Asher Intrater
O Senhor disse a Josué que estaria com ele da mesma forma que estava com Moisés (Josué 1:5). De maneira semelhante, Yeshua disse a todos nós que Ele estaria sempre conosco sem cessar de agora até o fim (Mateus 28:20). De certa forma, por meio do Espírito Santo, o potencial desses versículos é aplicável a você e a mim ainda hoje.
Uma das maiores vitórias de Moisés foi a travessia do Mar Vermelho (creio que Yeshua também estava com ele naquela época como o Anjo YHVH na coluna de fogo). Foi uma situação que envolveu intensa pressão e um possível desastre. Vamos olhar para os elementos desse milagre para ver como aplicá-los em nossas vidas hoje.
-
Submissão à Vontade de Deus – Deus disse a Moisés para conduzir os filhos de Israel para fora do Egito. Moisés não queria realmente fazer isso ou não sentia que poderia lidar com o desafio (Êxodo 3). Mas ele se submeteu e obedeceu. Ele não estava fazendo sua própria vontade, mas a vontade de Deus (Mateus 6:10; 26:39).
-
Levante seu cajado – Os filhos de Israel estavam encurralados no Mar Vermelho e gritando com Moisés. Os egípcios estavam atacando. A situação era desesperadora e impossível. Deus disse a Moisés para estender a mão sobre o Mar Vermelho (Êxodo 14:16). O cajado simboliza fé e autoridade.
-
Vento forte – Depois que Moisés estendeu a mão e o cajado, Deus fez soprar um vento forte durante toda a noite: “um forte vento oriental que soprou toda aquela noite” (Êxodo 14:21). Vento e espírito em hebraico são a mesma palavra, Ruach, רוח . Depois que Moisés deu um passo de fé, Deus fez com que um poderoso vento espiritual soprasse a noite toda para abrir um caminho no meio do mar. Deus fez isso, não Moisés. Moisés acreditou. Deus trouxe o poder e fez o impossível.
-
Conduza o Povo – Agora que o caminho estava aberto, Moisés simplesmente conduziu o povo por ele. Deus abriu, Moisés liderou. As pessoas caminharam para o outro lado. Eles vieram para um lugar totalmente novo.
-
Destrua os Inimigos – Deus diz a Moisés para levantar seu cajado novamente. Desta vez, o Senhor age para destruir os inimigos. Moisés usou a vara da autoridade da fé para liderar o povo, liberar o Espírito e destruir o inimigo.
Depois disso, não restou nada além de cantar, dançar e louvar ao Senhor. “Cantarei a YHVH, porque triunfou gloriosamente…” – Êxodo 15:1.
Aleluia! Queremos caminhar no espírito de alegria, louvor e vitória, mesmo em meio às situações mais difíceis.