Asher Intrater
Você gostaria de ter um segredo bíblico que pudesse resolver todos os problemas de justiça social e todos os conflitos no mundo inteiro? Em um verso?
Pode ser na sua família ou na sua congregação. Pode ser no governo, na política. Pode ser aqui em Israel, ou em qualquer lugar.
Aqui está a chave.
Está pronto? Parece bom demais para ser verdade. Olhe comigo para Jo 7:50-51. Aqui Nicodemos é citado – o mesmo Nicodemos que tinha vindo a Yeshua de noite e perguntou como um homem poderia nascer de novo. Ele era membro do Conselho Nacional Judaico do Sinédrio.
Nicodemos disse: “Porventura, condena a nossa lei um homem sem primeiro o ouvir e ter conhecimento do que faz?“
Este foi basicamente um resumo de todo o ensino bíblico da Torá sobre Justiça.
Vamos imaginar a situação. Nicodemos está no Sinédrio. Os discípulos de Yeshua foram trazidos e levados a julgamento, e a maioria do concílio quer condená-los. Mas eles realmente não investigaram, e Nicodemos diz a eles (na minha paráfrase):
“Bem, espere um minuto; como podemos julgar esses discípulos até que realmente ouçamos seu lado da história? Não podemos julgá-los com base em rumores.”
Aqui está o segredo. É um princípio incrivelmente profundo:
Se você quer Justiça e retidão em qualquer situação interpessoal, você tem que ser capaz de VERDADEIRAMENTE ouvir o que a outra pessoa tem a dizer – ANTES de poder fazer um julgamento correto sobre isso.
As pessoas me perguntam o que eu penso sobre o que está acontecendo em Israel. Sou a favor ou contra a reforma do Judiciário? Sou de esquerda ou de direita?
Na verdade, ambos os lados têm algumas coisas boas a dizer, mas também ambos os lados têm algumas coisas ruins a dizer.
Qual é o problema? Se você falar com eles, ninguém de nenhum dos lados pode realmente explicar o que o outro lado está tentando dizer.
Quando você ouve as notícias, você as ouvirá apresentadas do lado da direita ou do lado da esquerda – muitas vezes com “gritos e berros” e apresentando acusações em forma de propaganda. Você quase nunca chega ao conteúdo e entende o que a outra pessoa quer dizer. Essa mesma dinâmica acontece nas famílias e nas congregações.
A maneira como a justiça tem que acontecer é que você tem que ser capaz de ouvir o conteúdo da outra pessoa, não apenas como ela está dizendo; não apenas os slogans. Você tem que ouvir o conteúdo e, refletir, em seguida, ser capaz de discuti-lo com precisão. “Isso é o que eu acho que eu ouvi você dizer: você acabou de dizer isso, isso, isso e isso.”
E quando eles afirmam que você entendeu sua intenção, então você pode fazer o mesmo processo de escuta reflexiva na direção inversa.
Ou se você está entrando na posição de juiz, você tem que ouvir com a mesma eficácia o que ambos os lados realmente querem dizer, até que você entenda. Até que você possa expressá-lo em SEUS termos, na lógica deles. E quando ambos os lados podem afirmar e dizer: “Sim, você entendeu o conteúdo do que estou dizendo“, então você está posicionado para fazer um bom julgamento. Então você pode expressar seu discernimento ou dar sua opinião.
Normalmente, achamos que sabemos o que o outro lado está dizendo sem realmente tê-los ouvido atenciosamente. Até lá, número um: você não sabia. E o número dois: a outra pessoa não sabe que você sabia. Então, ele NÃO está DISPOSTO a te ouvir.
É assim que funciona um bom juiz em um tribunal. Antes de dar um veredicto, ele deve ser capaz de dizer: “Agora estes são os prós e contras deste lado da questão; e estes são os prós e contras do outro lado.” E pesando os dois, pronuncia seu veredito.
Você pode acabar desse ou daquele lado de uma questão, mas você tem que ser capaz de primeiro entender os dois lados.
A Poderosa Mídia Moderna Abafa o Simples Processo de Ouvir
Tudo o que se ouve hoje está no contexto de uma determinada mídia. As ferramentas audiovisuais hoje causam um impacto tão grande em nossos sentidos, que são mais fortes do que qualquer mensagem dada e tendem a ditar como qualquer mensagem é recebida.
Então, o que aconteceu é que as pessoas acham que estão ouvindo o conteúdo, mas não estão. Elas estão apenas ficando impressionados com a mídia – pelo estilo e formato, pelo jeito como é apresentado. A mídia quase nunca chega ao conteúdo. A maioria das notícias que você ouve não analisa completamente as questões centrais. A primeira coisa que você ouve é o comentarista de notícias dando sua interpretação do evento.
Neste momento, os israelenses estão divididos em um conflito emocionalmente carregado sobre mudanças judiciais/constitucionais. Mas se você perguntar às pessoas comuns qual é o conteúdo real da lei, a maioria não sabe. É tão calorosamente apresentado. As pessoas estão gritando e berrando, e isso puxa você emocionalmente para um lado ou para o outro – quando você realmente não conseguiu lidar com a questão central real.
Então, temos que ter cuidado para não sermos influenciados pela forma como algo está sendo apresentado, mas realmente colocá-lo no contexto. A opinião de direita apresentada num canal de esquerda vai soar errada. E se você ouvir uma posição de esquerda apresentada em um canal de direita, vai soar errado também.
As visões das pessoas têm que ser apresentadas em um contexto com o qual elas concordem, e é assim que você julga. É muito difícil hoje porque estamos sendo inundados por mídias tão poderosas que as pessoas quase não têm habilidades para filtrar a onda da mídia propagandista e entender realmente qual é o conteúdo.
Então aqui está Nicodemos apresentando o resumo em uma frase. Qual é a posição das escrituras, da Torá, sobre como trazer justiça social e compreensão em quase qualquer tipo de conflito? Eis o que ele diz: “Como podemos julgar alguém se não ouvirmos o que eles estão dizendo primeiro?” Depois você pode concordar ou discordar, mas pelo menos você saberá e eles saberão que você realmente os ouviu.
Não vamos com o fluxo deste mundo. Somos pessoas que acreditam na verdade, e temos que superar todos os gritos e berros para realmente ouvir os diferentes lados e questões..