21 de janeiro de 2025

Ler é sagrado!

Pentecostes Messiânico

Por Asher Intrater (com Tal Robin)

Existem três dias sagrados biblicamente ordenados na primavera: Pessach, Omer e Shavuot. O Pessach, conhecido como a Páscoa, comemora o êxodo do Egito e o sacrifício de Yeshua (Jesus). O Omer, ou Feixe, comemora as primeiras folhas da primavera e a ressurreição de Yeshua. O Shavuot, chamado Semanas ou Pentecostes, celebra as primícias da época da colheita e o derramamento do Espírito Santo.

O tempo entre o Omer e o Shavuot costuma ser chamado de “contagem do Omer”. Biblicamente, é mais correto dizer que estamos contando os “dias desde o Omer” até o dia do Shavuot (Levítico 23.15). Existe apenas um Omer. Contar os dias a partir desse Omer-Feixe enfatiza a importância da ressurreição.

A contagem dos 50 dias também gerou expectativa pelo derramamento do Espírito Santo. É como a “contagem regressiva” antes do lançamento de um míssil. Yeshua disse a Seus discípulos para ficarem em Jerusalém até que fossem “revestidos com o poder do Alto” (Lucas 24.49); que eles seriam “batizados no Espírito Santo” em apenas alguns dias (Atos 1.5) e que eles receberiam “poder” quando o Espírito Santo viesse sobre eles (Atos 1.8).

Suas expectativas estavam em um nível máximo. Era óbvio para eles, enquanto contavam os dias desde o Omer, que o “grande dia” para o derramamento do Espírito Santo seria o Shavuot. Deus planejou a contagem dos dias do Omer para intensificar o foco da fé e a expectativa de estar pronto para receber o Espírito Santo – naqueles dias e agora.

Eu comparo os discípulos recebendo o Espírito Santo com a mulher do fluxo de sangue recebendo o poder da cura (Marcos 5.25-34). Ela tinha uma expectativa focada na fé para receber. Nós estamos focando nossa expectativa em fé para que um segundo Pentecostes ocorra em Jerusalém. Ela tocou Yeshua em uma fé desesperada de forma individual; nós queremos fazer o mesmo, mas em grupo. Ela recebeu para si mesma; e nós queremos receber para que “todo o Israel seja salvo” (Romanos 11.26).

Deus deu o poder do Espírito Santo no Pentecostes. Quando Ele o “tomou de volta?” A resposta é: nunca. O fogo do Espírito Santo está disponível para nós hoje como estava para os discípulos no livro de Atos. Esse poder espiritual é tão real quanto o fogo, a eletricidade ou a energia nuclear no ambiente físico. Existem leis que governam esse poder espiritual (Romanos 8.2, Tiago 3.6, Hebreus 6.5; 7.16), assim como existem leis em física. O verdadeiro fogo espiritual vem de Deus, através de Yeshua, pela santidade, para os propósitos do Reino de Deus.

O judaísmo tradicional sustenta que Shavuot é também a época da entrega dos Dez Mandamentos. Há um paralelo incrível entre o fogo descendo no Monte Sinai em Êxodo 19 e o fogo descendo no Monte Sião em Atos 2.

Os judeus religiosos organizam sessões noturnas no Shavuot para estudar os Dez Mandamentos. Esse costume pode refletir uma tradição de ficar acordado a noite toda em oração, que teve sua origem no período do Segundo Templo. Isso pode explicar por que milhares de judeus ortodoxos estavam nas ruas de Jerusalém na manhã do Shavuot. Após a vigília noturna, eles estavam prontos para receber o Espírito Santo.

O Espírito Santo foi derramado 5 vezes no livro de Atos: capítulos 2, 4, 8, 10, 19. Na primeira vez, em Atos 2, o Espírito Santo e o fogo foram derramados em Jerusalém, no Shavuot, aos judeus messiânicos. Em Atos 4, o lugar e as pessoas eram os mesmos, mas não foi no Dia Santo bíblico. Em Atos 8, o momento foi diferente, o lugar foi diferente, e as pessoas eram samaritanas, parte delas judeus, mas a maioria não. Em Atos 10, o Espírito Santo foi dado aos gentios cujas origens eram europeias, mas que viviam em Israel. Em Atos 19, o povo era gentio e o evento ocorreu fora de Israel.

Hoje o Espírito Santo está disponível a qualquer comunidade de verdadeiros crentes em Yeshua, em qualquer dia, em qualquer lugar. No entanto, acredito que está chegando o dia em que as condições em que o fogo foi derramado pela primeira vez serão recriadas. O fogo cairá novamente sobre judeus messiânicos, em Jerusalém, ligado à celebração das festas. Se essa expectativa for compartilhada em parceria por cristãos internacionais em todas as nações, um poderoso avivamento irromperá conforme profetizado por Joel e por Simão Pedro (Atos 2.17). O Espírito de Deus será “derramado sobre toda a carne” antes do grande e terrível dia da vinda do Senhor.

Gostou? Compartilhe com os seus...

WhatsApp
Telegram
Twitter
Facebook
Imprimir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Em alta

Conteúdos mais populares

Como funciona o programa de leitura da Bíblia inteira em 10 meses

Visão Panorâmica da Bíblia Ouça aqui a apresentação do Projeto: [audio:https://audio.revistaimpacto.com.br/Pregacoes-Harold/Vis%C3%A3oPanor%C3%A2micadaB%C3%ADblia_2015/1%20fev%202015%20Harold%20Apresenta%C3%A7%C3%A3o%20Projeto%20Vis%C3%A3o%20Panor%C3%A2mica%20da%20B%C3%ADblia%202015%20no%20CPP%20Monte%20Mor.mp3] Download 1 – Você se compromete a ler cada dia a porção indicada na

Continue lendo...