Leitor Impacto

Siga-nos nas redes sociais

Páscoa e Batismo

Asher Intrater

O ditado mais importante dos rabinos sobre a Páscoa é que “em cada geração, cada pessoa deve ver a si mesma como se tivesse saído do Egito.”

Isso é paralelo ao conceito da Nova Aliança de que cada pessoa deve se ver como se participasse da morte e ressurreição de Yeshua (Jesus). Na verdade, o significado da imersão na água é participar simbolicamente da morte, sepultamento e ressurreição (Romanos 6.4-5).

Por que a Nova Aliança escolheria a imersão na água como sua declaração de fé? Aos olhos de Deus, o êxodo do Egito e a ressurreição do Messias são um e o mesmo evento. Ambos ocorreram ao mesmo tempo.

João 20.1 – “No primeiro dia da semana, antes da manhã, quando ainda estava escuro…”

Êxodo 14.27 – “Moisés estendeu a mão sobre o mar e o mar voltou à sua profundidade antes da manhã …”

Aproximadamente às 05h00 da manhã do terceiro dia após a Páscoa, enquanto ainda estava escuro, o povo de Israel passou pelas águas do Mar Vermelho. Naquela mesma hora, no terceiro dia após a Páscoa, Yeshua ressuscitou dos mortos e saiu do túmulo.

Os filhos de Israel foram simbolicamente batizados nas águas do Mar Vermelho (1 Coríntios 10.2). E todo cristão crente está participando simbolicamente da Páscoa de Israel (1 Coríntios 5.7). As águas do Mar Vermelho e as águas do batismo são projetadas por Deus para serem um paralelo – de poder e libertação. Pela morte e ressurreição de Yeshua, todo crente participa de sua própria libertação pessoal do Egito.

Páscoa e o Fim dos Tempos

Os rabinos também têm um ditado que “a última redenção será como a primeira redenção.” Com isso, eles querem dizer que a vinda do Messias no fim dos tempos será semelhante à história do Êxodo do Egito.

Em “Apocalipse: a Chave da Páscoa”, Dan Juster descreve muitos paralelos entre o livro do Apocalipse e o livro do Êxodo. As duas testemunhas (Apocalipse 11) são paralelas a Moisés e Arão. Faraó é paralelo ao Anticristo. As pragas na Tribulação são paralelas às pragas do Êxodo.

Israel permaneceu no Egito na terra de Gósen durante as Dez Pragas. O Senhor os protegeu. Com essa proteção, Deus demonstrou Sua santidade e poder como testemunho aos egípcios. Assim será na tribulação: estaremos protegidos pela graça de Deus como testemunhas da verdade do evangelho para o mundo inteiro. Haverá “luz em Gósen” (Êxodo 10.23) no meio das trevas deste mundo.

Páscoa e Sionismo

É emocionante celebrar a Páscoa no moderno Estado restaurado de Israel após 2.000 anos do exílio. A reunião do nosso povo na terra de Israel é um milagre ainda maior do que o próprio Êxodo.

Jeremias 16.14-15 “Portanto, eis que dias vêm, diz o Senhor, em que nunca mais se dirá: Vive o Senhor, que fez subir os filhos de Israel da terra do Egito. Mas: Vive o Senhor, que fez subir os filhos de Israel da terra do Norte e de todas as terras para onde os tinha lançado; porque eu os farei voltar à sua terra, que dei a seus pais. “

Que bênção incrível nós temos de ver esses diferentes níveis de revelação e milagres funcionando juntos em um plano!

O Testemunho da Páscoa

Hoje em Israel muitas famílias que celebram a Páscoa terão um parente que é um crente em Yeshua. Ore pela graça do Espírito Santo ao verem membros de suas próprias famílias que crêem em Yeshua e guardam a Páscoa. Que o povo de Israel veja o cordeiro pascal como um símbolo do Messias! Que os cristãos em todo o mundo vejam o significado pactual e profético da Páscoa!

Revertendo a Maldição

Há dois mil anos, os nossos antepassados amaldiçoaram-se a si mesmos e a nós, rejeitando Yeshua e proclamando:

Mateus 27.25 – “Que o seu sangue esteja sobre nós e sobre os nossos filhos.”

Pense no poder desta maldição: Jerusalém e o Templo foram destruídos. Nosso povo foi enviado para o exílio e sofreu em todos os países.

No entanto, o sangue de Yeshua não foi concebido como uma maldição. Quão mais forte será o poder do sangue quando ele for proclamado pelo nosso povo como uma bênção? Romanos 11.15 faz a mesma pergunta: “Qual será a sua admissão, senão a vida dentre os mortos?” O mesmo poder que se dispersou e destruiu irá reunir e restaurar. Haverá ressurreição da morte, unidade da Igreja, reunião dos santos e o Reino de Deus na Terra.

Nós, judeus messiânicos em Israel, estamos com uma só voz para reverter a maldição. Proclamamos que o sangue de Yeshua estará sobre nós e sobre nossos filhos para o bem e não para o mal. Proclamamos o poder desse sangue para trazer bênçãos ao povo de Israel e ao mundo inteiro. Por favor, junte-se a nós para fazer esta declaração.

Gostou? Compartilhe...

WhatsApp
Telegram
Twitter
Facebook
Imprimir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Em alta

Conteúdos mais populares

Como funciona o programa de leitura da Bíblia inteira em 10 meses

Visão Panorâmica da Bíblia Ouça aqui a apresentação do Projeto: [audio:https://audio.revistaimpacto.com.br/Pregacoes-Harold/Vis%C3%A3oPanor%C3%A2micadaB%C3%ADblia_2015/1%20fev%202015%20Harold%20Apresenta%C3%A7%C3%A3o%20Projeto%20Vis%C3%A3o%20Panor%C3%A2mica%20da%20B%C3%ADblia%202015%20no%20CPP%20Monte%20Mor.mp3] Download 1 – Você se compromete a ler cada dia a porção indicada na

Continue lendo...