Revive Israel

Aquele que negamos tornou-se nossa expiação

Jeremiah Smilovici

Sempre que leio Atos 3, minha atenção geralmente vai imediatamente para as palavras de Pedro sobre a “restauração de todas as coisas” (Atos 3:21). É uma passagem tão significativa, especialmente quando penso em Israel, o retorno de Yesua e o cumprimento das promessas de Deus. Mas ao reler o capítulo recentemente, algo mais que eu nunca tinha realmente notado antes chamou minha atenção.

Mais cedo em sua mensagem, Pedro está falando ao povo reunido em Jerusalém e diz: “Vocês negaram o Santo e Justo” (Atos 3:14). Lendo essas palavras em hebraico, uma palavra me chamou atenção: כפרתם — kefartem, “vocês negaram.” O som dessa palavra imediatamente trouxe à mente outra palavra hebraica, que se torna especialmente significativa à medida que nos aproximamos do Yom Kippur: כפרה — kapparah, expiação.

Kefartem. Você o negou.

Kapparah. Expiação.

A conexão apresenta um quadro poderoso da mensagem de Pedro. Ele diz ao nosso povo claramente que negaram Yeshua, mas não termina com a acusação. Apenas alguns versículos depois, ele diz: “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados” (Atos 3:19). As pessoas que O negaram ainda estavam sendo convidadas a retornarem para Ele. O mesmo Yeshua que eles haviam rejeitado era aquele por meio de quem seus pecados poderiam ser perdoados. Como João escreve mais tarde, Yeshua “é o sacrifício expiativo pelos nossos pecados, e não só pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo” (1 João 2:2). Eles tinham kefartem — negado a Ele — mas Ele se tornou seu kapparah — sua expiação.

Essa conexão se torna especialmente significativa à medida que nos aproximamos do Yom Kippur, o Dia da Expiação. Aqui em Israel, o país quase para completamente. Negócios fecham, o transporte público para e as ruas normalmente movimentadas ficam silenciosas, com crianças andando de bicicleta e scooters. Muitos israelenses jejuam por vinte e cinco horas, as sinagogas se enchem e orações de confissão, arrependimento e perdão se repetem ao longo do dia. Mesmo entre muitos israelenses seculares, o Yom Kippur continua sendo um dia para parar, refletir, pedir perdão aos outros e considerar onde estamos diante de Deus.

A questão da kapparah – expiação, portanto, não é apenas um conceito bíblico antigo em Israel. Uma vez por ano, ela vem à tona da nossa consciência nacional. No entanto, como seguidores de Yeshua, sabemos que a resposta já foi dada. Sabemos que Yeshua é nossa expiação. Hebreus nos diz que o Messias entrou no lugar sagrado de uma vez para todas, não pelo sangue de cabras e bezerros, mas pelo próprio sangue, obtendo a redenção eterna (Hebreus 9:11–12). O anseio de perdão que o Yom Kippur expressa nos aponta, em última análise, para Aquele que se entregou por nós.

E isso me leva de volta à parte de Atos 3 que geralmente chama minha atenção. O chamado de Pedro a Israel não termina apenas com os pecados sendo apagados. Ele fala de “tempos de renovação” vindos da presença do Senhor e, em última  instância, da “restauração de todas as coisas” (Atos 3:19–21).

Arrependimento, expiação, renovação e restauração fazem parte da mesma mensagem. Pedro olha para um povo que rejeitou seu Messias e ainda fala com eles sobre os propósitos de Deus para a restauração. A rejeição deles não cancelou Suas promessas, e seu fracasso não fechou a porta para o arrependimento.

Por isso, o Yom Kippur deve nos mover não apenas a refletir sobre o significado da expiação de Yeshua, mas também a orar pela salvação de Israel. Paulo expressou o mesmo peso ao escrever: “O desejo e a oração do meu coração a Deus por Israel é que eles sejam salvos” (Romanos 10:1). Esse permanece nosso coração hoje. Enquanto nosso povo jejua, ora e busca kapparah, ansiamos que reconheçam Aquele que já fez expiação por nós.

Neste Yom Kipur, estaremos jejuando e orando aqui em Israel, e queremos convidá-lo a se juntar a nós. Ore para que o Espírito Santo abra olhos para Yeshua. Ore por famílias, jovens, líderes religiosos e comunidades inteiras. Ore para que muitos reconheçam Aquele que nosso povo antes negou como Aquele que carregou nossos pecados e abriu o caminho de volta para Deus.

Nós O negamos. Ele se tornou nossa expiação. E o convite para voltar ainda está aberto.

Você se juntaria a nós neste Yom Kippur em jejum e oração pela salvação de Israel?

Editora Impacto

Da loja Impacto

Ver tudo

Conversa

O que esse texto te despertou?

Compartilhe sua reflexão, dúvida ou testemunho. Sua voz importa pra essa comunidade.