Leitor Impacto

Siga-nos nas redes sociais

Doação: O Ministério Supremo

por Asher Intrater

Doar é uma forma de ministério poderosa, sobrenatural e extremamente eficaz. Existem quatro fundos atualmente funcionando em Israel dos quais temos participado seja na fundação, na administração ou servindo no conselho de diretores. Estes fundos são direcionados tanto para os necessitados quanto para aqueles que estão evangelizando. Desta forma, doar representa uma parcela muito maior do que todas as nossas outras despesas e salários juntos.

As pessoas frequentemente citam 1 Coríntios 12, dizendo que há nove dons do Espírito. Na verdade, existe outro. Falando da maneira como a congregação da Macedônia havia se destacado em sua entrega, Paulo escreveu esta exortação a Corinto, que é certamente aplicável a todos nós:

2 Coríntios 8.7 – “Portanto, assim como em tudo sois abundantes na fé, e na palavra, e na ciência, e em toda diligência, e em vosso amor para conosco, assim também abundeis nessa graça”.

A palavra “graça” neste versículo é carisma, a mesma palavra que usamos para os dons carismáticos. Assim como línguas, profecia, cura e libertação são dons sobrenaturais de Deus, assim também é a doação.

Assim como existe uma forma sobrenatural de doar sob a direção do Espírito Santo, também é possível doar de uma forma meramente natural. Vale a pena investir em oração para buscar a vontade do Senhor sobre como, quando e para quem doar.

Muitas pessoas têm um problema com jogos e apostas. Há uma compulsão sobrenatural para desperdiçar enormes quantidades de dinheiro neste vício autodestrutivo. Ele tem uma “unção” demoníaca. A atração pelo jogo é uma perversão, assim como a lascívia é uma perversão do desejo conjugal. O poder do jogo vem da habilidade original dada por Deus de doar dinheiro e usá-lo para produzir resultados multiplicados.

Yeshua disse que não há ninguém que tenha doado em amor e fé sacrificial.

Marcos 10:30 – “que não receba cem vezes tanto, já neste tempo…”

Não podem ser atraídos pelo jogo aqueles que entraram na aventura divina da doação radical, combinada com a fé radical para multiplicar e então doar de forma ainda mais radical. Às vezes eu acho que sou “viciado” em doar. Eu tenho um desejo quase desregrado de doar e doar mais. A generosidade é o foco mais do que a prosperidade.

Devemos orar todos os dias para que Deus multiplique a eficácia do que já doamos, aumente nossa capacidade de doar mais no futuro e multiplique o que devolvemos em nossas próprias mãos para poder expandir o processo. Que emocionante! Quanta alegria!

2 Coríntios 9.7 – “Cada um contribua segundo propôs no seu coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria”.

A manipulação humana nos rouba os aspectos sobrenaturais da doação. A doação direcionada pela oração é libertadora, alegre e frutífera. Paulo aqui se refere a uma afirmação no Tanach (Antigo Testamento) sobre as ofertas para a construção da casa do Senhor em Jerusalém.

1 Crônicas 29.9 – “E o povo se alegrou do que deram voluntariamente; porque, com coração perfeito, voluntariamente deram ao Senhor; e também o rei Davi se alegrou com grande alegria”.

Se você ofertar de boa vontade, então se alegrará. Se você tem alegria em sua oferta, então Deus também se regozija junto com você. Quando essa realidade o atingir, ela fará você rir em voz alta.

Essa oferta fez parte do último ministério de Davi na preparação para passar a obra da casa do Senhor ao seu filho Salomão. Há muitos aspectos do meu ministério que não poderei cumprir, mas que meus filhos (espirituais e naturais) serão capazes de cumprir em meu lugar.

Davi viu esta oportunidade como o seu maior e último ministério. Depois de derrotar Golias, ser o jovem líder ungido, depois de ser perseguido por Saul, depois de governar todo o reino, depois de pecar e se arrepender por sua conduta com Bate-Seba, depois de liderar a adoração e escrever os salmos da Bíblia, tudo se resumiu a este único ponto: preparar a próxima geração. Entregue aos jovens discípulos a visão do “padrão” celestial que Deus lhe ensinou durante a sua vida. Passe o bastão. E doe, doe, doe…

Doar é o ministério supremo. Você entrega sua vida em serviço e em martírio. Você entrega sua alma e seu sangue. Em hebraico, a palavra para “sangue” também é usada com o significado de “dinheiro” (dam). A taxa de matrícula, por exemplo, é literalmente chamada de “sangue do estudo”.

Doar pode ser incrivelmente eficaz. Dólar por dólar, a quantidade de dinheiro normalmente necessária para que um americano lidere uma missão estrangeira pode financiar 100 evangelistas ou pastores locais. O ministério apostólico exige avanços evangelísticos nativos e locais. Doar dinheiro para a nova geração de crentes locais é parte integrante do ministério apostólico.

Uma nação atinge o auge de seu destino no Reino quando começa a financiar trabalhadores locais em outros países. Os Estados Unidos, a Coreia e outras nações que o Senhor abençoou financeiramente estão agora em condições de prover fundos para colheitas sem precedentes na China, Índia, Oriente Médio, África, etc. Estamos verdadeiramente presenciando uma “Revolução em Missões Mundiais”, como K. P. Yohanan tão bem descreve em seu livro que leva o mesmo nome. Ao doarmos, ampliamos a capacidade de evangelizar várias vezes mais do que poderíamos fazer por nós mesmos.

Romanos 10.14-15 – “Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue?  E como pregarão, se não forem enviados?”

Este versículo tem uma lógica penetrante e exigente. As pessoas estão indo para o inferno. Tudo o que elas têm que fazer é crer. Elas têm que ouvir o evangelho para crer. Alguém tem que pregar para que elas possam ouvir. Alguém tem que enviar os pregadores para que eles possam pregar. Enviar aqui significa, em grande escala, prover as finanças para os evangelistas da linha de frente.

Este é o lado prático da grande comissão. A linha de fundo é doar para que o evangelho se espalhe. Há pessoas dispostas a pregar. E essa ação depende mais dos doadores do que dos pregadores. Ao chegarmos à maturidade no Senhor, que aceitemos este desafio para sermos realmente eficazes naquilo que mais importa. Usemos o poder sobrenatural da doação cheia de fé para divulgar o evangelho, ajudar os necessitados e trazer o Reino de Deus à Terra.

Gostou? Compartilhe...

WhatsApp
Telegram
Twitter
Facebook
Imprimir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Em alta

Conteúdos mais populares

Como funciona o programa de leitura da Bíblia inteira em 10 meses

Visão Panorâmica da Bíblia Ouça aqui a apresentação do Projeto: [audio:https://audio.revistaimpacto.com.br/Pregacoes-Harold/Vis%C3%A3oPanor%C3%A2micadaB%C3%ADblia_2015/1%20fev%202015%20Harold%20Apresenta%C3%A7%C3%A3o%20Projeto%20Vis%C3%A3o%20Panor%C3%A2mica%20da%20B%C3%ADblia%202015%20no%20CPP%20Monte%20Mor.mp3] Download 1 – Você se compromete a ler cada dia a porção indicada na

Continue lendo...