Por Asher Intrater
Há uma frase curta em Salmos 118:26 que adquiriu grande significado tanto no mundo judaico quanto no cristão. Em hebraico, a frase é – “ברוך הבא” (Baruch Haba) – que significa “Bendito o que vem…”
Yeshua e seus discípulos fazem referência a “Baruch Haba” duas vezes: uma na Sua entrada em Jerusalém (Mateus 21:9), e outra ao final de Sua longa repreensão aos líderes religiosos (Mateus 23:39).
Na entrada de Yeshua em Jerusalém, Ele montou em um jumentinho, cumprindo a profecia de Zacarias 9:9. Seus discípulos alinharam-se pelas ruas enquanto Ele passava. Essa declaração era um convite — que, naquele momento, não se cumpriu totalmente — para que Ele tomasse o Seu lugar como o Rei Messias em Jerusalém.
Mateus 21:9
E as multidões clamavam:
“Hosana ao Filho de Davi! Bendito o que vem em nome de YHVH!”
O segundo uso de “Baruch Haba” foi na profecia de Yeshua sobre a destruição vindoura de Jerusalém e sua futura restauração. Nesse contexto, Yeshua repreendeu os fariseus por O rejeitarem e também prometeu que retornaria quando o povo clamasse “Baruch Haba.”
Mateus 23:37–39
“Jerusalém, Jerusalém[…] Eis que a vossa casa vos ficará deserta… não me vereis, até que venhais a dizer: Bendito o que vem em nome de YHVH!”
Entre os judeus modernos, essa frase foi popularizada na década de 1990 pelos Lubavitcher Hassidim, ao proclamarem que seu rabino, Menachem Schneerson, era o Messias. Ele faleceu em junho de 1994. Seus seguidores continuam enchendo Jerusalém e Israel com cartazes contendo sua imagem e o título: “Bendito o que vem, o Rei Messias.”
Eles interpretam o Salmo 118 como uma referência ao Messias — exatamente como é entendido nos evangelhos — (exceto, é claro, por substituírem o “candidato” deles para ser o Messias).
Os judeus religiosos leem os Salmos durante as festas bíblicas. Em Israel, os Salmos também são lidos em voz alta durante tempos de crise e necessidades especiais. Assim, é fácil imaginar uma leitura pública do Salmo 118 em meio a uma futura crise nacional.
Na versão de Mateus, Yeshua faz referência a outro versículo do Salmo 118 durante Sua entrada em Jerusalém:
“A pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a principal pedra, angular” (Mt 21:42). O Salmo 118 exige que aquele que for recebido em Jerusalém como Messias primeiro se torne como uma “pedra” rejeitada pelos construtores — ou seja, pelos líderes religiosos e políticos. Primeiro, rejeitado — depois, recebido.
A entrada de Yeshua em Jerusalém foi apenas um cumprimento parcial dessa profecia. Haverá outro dia em que Ele entrará novamente em Jerusalém. É provável que isso aconteça em um tempo de crise nacional, numa festa bíblica, com uma leitura pública dos Salmos, e o povo clamando em alta voz:
“Baruch Haba” — Bendito o que vem!