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Elias e o Burnout

Ron Cantor

Burnout é “considerado um estado de exaustão física ou emocional devido ao estresse contínuo” [1]. Pessoas em situações desgastantes, muitas vezes acabam por desenvolver burnout em algum momento. É simplesmente onde você deu mais do que tinha e ficou sem recursos para sua própria saúde mental e espiritual. Temos a tendência de pensar que muitas situações adversas pelas quais alguém passa não está abordada na Bíblia, nesse caso, esgotamento. Vemos isso em Davi, Jó e Moisés. Veja como Moisés fala ao Senhor:

“Não posso levar todo esse povo sozinho; essa responsabilidade é grande demais para mim. Se é assim que vais me tratar, mata-me agora mesmo; se te agradas de mim, não me deixes ver a minha própria ruína”. (Números 11.14,15)

Elias sofreu esgotamento (Burnout)

Vamos voltar para a história de Elias e Jezabel. Em 1 Reis 18, encontramos o nosso profeta voando alto. Depois de profetizar uma seca que durou três anos e meio, o Senhor envia-o para enfrentar o rei Acabe e diz-lhe para reunir os 850 falsos profetas no Monte Carmelo. Observe como Elias é ousado. Ele não tem medo de desafiar o rei de uma nação poderosa.

Em seguida, há um confronto formidável entre o profeta de Deus e 850 falsos profetas. Você conhece a história. Os falsos profetas não podem fazer seus deuses responderem, e então o profeta do Senhor suplica ao céu, e Deus responde com fogo. Os falsos profetas que haviam enganado Israel são mortos. Vale a pena ler sua oração. Imaginem, ele está cercado por 850 pessoas que o querem morto. O povo de Israel está observando para ver “quem é o verdadeiro Deus, Yahweh ou Baal?”. Uma pessoa comum desmoronaria de medo, mas nosso profeta está pronto!

À hora do sacrifício, o profeta Elias colocou-se à frente do altar e orou: “Ó Senhor, Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, que hoje fique conhecido que tu és Deus em Israel e que sou o teu servo e que fiz todas estas coisas por ordem tua. Responde-me, ó Senhor, responde-me, para que este povo saiba que tu, ó Senhor, és Deus, e que fazes o coração deles voltar para ti”. Então o fogo do Senhor caiu e queimou completamente o holocausto, a lenha, as pedras e o chão, e também secou totalmente a água na valeta. (1 Reis 18.36-38).

Uma renovação espiritual ocorre em Israel:
Quando todo o povo viu isso, eles caíram prostrados e gritaram: “O Senhor é Deus! O Senhor é Deus!” (1 Reis 18.39).

Na série de eventos poderosos, Elias sobe o Monte Carmelo e ora para que as chuvas venham. À medida que o céu fica cinza e preto, ele se enche de poder sobrenatural para correr 14 milhas até Jezreel. Acabe fez a mesma viagem em uma carruagem, mas Elias o venceu correndo.

A história vira

Depois de todas essas grandes vitórias, Elias deve estar voando alto. Eu certamente conheço o grande sentimento depois de uma vitória poderosa e tenho certeza que muitos de vocês conhecem. Quando Acabe relata a situação à sua rainha (o casamento deles estava um pouco fora de ordem), Jezabel fica furiosa com o que aconteceu. Ela envia um mensageiro para Elias, dizendo-lhe que ele é um homem morto andando.

Por isso Jezabel mandou um mensageiro a Elias para dizer-lhe: “Que os deuses me castiguem com todo o rigor, se amanhã nesta hora eu não fizer com a sua vida o que você fez com a deles”. (1 Reis 19.2).

Baseado em tudo que lemos até agora, e se estivéssemos lendo a história pela primeira vez, assumiríamos que Elias iria e confrontaria Jezabel. Mas nossa história toma um rumo dramático e inesperado neste ponto. A Bíblia nos diz que Elias estava com medo e fugiu para proteger sua vida.

“[…] ó Senhor; toma agora a minha vida […]” 1 Reis 19.4b

Se eu não tivesse experimentado o esgotamento, não o teria notado em Elias. Mas ele tem todos os sinais clássicos de alguém que se esforçou extremamente a ponto de não conseguir mais seguir em frente. Ele está exausto espiritual e emocionalmente. Ele está passando por uma grave depressão situacional (o que significa que sua depressão não está relacionada a produtos químicos, mas a seu estilo de vida).

Não é incomum após grandes vitórias do reino passar por algum tipo de ataque demoníaco. De certa forma, isso ajuda a nos manter humildes e a lembrar que tudo o que fazemos é resultado da graça de Deus. Mas o esgotamento é mais do que um ataque demoníaco. De certa forma, é pior porque temos autoridade para repreender o diabo. O esgotamento é o seu corpo fazendo o que um carro faz quando não tem óleo – ele trava e diz: “Terminei!” Você pode repreender as coisas o dia inteiro, mas não terá efeito.

Vejamos como o profeta responde à ameaça de morte no capítulo 19:

  1. Ele está com medo (v.3)
  2. Ele foge de seu chamado (v.3)
  3. Ele deixou seu servo em Berseba (uma cidade no deserto ao sul de Israel) (v.3)
  4. Ele se isola e vai sozinho para o deserto (v.4)
  5. Ele ora para que Deus o mate! (v.4)
  6. Percepção de sua humanidade – “Não sou melhor do que meus antepassados”  (v.4)
  7. Ele está sem esperança (v.4)


Novamente, se você nunca sofreu esse tipo de esgotamento, a história é chocante. Um dia, ele chama fogo do céu e livra Israel de seus falsos profetas, trazendo renovação espiritual.  Apenas alguns dias depois, ele está pedindo a Deus para tirar sua vida, se afundando em autopiedade.

Como Deus ministra a ele

Se você se encontra nessa situação, tenho boas notícias. Pode parecer uma sentença de prisão perpétua, mas no minuto em que você tratar do problema, você voltará ao normal.

Quero que perceba como Deus cura o profeta:

  1. Ele adormece (v.5)
  2. Um anjo o toca, eu vou supor que houve algum tipo de infusão de vida espiritual (v.5)
  3. Ele recebe comida (v.6)
  4. Ele come e bebe e depois volta a dormir (v.6)
  5. O anjo o toca e o alimenta novamente (v.7)
  6. Deus lhe dá força sobrenatural para uma jornada de 40 dias (v.8)


Barnes e Comfort compartilham em seu comentário: “Deus sabe quando responder aos lamentos e quando não, às vezes, tudo o que precisamos é uma boa soneca e um pouco de comida.” [2] Gostaria de acrescentar que há uma combinação de Deus satisfazendo suas necessidades físicas e espirituais. Eu vejo essa jornada de 40 dias como um sabático. Era um tempo para ele renovar suas forças no Senhor e obter algum descanso físico e nutrição. “Ele não foi punido por seu esgotamento”, escreve Betsy St. Amant Haddox, “ele foi cuidado e continuou em seu propósito.”

Da mesma forma que Deus atendeu às suas necessidades espirituais e físicas, seu colapso não foi apenas uma questão de exaustão física, mas também um incrível ataque espiritual. Jezabel e o poder demoníaco por trás dela eram poderosos.

Tive uma época de ministério em que experimentei uma série de vitórias incríveis. Foi tão incrível que me sentei e me maravilhei com a graça de Deus. Eu era inteligente o suficiente para saber que essa não era a minha sabedoria e habilidades. No entanto, eu gostava de ser a pessoa que Deus estava usando. O fruto era incrível. E como outros viam e me pediam para fazer mais, eu concordava de bom grado. Por um lado, eu sabia no natural que eu estava fazendo muito, mas eu ainda estava me divertindo. Parecia que Deus estava abençoando as coisas… até ter o meu momento Elias.

Quando isso te atinge, atinge de verdade. Um dia tudo está indo muito bem; no dia seguinte, você não sabe distinguir o básico. Foi um grande lembrete da minha humanidade e da minha necessidade de cuidar de mim mesmo se quiser ser bom para os outros. Para as pessoas que são super engajadas, como eu, burnout é uma armadilha fácil de cair. Uma das passagens que saltaram para mim foi de Tiago capítulo 5.

Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós e, orando, pediu que não chovesse, e, por três anos e seis meses, não choveu sobre a terra. E orou outra vez, e o céu deu chuva, e a terra produziu o seu fruto. (Tg 5.17-18).

Essa é a a primeira parte, no final das contas, Elias era apenas humano. Sim, a mão de Deus estava sobre ele para fazer coisas grandes e poderosas, mas ele vivia em um corpo humano com habilidades e limitações finitas. Ele precisava de um ano sabático. Ele teve que ficar longe de seu ministério por um tempo. Mas depois desses 40 dias, parece que ele está pronto para voltar ao jogo. Quando você está passando por burnout, você acha que o jogo acabou. Você experimenta tanta ansiedade e depressão que acha que a vida nunca mais será a mesma. O que mais poderia levar o grande profeta a pedir a Deus para tirar sua vida? Aqui estão as boas novas: Isso vai passar. Não é uma sentença de vida.

Há passos, porém, que você tem que dar;

  1. Você deve se afastar da ansiedade
  2. Você precisa de uma temporada separada das coisas que estão te sobrecarregando
  3. Você precisa de um bom aconselhamento espiritual e mental
  4. Você precisa reconstruir sua vida onde não estava fazendo tudo para todos
  5. Você precisa aprender a dizer não (e depois não se sentir culpado)
  6. Você precisa de férias tranquilas
  7. Você precisa compartilhar sua carga com outras pessoas


Elias experimentou algumas dessas coisas. Seu conselheiro é Deus Todo-Poderoso. Ele tem 40 dias de férias em Horebe, que se refere ao Monte Sinai. Muitos estudiosos veem Elias como o segundo Moisés de acordo com Barnes (ver nota 4). Como dissemos anteriormente, Moisés também experimentou esgotamento e restauração. Não é por acaso que Deus leva Elias em uma viagem de 40 dias para o lugar onde Deus se encontrou com Moisés por 40 dias – Monte Sinai.

Elias recebe o descanso necessário e comida saudável. E até o final do capítulo, ele está pronto para voltar ao jogo. Mas agora que ele consegue ver direito, ele é capaz de trazer sua queixa de volta a Deus. E ele está prestes a conseguir um ajudante fiel em Eliseu.

Nunca tenha medo de reclamar com Deus. Moisés (veja acima), Davi e Elias todos reclamaram com Deus em certos momentos, e isso pode ser muito saudável. Mark Chironna escreve em seu incrível livro, On the Edge of Hope (No Limite da Esperança), “Quando seus problemas parecem muito pesados para suportar, expressar sua reclamação para Ele não é nem errado nem ruim. Os salmos nos ensinam a fazer exatamente isso, assim como Jó.” [3]

Agora Elias, descansado e nutrido, pede compreesão:

“Tenho sido muito zeloso pelo Senhor Deus Todo-Poderoso. Os israelitas rejeitaram sua aliança, derrubaram seus altares e mataram seus profetas com a espada. Eu sou o único que resta, e agora eles estão tentando me matar também” (1 Reis 19.10).

Em seguida, o Senhor continua a ministrar para ele, mas de forma diferente do que com Moisés. “Elias deveria esperar pela presença de Yahweh no Monte Sinai, assim como Moisés, Yahweh, desta vez, não estava no vento, terremoto ou fogo, mas sim na “brisa suave”. Pode ser que o Senhor estivesse dizendo: “até agora você me conhece como o cara que responde pelo fogo, mas em seus últimos anos, você vai me conhecer como o gentil que te ama”.

Parte da superação do esgotamento é ver Deus como Ele realmente é. Quanto mais compreendemos verdadeiramente a natureza de Deus, mais saudáveis somos e valiosos para aqueles que nos rodeiam.

E então Deus o enviou em seu caminho, dando-lhe várias tarefas, incluindo a unção de seu substituto Eliseu. Por anos, vi isso como Deus rejeitando Elias. O fato é uma visão dominante entre os estudiosos. Seu fracasso em confrontar Jezabel fez com que Deus o substituísse por Eliseu. Eu vejo isso muito diferente agora. Em primeiro lugar, Elias ministrou por cerca de 16 anos depois disso. Em segundo lugar, acho que Deus estava exigindo que o profeta tivesse alguma companhia humana. (Lembre-se, ele deixou seu servo quando correu para o deserto – Elias era um pouco solitário, e não era saudável.) Se você prestar atenção em sua comunicação com Eliseu, ele não parece muito entusiasmado em assumir um protegido. Ele precisava de alguma ajuda administrativa para que ele pudesse se concentrar em ser um profeta. E por último, cerca de três anos depois, ele é capaz de corrigir seu fracasso em relação a Jezabel.

Deus completa o ciclo para a cura de Elias. A próxima vez que vemos Elias está no capítulo 21. Mais uma vez, ele confronta Acabe, mas não apenas isso, ele é capaz de voltar para onde ele falhou e terminar a tarefa. Ele se dirige diretamente a Jezabel e profetiza a morte daquela que ameaçou sua vida: aquela da qual ele fugiu três anos antes.

“E acerca de Jezabel o Senhor diz: ‘Os cães devorarão Jezabel junto ao muro de Jezreel'” (1 Reis 21.23).

Isso foi cumprido quando Eliseu ungiu Jeú e ele entrou em Jezreel, e vários eunucos jogaram Jezabel pela janela, onde os cães a devoraram (2 Reis 9.35-37).

Quão diferente é esse novo Elias daquele que encontramos pedindo a Deus para matá-lo no capítulo 19! Ele foi curado, recebeu uma maior revelação de Deus, maior coragem, certamente maior humildade e reconhecimento de sua humanidade, e sua paixão por servir a Deus retornou.

Talvez você se sinta como Elias fez quando tudo estava contra ele, estava sem energia mental e espiritual. Tenha coragem e faça as coisas que Elias fez, e você notará que o medo, a ansiedade e a depressão se dissipam e finalmente desaparecem. Pode significar ter conversas difíceis com pessoas que dependem de você para explicar que você não pode fazer tanto quanto você fazia no passado ou vai precisar de mais ajuda.

Em meio a situação em que eu estava assumindo mais responsabilidades do que deveria,  meu melhor amigo me disse que nenhum de nós é indispensável. Ou seja, Deus não precisa de você para fazer tudo. Eu argumentei com ele, não, eu não achava que Deus precisava de mim para fazer tudo, mas na ausência de outras pessoas, eu tomei fardos sobre mim que Deus não tinha me chamado para tomar. Enquanto descansava, fiquei surpreso com a rapidez com que a vida espiritual voltou. E ela voltará para você também.

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[1] “How to Recognize (And Heal) Spiritual Burnout,” Vantage Point, accessed November 3, 2022, https://vantagepointrecovery.com/how-to-recognize-and-heal-spiritual-burnout/

[2] William H. Barnes, 1-2 Kings, ed. Philip W. Comfort, vol. 4b, Cornerstone Biblical Commentary (Carol Stream, IL: Tyndale House Publishers, Inc., 2012), 162.

[3] Chironna, Mark. On the Edge of Hope (p. 143). Baker Publishing Group. Kindle Edition.

[4] William H. Barnes, 1-2 Kings, ed. Philip W. Comfort, vol. 4b, Cornerstone Biblical Commentary (Carol Stream, IL: Tyndale House Publishers, Inc., 2012), 165.

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