Leitor Impacto

Siga-nos nas redes sociais

O Bom Samaritano

Agradecemos muito suas orações contínuas pela situação política em Israel. Os líderes precisam da sabedoria de Deus para encontrar soluções para as questões difíceis e sensíveis que o país enfrenta neste momento.

Além de um artigo que escrevi esta semana intitulado “O Bom Samaritano”, que discute como devemos responder aos necessitados ao nosso redor, também incluí o segundo episódio da série de vídeos sobre DESCANSO. Descansar no meio da agitação só é possível quando focamos na Palavra de Deus e não nas circunstâncias ao redor. Ambos os ensinamentos têm o objetivo de encorajar sua fé neste momento.

Como sempre, Betty e eu e a equipe da Tikkun Global Jerusalém agradecemos por estar conosco e orar pela paz de Jerusalém. Que você possa experimentar mais de Sua paz, Seu shalom, em troca.

Asher Intrater
Em nome da equipe Tikkun Global


O Bom Samaritano
Asher Intrater

Em Lucas capítulo 10, Yeshua faz Sua famosa declaração de que os dois maiores mandamentos são amar o Senhor de todo o seu coração e amar o próximo como a si mesmo. Em seguida, Ele conta duas histórias para destacar como não amar o Senhor e como não amar o próximo.

Deixar de amar o Senhor é estar tão ocupado em servi-Lo que você fica preocupado e perturbado e, assim, perde a simplicidade de seu relacionamento amoroso com Ele. O exemplo desse princípio é a história de Marta e Maria.

Deixar de amar o próximo é ter um senso de auto-importância que você não tem tempo para parar por um indivíduo que está sofrendo ao seu lado. O exemplo desse princípio é a história do bom samaritano.

(Nota: as três descrições: dos dois maiores mandamentos, do bom samaritano e de Maria e Marta – são encontrados no mesmo capítulo, Lucas 10. Eles estão no mesmo capítulo com um propósito, porque todos estão ensinando sobre o mesmo tema.)

Um samaritano é o descendente do resultado do casamento entre israelitas e assírios (2 Reis 18). Eles eram considerados cidadãos de segunda classe pelos judeus israelitas e o ódio e a tensão iam em ambas as direções. Isso é muito paralelo à situação entre judeus e alguns árabes na terra hoje, já que a área de “Samaria” é, em grande parte, o que agora é chamado de Cisjordânia. Nós, judeus messiânicos em Israel, devemos nos certificar de que nos preocupamos com os palestinos como seres humanos, apesar do violento e duro conflito político entre nós.

Nós, israelenses e palestinos, temos a oportunidade de viver de acordo com a moral da história do bom samaritano. Ou não.

A palavra para Samaria em hebraico é shom’ron שומרון. A raiz é shomer שומר, da qual temos palavras como guardião, vigia, guarda”. Um samaritano é um shom’roni. Um  guardião” é um shomer.

Esta é a palavra que Caim (Kayin) usou quando disse: “Eu sou o guardião do meu irmão?” (Gênesis 4.9). Ele disse: “Eu sou o shomer do meu irmão?”  השומר אחי אנוכי בראשית ד‘:9.  

Estou convencido de que Yeshua tinha essa comparação linguística em mente quando Ele contou a história do bom shom’roni – e que Seu público local de língua hebraica também entendeu a comparação.

As duas histórias precisam ser colocadas juntas para chegarmos ao “ponto”. Kayin se recusou a ser o shomer de seu irmão. O bom shom’roni escolheu ser o shomer de seu irmão. Kayin e o samaritano são a antítese um do outro. Yeshua nos desafia a escolher como seremos.

A palavra shomer também significa “atalaia” e é usada em Isaías 62.6 – “ Eu designei atalaias nas tuas paredes, ó Jerusalém, todo o dia e toda a noite.”

ישעיה ס’ב:6 –  עַל־חֹומֹתַיִךְ יְרוּשָׁלַ ͏ ִם הִפְקַדְתִּי שֹׁמְרִים כָּל־הַיֹּום וְכָל־הַלַּיְלָה

Meus amigos de Watchmen for the Nations” (“Atalaias para as Nações”), com David Demian, escolheram o nome do ministério a partir deste versículo. Nosso bom amigo, Mike Bickle, está ajudando a liderar uma oração/jejum de Isaías 62 por Israel de 8 a 28 de maio deste ano. Eles, como muitos santos queridos, escolheram ser um bom shomer.

Vamos todos escolher ser bons samaritanos, guardiões de nosso irmão e atalaias no muro.

Gostou? Compartilhe...

WhatsApp
Telegram
Twitter
Facebook
Imprimir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue lendo

Conteúdo Relacionado

Vento Forte a Noite Toda

Asher Intrater O Senhor disse a Josué que estaria com ele da mesma forma que estava com Moisés (Josué 1:5). De maneira semelhante, Yeshua disse a

A Presença Interior do Espírito Santo

Asher Intrater Os valores judaico-cristãos incluem padrões morais, fundamentos sociais e uma visão geral do mundo. Eles são essenciais à humanidade e a toda a