Leitor Impacto

Siga-nos nas redes sociais

O Shavuot e o Pentecostes

Querido (a),

Na semana passada celebramos o Dia de Jerusalém em Israel e eu compartilhei um pequeno ensino durante nossa Transmissão Global sobre o significado e a importância de Jerusalém para os crentes em todas as nações. A cidade é central para toda a narrativa da Bíblia e a verdadeira “entrada triunfal” de Yeshua ainda está por vir! Eu os encorajo a tirar um tempo para ouvir e compartilhar com outros.

Nossa expectativa de outro derramamento do Espírito Santo é intensificada agora, quando celebramos o Shavuot (Pentecostes) e perto do fim do histórico chamado de Isaías 62 para orar/jejuar por Israel. Das 18h do dia 27 de maio até as 20h do dia 28 de maio em Jerusalém, uma transmissão global acompanhará o esforço global de oração, destacando diferentes locais e expressões de oração e adoração de todo o mundo, com a participação de milhões de pessoas. Vamos nos juntar a esse movimento aqui em Jerusalém para demonstrar nossa unidade com os crentes que têm orado tão fielmente. O evento culminará em uma celebração global de comunhão. Para mais informações sobre como você pode se juntar a nós, clique aqui.

Você é uma parte tão importante do que Deus está fazendo na terra. Sua fé e suas orações cheias de fé estão levantando Yeshua em Israel e nas nações. E Yeshua prometeu em João 12.32:

E eu, quando for levantado da terra, todos atrairei a mim.

Com amor,

Asher
Em nome da equipe Tikkun Global Jerusalém


O Shavuot e o Pentecostes

Asher Intrater

A tradição judaica marca o dia santo de Shavuot (Semanas) como o momento da entrega da Torá no Monte Sinai.

Os cristãos marcam o dia santo de Pentecostes como o momento em que o Espírito Santo é dado no Monte Sião.

É claro, são o mesmo dia, um pelo calendário lunar e outro pelo calendário solar. Entender a conexão entre os dois pode ser uma fonte de grande inspiração.

O Shavuot significa literalmente “setes”, por 7 vezes 7 equivalendo a 49, enquanto o Pentecostes significa 50. Ambos estão ligados ao final da contagem do Ômer, que começou durante a Páscoa.

A data da entrega da Torá, mencionada em Êxodo 19.1 como sendo “no terceiro mês” não é exata; então a contagem do dia pode ou não estar correta.

Em qualquer caso, os paralelos são impressionantes. No Monte Sinai, a Torá foi dada em fogo e raios na presença do Anjo YHVH; o povo literalmente “ouviu as vozes” de Deus, assim como os discípulos viram o Espírito Santo como línguas de fogo do Messias Yeshua (Êxodo 19.18-19; 20.18; Atos 2.1-4).

Há até mesmo uma tradição rabínica de que enquanto a Torá foi dada no Monte Sinai em hebraico, ela continha dentro dela 70 idiomas representando todas as nações do mundo (Midrash Êxodo Rabá 5.9). Os discípulos em Jerusalém receberam línguas sobrenaturais do céu que foram ouvidas em diferentes idiomas (pelo menos 15 listados em Atos 2.5-11), também representando cada nação do mundo.

Outra tradição judaica relacionada à oferta de grãos que é ordenada no Shavuot é ficar acordado a noite toda estudando o livro de Rute. Para nós, esta história aponta claramente para o Novo Homem, o enxerto dos gentios na Oliveira de Deus, Israel. Isto começou em escala mundial no dia de Pentecostes.

Surpreendentemente, nos tempos modernos, o Shavuot foi adotado pelo movimento kibutz como seu “dia santo” (os primeiros kibutzim eram principalmente antirreligiosos). Agora se tornou um feriado nacional israelense com desfiles celebrando as “primícias” da produção agrícola, jantares em família, danças folclóricas e até mesmo novas invenções comerciais.

Na narrativa bíblica, há um desenvolvimento em três estágios da שכינה, Shekhinah – presença interior da glória de Deus. O primeiro estágio é representado pelo Sinai. A coluna de nuvem e fogo seguiu as pessoas em diferentes lugares. O segundo estágio é o Templo de Salomão, onde lemos que a glória de Deus encheu o Templo em sua dedicação (2 Reis 8.10, 2 Crônicas 5.13; 7.1).

O terceiro estágio é o derramamento de Shavuot-Pentecostes sobre os discípulos. Isso também aconteceu em Jerusalém. As três etapas, portanto, seriam:

1. Coluna de nuvem e fogo no exílio
2. Nuvem e fogo no templo em Jerusalém
3. Fogo do Espírito Santo nos discípulos em Jerusalém.

A partir daqui, a Nova Aliança continua a desenvolver a metáfora de que nós, como o Corpo do Messias, somos um templo espiritual feito de pedras vivas (Efésios 2.21-22; 1 Pedro 2.5).

É discutível se o derramamento do Espírito Santo aconteceu no cenáculo ou no próprio Templo. As Escrituras não são claras sobre esse ponto. Os discípulos são descritos como “continuamente” estando no “cenáculo” em Atos 1.13-14 e no Templo, em Atos 2.46. Eles foram descritos como estando em uma “casa” em Atos 2.2 – Oikos em grego, o que pode indicar o cenáculo; no entanto, em hebraico, a palavra para casa é bayit, בית, que pode significar tanto casa como templo.

Em qualquer caso, o cenáculo no Monte Sião e o Templo no Monte Moriá ficam apenas a algumas centenas de metros um do outro, então não faz muita diferença. Os significados simbólicos de Sião ou Moriá seriam adequados. A habitação do Espírito Santo vai desde a coluna do deserto até o Templo de Salomão e para os corações dos discípulos.

É claro, há ainda outro estágio, um estágio futuro, no qual o Espírito Santo deve ser derramado sobre “toda a carne”, como prometido em Atos 2.17.  Assim como Paulo desejava “urgentemente” estar em Jerusalém no Shavuot-Pentecostes (Atos 20.16), nós também dedicamos este dia santo todos os anos para orar “urgentemente” por esse derramamento global do fim dos tempos.

Gostou? Compartilhe...

WhatsApp
Telegram
Twitter
Facebook
Imprimir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Em alta

Conteúdos mais populares

Como funciona o programa de leitura da Bíblia inteira em 10 meses

Visão Panorâmica da Bíblia Ouça aqui a apresentação do Projeto: [audio:https://audio.revistaimpacto.com.br/Pregacoes-Harold/Vis%C3%A3oPanor%C3%A2micadaB%C3%ADblia_2015/1%20fev%202015%20Harold%20Apresenta%C3%A7%C3%A3o%20Projeto%20Vis%C3%A3o%20Panor%C3%A2mica%20da%20B%C3%ADblia%202015%20no%20CPP%20Monte%20Mor.mp3] Download 1 – Você se compromete a ler cada dia a porção indicada na

Continue lendo...