.
- Pelo retorno dos reféns de Israel ainda na clandestinidade em Gaza após 650 dias.
- Pelo desmantelamento do Hamas e pelo estabelecimento de uma nova autoridade governamental para Gaza.