Asher Intrater
A Bíblia fala da Menorah, ou Candelabro, em três níveis: um na Torá, um nos Profetas e um na Nova Aliança. Moisés foi ordenado a construir um candelabro de ouro de 7 hastes e colocá-lo no Santo Lugar do Tabernáculo (Êxodo 25.31-40). Os sacerdotes tinham que cuidar do candelabro, mas não havia um ensinamento claro quanto ao significado espiritual da Menorah.
Este é o candelabro que supostamente foi rededicado pelos Macabeus e celebrado no feriado de Hanukah. O candelabro em Hanukah é chamado em hebraico de Hanukiah. Possui 9 luzes (para 8 dias e 1 para acender as outras). NÃO é uma réplica da Menorah do Tabernáculo, mas tornou-se de alguma forma uma representação da Menorah na tradição religiosa judaica.
No segundo nível, o profeta Zacarias teve uma visão de uma Menorah mística, com duas oliveiras, uma para cada lado. Isso simbolizava o Senhor restaurando Sião e o Templo pelo poder de Sua graça e espírito (Zacarias 4.1-10). Esta visão se tornou a base para o símbolo e para o selo do atual Estado de Israel moderno.
O terceiro nível é encontrado no livro de Apocalipse, no qual João tem uma visão sobrenatural de Yeshua em uma forma glorificada, em pé no meio de 7 candelabros, representando as 7 igrejas ou congregações da Ásia Menor (Apocalipse 1.12,20), que simbolizam todos os tipos e correntes que compõem a ecclesia internacional.
Assim como o candelabro mosaico encontrou expressão na tradição religiosa judaica, a visão profética de Zacarias encontrou expressão no sionismo moderno, e a visão de João retrata pessoas de toda tribo, língua e nação sendo glorificadas pelo poder de Deus.