Asher Intrater
Os nomes na Bíblia têm grande importância. O nosso salvador recebeu o nome “Yeshua” por DUAS razões. Yeshua, em hebraico, é uma forma abreviada do nome Yehoshua, o nome original de Josué, o herói da fé que liderou a conquista de Canaã. “Jesus” e “Josué” são, na raiz, o mesmo nome.
O nome Yehoshua significa “Deus salva” ou “Yehovah salva”. De todos os nomes que Deus poderia ter dado ao Messias, Ele escolheu Yeshua (Mt 1.21). A primeira razão é que salvar a humanidade do pecado e de Satanás, da morte e do inferno, é a maior prioridade no coração de Deus. Todo o resto é secundário.
A vida eterna e o perdão dos pecados, conforme oferecidos ao mundo pelo evangelho, também devem ser nossa maior prioridade. Precisamos deixar os noventa e nove para encontrar o que está perdido (Mt 18.12). O Messias veio a este mundo, antes de mais nada, para procurar e salvar os perdidos (Lc 19.10).
A segunda razão pela qual Yeshua recebeu o mesmo nome de Josué é para nos mostrar que a segunda prioridade de Yeshua é tomar posse do planeta Terra na segunda vinda. Josué é uma imagem e um tipo do Messias (na verdade, foi o próprio Yeshua que supervisionou Josué na conquista de Canaã, em primeiro lugar – Josué 5.13). Assim como Josué conquistou a Terra Prometida há mais de três mil anos, Jesus conquistará o mundo inteiro quando Ele retornar.
Há um paralelo entre Jesus e Josué. Há um paralelo entre a conquista de Canaã e a Segunda Vinda. Na Primeira Vinda, Ele veio para salvar; na Segunda Vinda, Ele virá para conquistar. Essas são a Sua primeira e segunda prioridades. Essas são as duas razões pelas quais lhe foi dado o nome Yeshua.
Uma resposta
Glória pra sempre ao nome de Yeshua!