Leitor Impacto

Siga-nos nas redes sociais

Uma Revelação sobre as Trombetas

Asher Intrater

A Torá (Lei de Moisés) prevê a realização de uma festa no primeiro dia do sétimo mês. Em hebraico é יום תרועה, Yom Teruah, um dia de toque ou sonido (também chamado de Festa das Trombetas). A ideia é tocar as trombetas (shofares em hebraico) com um som de teruá.

“Fale aos filhos de Israel, dizendo: No primeiro dia do sétimo mês, vocês terão um descanso solene, memorial, com toques de trombetas, santa convocação.”
Levítico 23.24
דַּבֵּר אֶל-בְּנֵי יִשְׂרָאֵל לֵאמֹר בַּחֹדֶשׁ הַשְּׁבִיעִי בְּאֶחָד לַחֹדֶשׁ יִהְיֶה לָכֶם שַׁבָּתוֹן זִכְרוֹן תְּרוּעָה מִקְרָא-קֹדֶשׁ

Embora este dia seja popularmente conhecido como Rosh Hashanah, ראש השנה, a “cabeça do ano”, este não é um nome biblicamente correto e pode servir para desviar a atenção do significado deste dia santo, que é um aviso profético relacionado ao toque da trombeta.

Por Que Trombetas?

O significado completo desta festa não é descrito na Torá. Os rabinos observam três temas principais:

Lembrança ou memorial

  1. Reinos
  2. Shofares

Esses temas são, de certa forma, corretos e podem ser derivados do acompanhamento do toque das trombetas por todas as Escrituras (observe que as trombetas são tocadas na coroação de um novo rei – algo notado pelos rabinos e muito pertinente aos Evangelhos, mas não mencionado com frequência na literatura cristã).

O Dia Sagrado de tocar a trombeta no sétimo mês é um evento simbólico. No entanto, a compreensão completa dos símbolos só vem no último livro da Bíblia, o Apocalipse. O livro de Apocalipse descreve os significados proféticos dos símbolos da Torá, como o shofar ou trombeta. O Apocalipse “revela” o significado oculto das parábolas dos símbolos sacerdotais.

As Trombetas no Apocalipse

Há duas partes básicas para entender o significado profético das trombetas no livro de Apocalipse. Uma é encontrada na primeira parte do livro, outra na segunda parte do livro. Ambas têm a ver com ouvir e proclamar a mensagem profética do céu na Terra.

Esses dois significados são simplesmente:

  1. Exortação à Eclesia (capítulos 1-7)
  2. Alerta às nações (capítulos 8-16)

O som da trombeta é uma metáfora para a voz de Deus. Nos capítulos um e quatro, Yeshua fala e soa como uma trombeta. Ele fala em “voz alta” (a trombeta é o “megafone” de Deus). Embora a voz de Deus seja alta e clara, poucos a ouvem, porque poucos estão escutando.

“Achei-me no Espírito, no dia do Senhor, e ouvi atrás de mim uma voz forte, como de trombeta,”
Apocalipse 1.10
הָיִיתִי בְּהַשְׁרָאַת הָרוּחַ בְּיוֹם הָאָדוֹן וְשָׁמַעְתִּי מֵאַחֲרַי קוֹל גָּדוֹל כְּקוֹל שׁוֹפָר

“Depois destas coisas, olhei, e eis que havia uma porta aberta no céu. E a primeira voz que ouvi, que era como de trombeta ao falar comigo, disse: — Suba até aqui, e eu lhe mostrarei o que deve acontecer depois destas coisas.”
Apocalipse 4.1
אַחַר הַדְּבָרִים הָאֵלֶּה רָאִיתִי וְהִנֵּה דֶּלֶת פְּתוּחָה בַּשָּׁמַיִם ; וְהַקּוֹל הָרִאשׁוֹן אֲשֶׁר שָׁמַעְתִּי כְּקוֹל שׁוֹפָר מְדַבֵּר אֵלַי
אוֹמֵר: “עֲלֵה הֵנָּה וְאַרְאֶה לְךָ אֶת אֲשֶׁר צָרִיךְ לִהְיוֹת אַחֲרֵי כֵן

Nos capítulos dois e três, há um desafio para “ouvir” o que o espírito de Deus está dizendo. Todas as palavras proféticas semelhantes a trombetas são gerais e universais para todos os que fazem parte da verdadeira Eclésia de Deus, tanto judaica quanto internacional.

Entretanto, nos capítulos intermediários do livro de Apocalipse, há uma série de sete shofares tocados durante o período da tribulação. As sete trombetas fazem uma referência simbólica ao sétimo mês do ano, quando é realizada a Festa das Trombetas, aos sete dias da batalha de Jericó e aos sete anos do período de tribulação do fim dos tempos.

Essas mensagens das sete trombetas são um aviso para as nações do mundo sobre os julgamentos imediatos da tribulação e sobre a batalha final do dia de YHVH que se aproxima. A cada trombeta, parte do plano de Deus é revelada. Cada trombeta libera a compreensão do mistério profético de Deus e dos próprios eventos. O último mistério é liberado na sétima trombeta.

A Sétima Trombeta

“Mas, nos dias da voz do sétimo anjo, quando ele estiver para tocar a trombeta, então se cumprirá o mistério de Deus, como ele anunciou aos seus servos, os profetas.”
Apocalipse 10.7

Cada toque de trombeta anuncia um julgamento sobre as nações. Cada uma revela um mistério. Cada uma avisa as nações que elas devem se submeter à autoridade governamental do rei de Deus, o Messias Yeshua. Todas as trombetas chamam os reinos deste mundo a se submeterem. Esse é o mistério. Essa é a mensagem profética. A sétima trombeta é a mensagem completa.

“O sétimo anjo tocou a trombeta, e houve no céu vozes fortes, dizendo: “O reino do mundo se tornou de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre.”
Apocalipse 11.15

Cada julgamento da trombeta muda o mundo; cada um deles muda os reinos deste mundo. O primeiro conjunto de mensagens da trombeta são exortações de Deus para a Eclésia. O segundo conjunto de mensagens da trombeta são avisos de Deus, por meio da Igreja, às nações do mundo. As mensagens gerais são para nós. As mensagens proféticas são por meio de nós.

Nosso posicionamento

Como parte do processo, nos tornamos como o shofar. Nós nos tornamos o porta-voz de Deus para as nações deste mundo. Devemos causar mudanças espirituais nos reinos deste mundo pelo poder do Espírito Santo, a autoridade do Rei Yeshua, por meio de nosso louvor, oração e proclamação.

Ao orarmos durante esta Festa das Trombetas, vamos ouvir para entender o que Deus está dizendo para nós e o que Deus está dizendo para as nações. Seu megafone (voz alta) nos transformará e causará uma mudança nos reinos deste mundo. Podemos esperar que grandes mudanças aconteçam, tanto para nós, como Eclésia, quanto por meio de nós, como Eclésia, para as nações do mundo.

Não vamos apenas celebrar o dia das trombetas. Vamos nos tornar a trombeta de Deus. Sejamos o Seu shofar. Vamos ouvir a voz de Deus e ser transformados. Vamos proclamar a palavra de Deus e ver os reinos do mundo mudarem. Vamos fazer isso agora, neste Dia das Trombetas.

Gostou? Compartilhe...

WhatsApp
Telegram
Twitter
Facebook
Imprimir

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue lendo

Conteúdo Relacionado

Vento Forte a Noite Toda

Asher Intrater O Senhor disse a Josué que estaria com ele da mesma forma que estava com Moisés (Josué 1:5). De maneira semelhante, Yeshua disse a

A Presença Interior do Espírito Santo

Asher Intrater Os valores judaico-cristãos incluem padrões morais, fundamentos sociais e uma visão geral do mundo. Eles são essenciais à humanidade e a toda a