por Asher Intrater
Há duas menções de relacionamentos entre pais e filhos nos Dez Mandamentos. Ambos envolvem transferência espiritual dos pais para os filhos; um é ruim e o outro é bom.
Êxodo 20.5 – […] visitando os pecados dos pais sobre os filhos.
Êxodo 20.12 – Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias.
A transferência espiritual negativa de pais para filhos é chamada de “maldição”. A transferência espiritual positiva é uma “bênção”. Se nos encontrarmos em uma situação de maldição, precisamos nos arrepender de nossos pecados, perdoar nossos pais e quebrar a transferência negativa.
A chave para uma transição bem-sucedida da infância para a idade adulta é perceber quais influências de nossos pais foram positivas e quais foram negativas. Em seguida, rejeitamos o negativo, quebrando assim a maldição. Mas como podemos receber a bênção?
Em uma palavra: honra. Honrar é receber bênção. Poderíamos resumir assim: respeite a autoridade, receba a bênção. À medida que o respeito flui para cima, as bênçãos fluem para baixo. O “fluxo” é tanto para cima quanto para baixo e pode ser bom ou ruim.
O apóstolo Paulo (Saulo) expandiu esse princípio no livro de Efésios. As bênçãos não são apenas “vida longa”, mas também todas as outras bênçãos. E a autoridade não é apenas parental, mas também em todas as outras esferas.
Efésios 6.2 – “Honra a teu pai e a tua mãe” é o primeiro mandamento com uma promessa.
Paulo explica que o fluxo de autoridade é dividido em quatro esferas primárias da vida:
- Família (Ef 5.21-6.4),
- Emprego (Ef 6.5-6.9),
- Governo (Rm 13.1-7)
- Congregação (1 Tm 3.1-13; 5.17; Hb 13.17).
Que Deus nos conceda a graça e a sabedoria para discernir quando devemos nos afastar da autoridade abusiva para não sermos feridos; quando devemos rejeitar influências negativas para quebrar maldições; e quando devemos respeitar a autoridade para receber bênçãos!
Todas as bênçãos de honrar a autoridade na Terra são imperfeitas e parciais. No entanto, também podemos receber bênçãos diretamente do céu, honrando a Deus por meio de louvor e adoração.
Apocalipse 7.12 – Louvor, glória, sabedoria, ação de graças, honra e poder para o nosso Deus para sempre!
Ao darmos honra a Ele, Ele derrama bênçãos sobre nós, de forma gloriosa, poderosa e eterna. Aleluia!